Análise: Alcatel POP C9, o phablet de outra época

Por Adriano Ponte RSS

ALCATEL POP C9

Lançado em junho de 2014, o Alcatel POP C9 é um dos phablets da geração anterior que ainda pode ser encontrado à venda por aí. Desde seu lançamento para cá, o conceito de tamanho "normal" entre os smartphones cresceu consideravelmente e aparelhos que necessitam ser usados com as duas mãos estão cada vez mais populares.

O Alcatel POP C9 oferece esse tamanho "normal" moderno, porém limitando-se aos usuários dispostos a utilizar aparelhos longe da versão mais atual do Android. Sim, infelizmente o C9 é mais um dos aparelhos que "morreram" na estrada da atualização de software.

ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9 ALCATEL POP C9
ALCATEL POP C9
ALCATEL POP C9 slideshow lupa

Usabilidade

Rodando uma versão extremamente defasada do Android e equipado com um generoso display, o POP C9 se encaixa no conceito de “phablet” de fato – afinal, seu uso requer duas mãos.

Porém, como dito, rodar o Android 4.2 num equipamento desses simplesmente limita sua capacidade. Ao checar por atualizações, nada é indicado no sistema sobre versões mais recentes. 

Deixando isso de lado e analisando o tamanho de corpo “extra” presente no C9, fica claro que isso não implica numa tela com imagens estouradas ou em baixa resolução – e as cores são vivas e bem definidas. 

Como o irmão menor (o POP C7), o desempenho do C9 fica apenas dentro da média. Jogar títulos mais simples e o uso social vai acontecer sem problemas, mas exigir demais do aparelho vai causar lentidão nos processos mais pesados.

Câmeras

A câmera principal de 8 MP apresenta resultados realmente interessantes, mesmo em ambientes fechados, fazendo você poder contar com ela para recordações em boa qualidade.

Já a câmera frontal de 2 MP traz capturas aceitáveis para a resolução, porém nada como o padrão atual de “selfies” de alta qualidade. As fotos produzidas terão cores fracas, além da óbvia baixa resolução.

Acessórios

O POP C9 traz um kit que acompanha seu carregador (que entrega carga total em 2h, aproximadamente), um cabo USB e um par inicial de fones de ouvido.

Não há surpresas aqui, principalmente no par de fones, que realmente é básico.

Bateria

Contando com 2.500 mAh, o POP C9 não vai te deixar na mão tão fácil. Claro, o uso normal do aparelho vai fazê-lo chegar ao fim do dia pedindo por mais energia, então não espere desempenho acima da média dos smartphones que já estamos acostumados.

Ficha técnica

  • Suporte dual chip;
  • Display IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução de 540 x 960 pixels, totalizando 200 ppi;
  • Android Jelly Bean (versão 4.2);
  • Processador Quad-core de 1,3 GHz;
  • 4 GB de armazenamento interno (com cerca de 1,72 GB disponíveis), 1 GB RAM e suporte a cartões microSD de até 32 GB;
  • Câmera principal de 8 MP e dianteira de 2 MP;
  • Wi-Fi b/g/n, Bluetooth v4.0, GPS, 3G e Rádio FM;
  • Bateria de 2.500 mAh.

Vale a pena?

Custando aproximadamente R$ 600 (até o fechamento desta matéria), o Alcatel POP C9 sofre de um problema de idade: ao mesmo tempo que entrega uma tela interessante e par de câmeras aceitável, fica preso ao Android 4.2 (desatualizado) e não oferece conexão 4G.

Numa comparação puramente entre preços, podemos citar o Redmi2 como concorrente, já que ele oferece mais capacidade de processamento, conectividade e resultados de câmera. Porém, se você prefere um celular maior e não se importa com a versão defasada do Android que equipa o POP C9, pode ser uma opção válida. Aconselhamos, no entanto, que você busque por preços mais convidativos, ou mesmo promoções, visto que o aparelho não entregará uma experiência ao nível da nova geração, como a linha Moto G e Asus Zenfone. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome