Alcatel Pixi 4: o grandalhão de baixo custo [Análise]

Por Adriano Ponte RSS

Um phablet de 6 polegadas que demanda as duas mãos para permanecer em sua posse em segurança: assim é o Pixi 4, da Alcatel. São quase 17 cm de aparelho, mas, apesar disso, ele é fino e não é pesado. Construído em plástico, a sua parte frontal é feita em vidro e apresenta três teclas sensíveis ao toque sem retroiluminação. Na lateral, duas tampas dão acesso aos dois SIM cards e também ao cartão microSD.

Dito isso, vale ressaltar que o Pixi 4 vem como uma possibilidade mais viável em meio a uma tempestade de preços altos. A alta do dólar elevou o preço dos smartphones, então, quem sabe seja a hora de olhar para marcas “menos glamourosas” para poder adquirir um gadget novo. Será que isso vale para o aparelho da Alcatel? Confira agora em nossa análise.

Alcatel Pixi 4 (6'')O grandalhão de baixo custo da Alcatel. (Foto: Canaltech)

Especificações

  • Chipset MediaTek MT 6570;
  • CPU quad-core 1,3 GHz Cortex-A7;
  • GPU Mali 400 MP;
  • 1 GB de RAM
  • 8 GB para armazenamento interno com suporte para microSD (acompanha um cartão de 16 GB);
  • Tela IPS LCD de 6 polegadas com resolução de 540 x 960 (~212 ppi);
  • Câmera traseira de 13,1 megapixels capaz de gravar vídeos de 1080p a 30 fps;
  • Câmera frontal de 8 megapixels capaz de gravari vídeos de 1080p a 30 fps e flash LED;
  • Conexões Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 4.1, GPS e suporte dual-SIM 3G;
  • Dimensões: 165 x 83.8 x 8,3 milímetros;
  • Peso: 187 gramas;
  • Android 6.0 Marshmallow.

Display e multimídia

Chegamos ao principal atrativo do Pixi 4 (6''): a sua tela avantajada. A Alcatel indica que o Pixi 4 (6'') é a única opção com este tamanho de tela na faixa de entrada. Mas é preciso avaliar se não se trata apenas de tamanho, mas também de qualidade nesta faixa de preço. A combinação entre resolução modesta e tela grande não poderia dar em outra: imagens pixelizadas para todo lado.

Basicamente, você poderá assistir a vídeos do YouTube a 480p, apenas; e nada superior a isso. Vídeos em alta definição, mesmo em 720p, não surtirão qualquer efeito por aqui. É bom ressaltar que o problema maior não é nem a baixa resolução, mas, sim a combinação disso com um display avantajado. Tudo aqui é estourado, o tempo todo, e é bem frustrante.

Além disso, outro problema do Pixi 4 é o fato de vazar muita luz do LCD. Mesmo com baixos níveis de brilho, as imagens reproduzidas tendem a ser ofuscantes, mantendo um tom enevoado o tempo todo. Isso é ainda mais notável com o efeito espelho do LCD que, mesmo desligado, reflete tudo o que está em volta. Enfim, você deve ter percebido que tudo isso atrapalha bastante a reprodução de qualquer coisa.

Alcatel Pixi 4 (6'')Tela grande e baixa resolução causam problemas. (Foto: Canaltech)

Mas há alguma boa notícia? Pois é, sendo bem tolerante (e ignorando tudo o que foi dito sobre a tela até então), é possível notar uma qualidade razoável na reprodução das cores exibidas. Mas lembre-se: é preciso ter muita boa vontade para enxergar algo positivo por aqui.

Usabilidade e desempenho

É claro que muita gente vai pensar mal do aparelho graças às suas configurações mais modestas, mas, na prática, a GPU e a CPU simples acabaram nem sendo as principais vilãs. O problema principal aqui é a quantidade ridícula de 1 GB de RAM, que cria um gargalo gigantesco e resulta em longos períodos de carregamento em e buffer em cache. Isso também causa interferência no tempo de abertura de aplicativos, tornando a experiência com o aparelho um tanto irritante.

Após um bom tempo de espera, tudo roda até que bem, mas esbarrando sempre na baixa resolução desta tela enorme. Contudo, é notável que o Pixi 4 entrega muito mais do que nós esperávamos, então, se você não se importa em esperar um pouco para as coisas abrirem, vai se surpreender com a valentia deste gadget ao rodar títulos relativamente mais pesados. Ele não vai fazer nada com folga, mas ainda oferece desempenho superior aos aparelhos de entrada a que estamos acostumados.

Quanto à interface, o Pixi 4 (6'') vem sem praticamente nenhuma mudança feita pela Alcatel no sistema Android. O launcher traz uma linha do tempo da fabricante, com notícias e widgets, e as configurações contam com poucos itens extras, como abrir a capa que envolve o aparelho. A Alcatel possui algumas delas e é possível abrir um pequeno menu pelo visor usando esta função. Fora isso, o Android está intacto.

Câmeras

Os números das câmeras do Pixi 4 (6'') são chamativos para um aparelho de entrada. Porém, as configurações medianas produzem resultados bem menos expressivos, fazendo deste gadget um exemplo vivo de que megapixels não representam qualidade por si só.

Alcatel Pixi 4 (6'')Só um monte de megapixels não basta. (Foto: Canaltech)

Apesar das diferenças de megapixels, as fotos das câmeras traseira e frontal saem bem parecidas, sofrendo com invasão de luz e criando o famigerado “efeito estrela”, que deixa clarões na imagem. Fotografias em ambientes pouco iluminados tendem a criar zonas escuras, com baixa definição de cores e repletas de ruídos. Nem mesmo o forte pós-processamento é capaz de corrigir o combo de falhas das câmeras do aparelho da Alcatel.

Baterias e acessórios

Temos uma bateria de 2.580 mAh, algo que parece pouco para o tamanho dele. Após uma hora usado no brilho máximo e fazendo streaming contínuo, o phablet teve uma média de consumo de 17%/hora. Sinceramente, esperávamos um pouco mais, afinal a resolução baixa e o chipset modesto deveriam permitir uma autonomia maior. Porém, ele apenas chega ao final do dia sem precisar de uma nova carga — e tudo isso em um cenário moderado.

Vale a pena?

O preço oficial do Alcatel Pixi 4 (6'') é de R$ 899. Se comprá-lo, você leva para casa um aparelho com câmeras precárias, sem 4G e com uma tela apenas “aceitável”. Nessa mesma faixa de preço, é possível levar um Redmi2 Pro, uma opção que perde para o o Pixi 4 de 6 polegadas apenas no tamanho da tela.

Em suma, se você quer tamanho, apenas isso e mais nada, leve o Pixi 4 (6''). O desempenho geral dele é bastante questionável, mas, com um display deste tamanho, ele é o mais acessível do mercado. Se isso basta, pode levar.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome