Análise: ASUS Zenfone Selfie, o próximo nível de câmeras frontais

Por Pedro Cipoli RSS

Enquanto o Zenfone 2 chegou ao Brasil com um bom grau de expectativa, já que estava disponível em vários mercados internacionais há meses, o Zenfone Selfie foi uma agradável surpresa. Em primeiro lugar, não demorou tanto para chegar por aqui, já que foi anunciado oficialmente durante a Computex 2015 em Taiwan. Em segundo, ele vem como uma alternativa mais acessível ao Zenfone 2, sem trazer tanto poder de fogo ao mesmo tempo em que oferece uma câmera traseira um pouco melhor e uma câmera frontal que honra o nome do aparelho.

Construção

Mesmo com pouco tempo de mercado, comparado a concorrentes, a ASUS conseguiu criar um design exclusivo, um “DNA de Zenfones”. Com uma inspiração óbvia na linha de Zenbooks, Ultrabooks mais avançados da empresa, é difícil olhar para qualquer aparelho da linha e não o identificar como um Zenfone. O Selfie é bastante semelhante ao Zenfone 2 em muitos aspectos, um pouco mais comprido (15,65 cm contra 15,25 cm) e ligeiramente mais fino (10,8 mm vs 10,9 mm) do que o irmão mais velho, trazendo o mesmo peso (170 gramas) e largura (7,72 cm).

ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE ASUS ZENFONE SELFIE
ASUS ZENFONE SELFIE
ASUS ZENFONE SELFIE slideshow lupa

O posicionamento dos botões é o mesmo, com os controles de volume na parte de trás e o Power na parte de cima. Essencialmente, ambos são praticamente idênticos, com dois diferenciais que vale destacar. Ele é mais comprido por necessidade, já que o sensor de câmera frontal é consideravelmente maior do que o da grande maioria dos smartphones, além de contar com flash. O segundo ponto, e esse só fica claro na hora que pegamos o aparelho na mão, é a ergonomia superior em relação ao Zenfone 2. Explicamos.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots

A curvatura é semelhante, assim como as dimensões. Porém, a ASUS não usou o plástico do Zenfone 2 que imita metal. Ao invés disso, há um plástico que é bem mais confortável em contato com as mãos, oferecendo uma pegada mais firme. Há uma pequena mudança na tela que ajuda nesse conforto extra, então vamos a ela.

Tela

Diferentemente do que acontece no Zenfone Laser, que vem com as mesmas 5,5 polegadas de tela do Zenfone 2, mas com resolução menor de 1280 x 720 pixels para torná-lo mais acessível, o Zenfone Selfie vem com a mesma resolução de 1920 x 1080 pixels. Ou seja, mesmo se tratando de um aparelho com preço menor, a tela é a mesma, não trazendo nenhum prejuízo de qualidade. São os mesmos 401 pontos por polegada quadrada do Zenfone 2 e a mesma tecnologia LCD IPS, sendo uma das melhores telas (senão a melhor) do segmento.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots

O “extra” que mencionamos na construção que melhora a ergonomia é a proteção oleofóbica do Selfie, ausente no Zenfone 2. Esse ponto diminui o atrito, o que é muito bem-vindo, além de, claro, diminuir a quantidade de marcas de dedo. A proteção de tela é o Gorilla Glass 4, contra o Gorilla Glass 3 do Zenfone 2, garantindo uma proteção extra contra riscos e arranhões, já que se trata de um aparelho mais recente.

Configuração

Naturalmente, o Zenfone Selfie não oferece o mesmo desempenho do Zenfone 2, que é um dos seus principais pontos de destaque, já que a ASUS tem que segmentar os seus aparelhos de alguma forma. Ainda assim, nesse ponto ele não decepciona, já que o chip Snapdragon 615 “não é de se jogar fora”, sendo suficiente para equipar um aparelho intermediário.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots

São 8 núcleos Cortex-A53 com suporte a instruções de 64 bits, quatro deles rodando a 1,5 GHz e outros quatro rodando a 1,1 GHz, e GPU Adreno 405. Até aqui, o Selfie empata com o Moto X Play, um “superintermediário”, mas abre vantagem por trazer 3 GB de memória RAM contra 2 GB por parte da Motorola. Parte desse 1 GB extra é necessária para a ZenUI, já que o Moto X Play vem com um Android quase puro, mas, ainda assim, impacta positivamente no multitarefa.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots

Isso não faz do Selfie um top de linha, mas ele chega bem próximo disso já que são dois quesitos superiores ao Moto X Play até o momento (tela e configuração). Ou seja, esses dois pontos fazem com que o Selfie transite na linha que separa os intermediários e tops de linha e a própria ASUS moveu essa linha para cima com o Zenfone 2, oferecendo um nível de desempenho com o Atom Z3580 e 4 GB que ainda não existia pelo preço de lançamento.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots

A experiência de uso é apenas um pouco inferior à do Zenfone 2, mas algo que só é percebido quando ambos são colocados lado a lado, já que são milissegundos de diferença, com a mesma ZenUI e Android 5.0 Lollipop, com atualização prevista para o Android 6.0 quando esse estiver disponível, passando direto pela versão 5.1 Lollipop. Como armazenamento temos 32 GB por padrão, mais do que suficiente para a maioria dos usuários, isso sem contar o suporte para cartões microSD de até 128 GB.

Câmera

À primeira vista, a câmera traseira de 13 megapixels parece ser a mesma do Zenfone 2, com flash em dois tons, mas, em nossos testes, ela mostrou ter uma qualidade ligeiramente superior. Tanto no modo automático como no DSR (Dynamic Super-Resolution), as fotos ficam mais definidas e lidam melhor com baixas condições de luz, além de trazer um foco bem mais rápido e preciso.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

O “Selfie” é um nome apropriado para ele, já que a câmera frontal tem 13 megapixels e também vem com flash em dois tons. A estratégia da ASUS é bem mais simples (e eficiente) do que a utilizada pelos concorrentes, já que grande parte dos fabricantes até melhorou a qualidade das câmeras frontais no último ano, mas segmenta claramente a qualidade delas em relação aos sensores das câmeras traseiras. O que a ASUS fez? Usou um sensor geralmente presente em câmeras traseiras e o colocou na câmera frontal. Pronto: problema resolvido.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

Considerando as duas câmeras, que, aliás, parecem ser as mesmas, o Selfie parece não ter concorrentes no segmento de intermediários. Ficamos um bom tempo analisando as fotos de outros modelos na mesma faixa de preços e não encontramos nenhum modelo que concorra com ele. Aliás, o software de câmera é um dos mais completos, em especial para a câmera frontal, que traz recursos mais completos para quem gosta de tirar selfies.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Fotos

Em relação aos vídeos, em ambas as câmeras eles são restritos a 1080p e 30 frames por segundo e apresentam qualidade semelhante, mas resultados diferentes. Considerando a câmera frontal, a qualidade é excelente comparado com outras câmeras frontais. Já a câmera traseira fica um pouco abaixo do esperado quando os vídeos são comparados com modelos concorrentes, em especial em condições de baixa luz. 

Extras e bateria

Assim como o Zenfone 2, o Selfie é um modelo dual-chip, um deles com suporte ao nosso 4G LTE nacional (categoria 4) e outro apenas para ligações (2G). Não é possível trocar a conexão de dados via sistema. A lista de extras é típica de um top de linha e a ASUS caprichou bastante, já que temos suporte ao padrão AC de Wi-Fi e a NFC:

  • Wi-Fi dual-band nos padrões A, B, G, N e AC com suporte a roteador e Wi-Fi Direct;
  • Bluetooth 4.0 com A2DP e EDR;
  • NFC;
  • Ráfio FM com RDS;
  • GPS com A-GPS e GLONASS (sem BeiDou);
  • MicroUSB 2.0 com suporte a USB Host e MHL.

A caixa de som traseira do Selfie é exatamente a mesma do Zenfone 2, com a mesma grelha e tamanho proporcional (que é cerca de ¼ do tamanho da grelha). O modelo que recebemos para análise veio sem fones de ouvido, mas acreditamos que o modelo para vendas traga o ZenEar, modelo intra-auricular da ASUS com qualidade até muito boa, ainda que puxe mais para os graves do que gostaríamos.

ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots ASUS Zenfone Selfie ZD551KL - Screenshots

Em relação a bateria, que tem 3.000 mAh, vale dizer que ela é removível no Selfie, o que é curioso, já que não é acessível no Zenfone 2. Com a mesma capacidade, tem uma autonomia um pouco maior do que a do Zenfone 2, já que a configuração é mais econômica e a ASUS embarca o mesmo software de gerenciamento de energia do irmão mais velho, que consegue extrair mais autonomia para uma mesma quantidade de carga, além de trazer o “modo ultra-econômico” para emergências.

Conclusão

O Zenfone Selfie chegou ao mercado por R$ 1.299, preço imbatível pelo que oferece. Mesmo com o dólar alto, impostos extorsivos e dificuldade de se vender produtos baratos no Brasil, a ASUS conseguiu colocar um preço altamente competitivo, enquanto muitos fabricantes relaxaram e não se preocuparam mais em oferecer aparelhos acessíveis. Não é um aparelho barato, mas tem uma das melhores relações custo-benefício do mercado, até melhor do que a do Zenfone 2, se o usuário estiver disposto a sacrificar um pouco performance.

Além de excelente, a câmera frontal faz do Selfie um aparelho quase único, já que quem prioriza selfies dificilmente encontrará um aparelho melhor no mercado brasileiro. Se a Motorola revolucionou ao oferecer aparelhos ótimos com custo acessível, a ASUS levou essa estratégia para um próximo nível, já que tanto o Selfie quanto o Zenfone 2 se destacam no custo-benefício contra qualquer concorrente do mercado.

Vantagens:

  • Câmeras excelentes tanto para o segmento quando de uma forma geral;
  • Tela de altíssima qualidade, assim como a construção;
  • Configuração que dificilmente deixa o usuário na mão;
  • 4G LTE com suporte a 2 chips;
  • 32 GB de memória interna e suporte para cartões microSD;
  • Custo-benefício difícil de bater;

Desvantagens:

  • Não vem com carregamento rápido;
  • Cheio de bloatwares, assim como o Zenfone 2.
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome