LG Hi-Fi Plus - LG G5 Friends [Análise]

Por Adriano Ponte RSS

Vamos finalizar nossa série de acessórios do LG G5 SE aqui no canal. Recebemos para análise o módulo LG Hi-Fi Plus para áudio de alta fidelidade que PODE OU NÃO ser colocado embaixo do LG G5. Você já vai entender.

Uma peça estéreo

Antes de mais nada, não estamos falando de um acessório com bateria interna. Essa impressão pode acontecer ao olhar rapidamente o módulo LG Hi-Fi Plus com B & O Play. Esse formato de “caixinha” arredondada não esconde uma bateria, apenas um encaixe entre duas peças.

Uma delas é a base modular do LG G5. A outra é apenas um encaixe opcional para que os conectores não fiquem expostos. Adicionalmente, esse "adaptador" permite que se utilize o módulo Hi-Fi Plus com B & O Play em qualquer aparelho Android com suporte OTG. Com isso, o módulo do LG G5 pode ser usado SEM o LG G5, bastando se valer do cabo USB incluso com a peça.

Claro, o resultado é ridículo. Ficamos com um celular pendurado num bloco preto, e com seu fone conectado nisso tudo. De qualquer forma, tínhamos que mostrar para vocês que é possível.

Agora, vamos ao uso real da peça.

Com um LG G5 ou G5 SE em mãos, basta apertar o botão oculto para soltar a base original e substitui-la pelo Hi-Fi Plus com B & O Play.

Uma nota: esse "B & O" significa Bang & Olufsen - uma marca reconhecida internacionalmente pela sua curadoria de áudio e design, e isso mostra que ela assina o acessório modular.

Certo, está encaixado ali embaixo. Mas o que ganhamos com isso? Áudio de alta fidelidade, senhoras e senhores.

Vale frisar que isso não significa que aquele MP3 em péssima qualidade, com chiado e gravação ruim vai ficar bom de ouvir. Isso quer dizer que quando você ouvir música gravada em alta qualidade, vai desfrutar de acordes mais bem definidos, mais potência sonora e um áudio mais limpo.

Em termo técnicos, a peça faz com que sua saída de som ganhe DAC (Digital to Audio Converter), amplificador e suporte para faixas 32bit Hi-Fi.

É claro que há circuitos e peças dentro do módulo fazendo tudo isso acontecer, portanto ele consome energia para funcionar - e essa eletricidade sai da bateria do seu celular. O consumo do módulo em atividade é de 220 mA - mas calma, sem uso esse consumo cai para desprezíveis 3 mA.

Agora está claro o que ele faz, como faz etc. A questão que resta é: isso tudo vale a pena? Faz diferença? Vamos lá.

Num cenário em que você tem um fone de ouvido qualquer e pretende contar com o módulo para ajudar nas músicas de alta qualidade... esqueça. Você precisa de bons fones para de fato notar a diferença de áudio de alta fidelidade. Não adianta ter a música em excelente qualidade, o módulo e usar qualquer par de fones de camelô.

Obviamente a LG sugere uma solução - e esse seria o fone H3 (by B & O Play), um acessório original para o G5 acoplado ao módulo. Portanto NÃO É via de regra usá-lo para desfrutar do som Hi-Fi  - ele é apenas um dos fones bons ao ponto de fazer valer a pena todo esse trabalho.

No caso do H3 by B&O PLAY, temos só um porém: são R$ 1.399 para levar para casa um fone de ouvido intra-auricular, para arrancar cera do seu ouvido e deixá-lo um pouco mais surdo a cada dia.

Sério gente, sempre optem por headphones, a saúde auditiva de vocês e as reverberações sonoras das músicas e sons agradecem. Existem fones em nível de estúdio da Sennheiser e da Samson de excelente qualidade por metade do preço do H3 by B&O PLAY.

OK, tem bons fones e quer saber da gente: o módulo entrega MESMO ganho Hi-Fi? Sim. Ele entrega.

No caso do G5, o ganho é notável. O módulo "limpa" as frequências do áudio, tornando notas e sons individuais bem mais distintos entre si, e fica bem mais fácil percebê-los em seus acordes separados.

O trato dele com as frequências médias nos impressionou bastante. Muitos sons menores e detalhes perdidos no meio das músicas ficaram bem mais nítidos. Aquele baterista talentoso vai soar BEM mais claro com o módulo ativo.

Ficamos satisfeitos. Essa peça não explode as músicas de graves, distorcendo tudo. Ela potencializa cada subfaixa da música, enriquecendo as diferenças individuais dos sons. É bom mesmo.

Esse módulo tem MUITA valia em duas situações específicas:

  1. Acoplado diretamente ao G5, onde ele fica invisível e discreto, e entrega pela saída de 3.5 mm TRS som Hi-Fi
  2. Ligado via USB num smartphone mediano que NÃO possui AMP ou saída de som Hi-Fi.

Dessa forma, chegamos ao final de mais uma análise. Novamente: bons fones são necessários para que este acessório tenha valia. E faltou falar o preço oficial desse acessório: R$ 1.299 - bem caro. Você pode encontrá-lo um pouco mais em conta com uma boa pesquisa, mas ainda assim é um preço considerável.

Se você tem um G5, possui músicas em alta definição, um excelente fone e é audiófilo... OK, o resultado é bom. Ou mesmo se você possui tudo isso (menos o LG G5) e seu smartphone não oferece áudio Hi-Fi pela saída de 3.5mm - também temos um bom resultado.

A questão é que o valor não é baixo, e atende uma necessidade bem específica de um público bem reduzido. Avalie muito bem a compra desse caro acessório.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome