5 motivos para NÃO comprar o Zenfone 3 Deluxe

Por Adriano Ponte RSS

Aparelhos topo de linha não estão livres de problemas. Sempre existe o que pontuar como "negativo", mesmo em modelos na faixa mais alta de preços. Então confira agora os 5 motivos para não comprar o Asus Zenfone 3 Deluxe.

Preço

Custando proibitivos 4.000 reais, o Zenfone 3 Deluxe mostra que "preço de iPhone" faz parte dos quesitos para que um produto seja tido como bom, obedecendo a regra informal de que "se é bom não pode custar barato".

Apesar da realidade de importação, conversão de moeda e impostos brasileiros, simplesmente não podemos dizer que é normal andar com uma moto usada no bolso em termos de dinheiro gasto num smartphone (independente de quantos GB ele tenha de qualquer coisa).

Bateria "não-Deluxe"

Apesar desse campeonato de "o meu tem mais", o Deluxe erra em não entregar uma bateria devastadora.

No caso são 3000 mAh apenas para um aparelho que dispõe de altíssima potência, deixando-o à margem de qualquer smartphone do mercado. Ele mantém um dia de uso em média (e descarrega antes do final do dia sob uso intenso daqueles mais exigentes).

Não é à prova d'água

Os modelos de smartphone nível intermediário mudaram muito, e faz algum tempo que a resistência à água de alguma forma tem sido implementada entre modelos que começam nessa faixa e avançam até os mais poderosos.

Depois de anos de resistência, até mesmo a intocável Apple resolveu entrar no clube dos aparelhos molháveis. Porém quem fabrica o Deluxe é a Asus, que ainda resiste a essa tendência de mercado que ganhou muita força desde os tempos passados com a linha Xperia, onde a Sony liderava o segmento dos aparelhos a prova d'água.

Simples assim: um aparelho do nível do Deluxe não conta com proteção contra líquidos.

Android modificado

A Asus tem estudado um método de fornecer ferramentas desnecessárias para o usuário final do Android. Provavelmente traumatizada com o Android 2.3 ou uma versão mais antiga, a empresa insiste em inserir no sistema (na versão 6 em nossos testes) a pesada ZenUI, trazendo para o Android atalhos, painéis e todo tipo de assistente para alguma tarefa que o Android já realiza, sobrepondo funções nativas com opções proprietárias da marca.

O Android já foi um sistema pelado, carente de melhorias. Isso já acabou, Asus. Essa realidade não é verdade faz alguns anos, o Google amadureceu o Android. Ele não precisa da ZenUI.

Design vs. dia-a-dia

Metal é bom, e nós do Canaltech adoramos. O problema é quando ele por si só não oferece tudo que poderia.

Apesar do bom acabamento, é relativamente fácil deixar o Deluxe deslizar por aí. A pegada confortável dele não traz tanta segurança quando poderia.

De qualquer forma, não é este o ponto principal para apontar isso como defeito. A questão é o erro recorrente de inúmeras fabricantes de afinar um celular até o limite, deixando a câmera saltada do corpo (e ela vira o ponto de apoio principal do telefone em qualquer superfície).

Erro clássico para o uso do dia-a-dia de qualquer modelo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome