5 motivos para NÃO comprar o OnePlus 3

Por Rafael Romer RSS

Bom, bonito e barato? Será? Talvez vocês esteja de olho no novo topo de linha da chinesa OnePlus, mas é sempre bom ficar por dentro dos lados negativos do device. Vamos indicar agora os cinco motivos para NÃO comprar o OnePlus 3.

Software

O OnePlus 3 vem embarcado com o OxygenOS, uma modificação do Android desenvolvida pela OnePlus que é uma espécie de herdeira do CyanogenMod. Ela oferece uma experiência quase pura do sistema operacional e é bastante customizável, mas não vem sem alguns engasgos de software.

Um dos problemas mais comuns que enfrentamos durante as primeiras semanas com o One Plus 3 foi com o leitor de digitais, que por várias vezes ficou inativo de repente, sem mais nem menos. E só voltava a funcionar depois que a tela fosse desbloqueada manualmente inserindo o PIN. Mas outras situações desagradáveis também já foram motivo de reclamação por parte da comunidade, incluindo reboots surpresas do aparelho.

Ou seja, por mais que a OnePlus trabalhe em atualizações constantes para o sistema, ainda pode levar algum tempo para que o oneplus esteja livre de bugs inconvenientes.

Disponibilidade

O OnePlus 3 é o primeiro flagship da empresa que não foi lançado com um sistema de compra por convite. Mas a real é que isso não facilitou muito a vida dos brasileiros: o smartphone ainda não tem venda oficial por aqui. 

Ou seja: se você quiser colocar as mãos nele, só trazendo de fora ou comprando um modelo importado - o que todos sabemos que pode significar uma tarifa pesada sobre o preço final do aparelho. Fora o tempo de espera até ele chegar.

Isso sem contar a falta de suporte local. Se der ruim com o carregador, por exemplo, encontrar um acessório novo poderá ser uma dor de cabeça.

Humildão

Não é difícil imaginar que desenvolver um flagship por preço de intermediário exija alguns sacrifícios por parte da fabricante. No OnePlus 3, isso significou deixar de fora uma série de inovações que já aparecem em diversos smartphones de topo de linha.

Câmeras duplas, resistência a poeira e água, carregamento sem fio, tudo isso não está presente no novo modelo da chinesa. Além disso, o display é AMOLED, mas traz apenas resolução Full HD, outra característica que tem ficado para trás para dar lugar aos displays 2K cada vez mais comum em flagships.

Sem cartão SD

A OnePlus tem uma tradição na sua linha de flagships: não colocar slots de memória expansível com cartões SD. E OnePlus 3, infelizmente, também segue a mesma linha. Agora, por que a fabricante mantém essa tradição, é um mistério.

Se estivéssemos falando talvez de uma Apple da vida, o argumento de que a empresa não usa o slot para poder lançar diferentes modelos do mesmo smartphone e cobrar mais caro por aqueles com mais memória poderia ser válido. Mas a OnePlus só tem um único modelo do OnePlus 3 - nem disso ela está tirando proveito.

Enfim, muita gente vai acabar precisando fazer um pouco de malabarismo com os 64 Gbytes de armazenamento interno do dispositivo, o que pode irritar alguns usuários - já que manejar isso pode significar ter que mandar coisas para a nuvem via Wi-Fi ou pacote de dados ou até descarregar arquivos do celular para outro dispositivo. Tarefas bem incômodas, convenhamos.

Traseira

Aqui, na verdade, são dois problemas diferentes, mas ambos relacionados às costas do OnePlus 3. Primeiro: ele é extremamente escorregadio na mão! Com corpo em alumínio escovado e 5,5 polegadas de tamanho, manejá-lo em uma mão só pode ser uma tarefa arriscada e que pode acabar com seu smartphone no chão.

Outra coisa desagradável é o calombo da câmera, um problema que os antigos OnePlus 1 e OnePlus 2 não apresentavam, mas com o aumento do módulo de câmera usado no OnePlus 3, agora passa a ser um incômodo aqui. Cuidado onde você coloca o dispositivo quando não está com ele no bolso, a câmera traseira do OnePlus 3 fica bem exposta quando ele é deitado sobre qualquer superfície, e a fricção constante com outros materiais pode acabar danificando a lente.

Resumindo: é quase como se a OnePlus quisesse obrigar o usuário a comprar um case para proteção do celular - curiosamente, é claro, vendido pela fabricante como extras na compra do aparelho. Estamos de olho, OnePlus!

Esses foram os nossos cincos motivos para NÃO comprar o OnePlus 3, mas não deixe de dar uma olhada no nosso outro vídeo, com os cinco motivos para comprar o OnePlus 3

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome