Asus Zenfone 3 Max vs LG K10 [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

Pode ser que sua carteira esteja pedindo um fôlego para este ano, por isso separamos dois aparelhos com bom custo-benefício para ajudar nas suas escolhas. Confira o nosso comparativo entre o LG K10 Novo e o  Zenfone 3 Max

Construção

Iniciando pelo Zenfone 3 Max, temos em aprox. 171g uma semelhança grande com o modelo padrão da linha 3 da Asus; essa semelhança se aplica à frente, não à traseira trabalhada em metal (e não vidro). O acabamento dele é plano, com todos os sensores abaixo da traseira, protegendo a câmera. A espessura disso tudo é de aprox. 8.3 mm, com local para apoiar o dedo sobre o leitor de impressões digitais nas costas do modelo.

Indo agora para o LG K10 Novo, temos um modelo estética e ergonomicamente melhor que os K anteriores, apresentando acabamento metalizado na moldura e finalização 2.5D na frente. O aparelho é leve (138grs e 8mm de espessura), com corpo arredondado e de boa pegada. Na sua traseira plástica temos uma região que parece bastante um leitor de digitais no aparelho, mas não é. Esse local contém apenas um botão para bloqueio/desbloqueio do celular (que dá a impressão de que é um leitor de digitais).

Dessa forma temos do lado K10 um aparelho com plástico, sem leitura de digitais; do lado Zenfone 3 Max há metal e leitura de digitais.

Ponto para o Zenfone.

Usabilidade + Desempenho

Do lado Zenfone 3 Max temos o Chipset Snapdragon 430, e um aparelho equipado com:

  • CPU Octa-core (1.4 GHz Cortex-A53)
  • GPU Adreno 505
  • 3 GB RAM
  • 32 GB de armaz. interno (com suporte microSD)
  • Wi-Fi b/g/n
  • Bluetooth v4.1
  • Suporte Dual SIM

Durante o período de testes em que estivemos com o aparelho, o modelo rodava o Android v6.0.1 (Marshmallow), com previsão de upgrade futuro para o Android 7 (Nougat).

E do lado LG K10 Novo, temos o Chipset Mediatek MT6750, contando com:

  • CPU Octa Core (1.5GHz)
  • GPU Mali T860
  • 2GB de RAM
  • 32GB de armaz. interno
  • Bluetooth 4.1
  • Wi-fi b/g/n
  • Suporte dual-SIM

Durante nossos testes, a versão do Android no modelo era a 7.0 (Nougat)

Apesar dos resultados similares entre eles, ainda vale o desempate por mais memória RAM.

Ponto para o Zenfone 3 Max.

Display e Multimídia

No Zenfone 3 Max temos um display IPS LCD de 5.5", rodando na resolução de 1080 x 1920 pixels (fechando em aproximadamente 401 ppi de densidade).

Já o LG K10 Novo traz uma tela LCD de 5.3” (de resolução HD 720p), com aprox. 277 PPI de densidade.

O LCD de ambos não traz os problemas severos que telas assim equipando celulares mais acessíveis podem ter, tampouco fazem feio em seu funcionamento. Dentro do esperado para LCDs, temos boas cores e brilho, sendo ponto negativo nas duas telas apenas a dificuldade de criar o preto (fato natural da tecnologia LCD).

Sendo assim o fator mais importante a comparar é a resolução de ambos, ficando o Zenfone 3 Max com o ponto do comparativo. Ele traz FHD contra HD, deixando a densidade da imagem substancialmente maior e com mais detalhes.

Câmeras

O LG K10 Novo traz uma câmera traseira de 13MP, sendo a traseira (ou a frontal??) de 5 MP para selfies grande angular (120°). Ambas trazem desempenho interessante sob luz ideal (praia, ambientes externos durante o dia), com cores "ok" e registro de detalhes dentro do esperado para seus MP.

Em ambos sensores temos a presença de granulação visível nas fotos, tornando tons de cor próximos uma mancha única. Em cenas escuras existem problemas bem maiores, com borrões de luz nas fotos e tempo de captura também elevadíssimo. Ruído aparente também faz parte disso tudo.

No Zenfone 3 Max há um sensor de 16 MP, f/2.0 na sua câmera traseira, com detecção de fase e auto-foco laser. As gravações de vídeo são em 1080p@30fps.

Em geral, as fotos produzidas são boas (com algum ruído nas capturas com menos luz), porém mantendo equilíbrio entre a qualidade das cores/contraste. Zonas mistas de luz e sombra ficam registradas de forma satisfatória.

Em resumo, temos uma câmera intermediária, com tendência de gerar ruído mas não deformar a imagem ou mesmo suprimir detalhes.

Não temos como negar a superioridade do Zenfone 3 Max para fotos, nesse caso. Ponto para ele.

Bateria e Acessórios

No LG K10 Novo temos uma bateria de 2.700 mAh, com descarga média de 15% dessa energia por hora do nosso teste padrão. Para recarga temos um lento carregador de apenas 850mAh, capaz de carregar o aparelho completamente em aprox. 3 horas de tomada.

Para o Zenfone 3 Max há uma bateria de 4100 mAh, dando ao aparelho em nosso teste padrão um consumo de 12% de sua carga por hora. O carregador que acompanha o modelo é de 2.000 mAh (a 5V), completando a energia do Zenfone 3 Max em pouco mais de 2 horas. Na caixa segue um conector OTG para que o usuário possa aproveitar a função Power Bank do Zenfone 3 Max.

Ponto para o Zenfone 3 Max e sua bateria.

Preço

Não vamos perder muito tempo nesse empate. Até a data de fechamento deste vídeo, ambos modelos estavam tecnicamente empatados em R$ 1.200,00 como preço médio de mercado para que pudessem ser adquiridos. É perfeitamente possível dizer que este valor compra qualquer um dos dois.

Vale notar que principalmente para o Zenfone 3 Max, existem preços acima e abaixo desse valor (dependendo da loja em questão), sendo isso menos comum para o K10 Novo dado seu tempo de lançamento.

Empate.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Zenfone 3 Max com 6 pontos (em CONSTRUÇÃO, USABILIDADE + DESEMPENHO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, CÂMERAS, BATERIA e ACESSÓRIOS, PREÇO)
  • LG K10 Novo com 1 ponto (em PREÇO)

E chegamos ao final do comparativo com o Zenfone 3 Max como vencedor da disputa. Ele apresenta recursos mais sólidos que o LG K10 Novo, e traz mesmo preço.

Porém vale uma nota para o K10: seu preço de lançamento é o mesmo do Zenfone 3 Max hoje, e é quase certo que em pouco tempo a descida de preço natural dos lançamentos faça essa diferença aumentar a favor do K10, mostrando-o assim como possível custo benefício bem convidativo.

E então? Quem você escolhe? Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome