Testamos o Avast Free Antivirus 2016

Por Redação

Avast Free Antivirus 2016

O Avast é um daqueles programas que basicamente todo mundo que utiliza um computador com o Windows já ouviu falar. Patinho feio dos antivírus por muito tempo, o aplicativo evoluiu consideravelmente nos últimos anos para se transformar em um produto seguro, leve e cada vez mais amigável para o usuário comum.

Atualmente, ele figura como uma das melhores opções para quem quer manter o PC protegido sem pagar nada por isso. Apesar de contar com uma versão com recursos ampliados, o programa não deixa a desejar para quem opta pela instalação da edição gratuita.

Com a chegada da versão 2016 do aplicativo, fica a pergunta: vale a pena confiar a segurança do computador ao Avast? Nós testamos o programa e tentamos responder isso para você. Confira.

botao download

Inteligente e transparente

Logo de cara, ao utilizar o Avast percebemos que o aplicativo agora está mais inteligente. Seja pela presença de um processo muito mais simples e menos intrusivo de instalação, que é concluído em poucos instantes e não demanda sequer a reinicialização da máquina para que tudo entre em vigor.

Avast Free Antivirus 2016Avast informa sobre questões de privacidade. (Foto: Captura de tela/Canaltech)

Além disso, em tempos de privacidade cada vez mais em risco, vale destacar o aviso bastante claro feito pelo programa de que ele pode coletar algumas de suas informações. Apesar de informar que dados identificáveis não serão compartilhados com terceiros, o aplicativo também deixa evidente que você pode escolher o que pode ser coletado. Da mesma forma, o Avast pode adicionar extensões aos seus navegadores a fim de informar quando uma página é segura ou quando ela coleta informações a seu respeito.

Partindo desta premissa, o Avast 2016 apresenta alguns recursos novos, como o gerenciador de senhas Avast Senhas e o Navegador SafeZone. Enquanto no primeiro você cria, armazena e sincroniza senhas entre todos os seus dispositivos (inclusive em tablets e smartphones), no segundo você conta com um ambiente seguro para realizar transações financeiras na web a partir do navegador de sua preferência.

Gerenciamento aprimorado de senhas

O gerenciador de senhas é um auxiliar poderoso no que diz respeito a compreensão do quanto suas informações podem estar vulneráveis. Esta função avalia as senhas que você armazena no navegador e faz um diagnóstico completo, informando quantas sequências são repetidas, quantas são fracas e quantas estão de alguma forma comprometidas.

Avast Free Antivirus 2016Proteja as suas senhas. (Foto: Captura de tela/Canaltech)

Quando você ativa o Avast Senhas, todas essas informações ficam protegidas com uma única senha mestra. A função trabalha de forma semelhante a outros gerenciadores de senhas e também a recursos nativos de senha mestra em navegadores como Firefox e Chrome. Apesar disso, pode ser um reforço útil e válido para a sua segurança.

Escaneamento de todos os tipos

Outro aspecto altamente positivo do Avast é a existência de várias modalidades de escaneamento, com destaque para o Escaneamento Inteligente, recurso que vasculha o PC atrás de vulnerabilidades. Além dele, você conta ainda com outras modalidades para buscar por vírus, problemas com extensões de navegador, programas desatualizados, ameaças de rede e problemas de desempenho.

Infelizmente, a versão gratuita do programa traz algumas limitações, então você não consegue resolver problemas de desempenho (que consistem em remover arquivos inúteis, limpar o registro do Windows e outras ações do gênero). De qualquer forma, como este não é o foco principal de um software antivírus, tal impossibilidade não prejudica o desempenho geral do programa.

Além disso, nas opções do sistema é possível configurar e criar novos perfis de escaneamento, definindo quais locais devem ser vasculhados e em busca de quê. Isso faz com o que Avast trabalhe de acordo com as suas necessidades, garantindo mais agilidade, precisão e controle para o usuário ao longo de todo o processo.

Avast Free Antivirus 2016Avast protege você em várias frentes diferentes. (Foto: Captura de tela/Canaltech)

Experiência satisfatória

Se testes gabaritados com o do AV-Test Institute nos contam que o Avast é uma ótima opção para proteger nossa máquina do ponto de vista técnico, passar alguns momentos diante do aplicativo traz a certeza de que ele é um bom programa também do ponto de vista de usabilidade.

Isso porque o aplicativo brinda os usuários com uma interface limpa e bem organizada, com informações distribuídas de forma clara e sempre à mão. As configurações oferecem um controle avançado e personalizado sobre as funcionalidades do programa, outro ponto altamente positivo.

A parte ruim fica pelas limitações da versão gratuita, especialmente porque você só descobre que algumas delas não estão disponíveis quando decide realizar determinadas ações (não há nenhum link ou botão inativo, por exemplo). No entanto, a variedade de funções presentes na versão gratuita vai além do básico e é capaz de reunir praticidade, leveza e segurança em um único produto.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome