iPhone 6s vs Posh Micro X S240, o menor smartphone do mundo [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

Antes de começar a falar do comparativo, vale deixar aqui o aviso para que este comparativo não seja levado a sério. Sério, não leve isso a sério.

Um dos comparativos mais esperados dos últimos tempos finalmente vai acontecer. Vamos colocar frente a frente os dois maiores lançamentos de 2015 no mundo mobiile: de um lado, o iPhone 6s; de outro... o Posh Micro X S240. Quem permanecerá de pé ao final deste embate? 

Construção

Feito em plástico, o Posh oferece todo o seu poder em apenas 53 gramas, um exemplo puro e simples de leveza e portabilidade. Já o iPhone é coberto por alumínio série 7000 e vem pesando 143 gramas, ou seja, quase três vezes mais do que o rival.

Se o lema repetido pela Apple a cada lançamento de um novo iPhone é “menos é mais”, nada mais justo do que dar o ponto deste quesito para o pequeno Posh. Ele leva isso ao pé da letra e uma chamada aqui pode ser atendida com apenas dois dedos, deixando o resto da mão livre para você fazer o que quiser.

Então, ponto para o Posh, três vezes mais otimizado em relação ao grande e desajeitado iPhone 6s.

iPhone 6s vs Posh MicroPosh Micro não deixa espaço para o iPhone. (Foto: Canaltech)

Usabilidade e desempenho

De um lado, o Posh embarca um chipset Mediatek MT6572, com CPU dual-core de 1,0 GHz Cortex-A7 e GPU Mali-400, com 512 MB de RAM, 4 GB de memória interna e slot para cartão de memória de até 32 GB. Do outro, o iPhone vem com um chip Apple A9 e CPU dual-core de 1,84 GHZ, GPU PowerVR GT7600 e 2 GB de RAM, sem entrada para cartão de memória.

Nem precisava dizer, mas é claro que este ponto também vai para o Posh. Por não contar com entrada para cartão de memória, o iPhone 6s fica com zero pontos em armazenamento, dando ao Posh 32 vezes mais poder de fogo quando o assunto é capacidade.

Vale lembrar ainda mais um fato importante: como o Posh tem um tamanho super-reduzido, é possível brincar de casinha com ele. Basta reunir mais dois modelos para serem o pai e a mãe... Não, falando sério, ele é tão pequeno que você pode grudá-lo em uma pulseira e sair por aí trajando um smartwatch único e personalizado.

Enfim, mais 32 pontos para o Posh Micro X S240.

Tela

Neste duelo de Davi contra Golias, o Posh vem com uma tela LCD TFT de apenas 2,45 polegadas e com resolução de 240 x 432 pixels (~202 ppi de densidade). O iPhone é um pouco menos modesto, com tela IPS LCD de 4,7 polegadas e resolução de 750 x 1.334 pixels (~362 ppi). 

Não dá para negar que a Apple teve medo ao lançar o iPhone 6s. A maior justificativa para este tamanho de tela é justamente a usabilidade com uma única mão. Mais recentemente ainda, a Maçã lançou o iPhone SE, com a mesma proposta de ser mais portátil, mas nem de longe faz sombra à portabilidade imensa das 2,45 polegadas do Posh. 

Se a gigante de Cupertino quis inovar ao voltar para telas menores, por que não teve a coragem de fazer uma tela realmente pequena, como é o caso deste anão de jardim em forma de smartphone? Sendo assim, dada a sua ousadia, mais 2,45 pontos para o Posh.

Câmeras

Preparem as suas lentes: registrando as imagens do Posh nós temos um sensor principal (traseiro) de 2 megapixels e um secundário (fronta) de 1 megapixel. Do outro lado do ringue está o iPhone, com câmera traseira de 12 megapixel, com lente de 29 mm com abertura f/2.2, e uma câmera frontal de 5 megapixels de 31 milímetros e abertura f/2.2.

Mais um quesito no qual não há comparação: o Posh produzi imagens menores (afinal 2 MP < 12 MP), o que significa dizer que as fotos registradas por este aparelho serão salvas em arquivos menores. Logo, elas ocuparão menos espaço na memória do aparelho e será difícil lotar o gadget apenas com imagens — se você fotografar com a câmera frontal, economiza ainda mais espaço.

Resumo: mais um ponto para o Posh.

iPhone 6s vs Posh MicroO iPhone 6s é bom, mas não é assim um Posh Micro X S240. (Foto: Canaltech)

Bateria

São os 1.715 mAh da bateria do iPhone 6s que mantêm o dispositivo vivo enquanto ele não está plugado em uma tomada. O resultado disso são as já amplamente conhecidas reclamações dos usuários da Maçã de que uma carga completa no smartphone mais famoso do mundo não dura até o final do dia.

Com o Posh, os míseros 650 mAh são capazes de levar você a outro nível de usabilidade. Como a tela do aparelho é absurdamente pequena, será raro você tirá-lo do bolso para gastar tempo e consumir bateria. Com isso, ele dura o dia inteiro com uma única carga, batendo fácil a maioria dos telefones disponíveis na atualidade quando o assunto é aproveitamento energético.

Ponto para o Posh.

Preço

Para equilibrar o comparativo, vamos tratar dos valores todos em dólares (afinal o Posh ainda não é vendido oficialmente no Brasil). De um lado, o iPhone 6s sai das lojas por US$ 649; do outro, o Posh pode ser adquirido por US$ 89,99.

Não há discussão: com esses valores, fica claro que o iPhone é mais atraente que o Posh. O pequeno smartphone tem preço de aparelho vagabundo e com certeza deve ter alguma coisa errada. Um gadget disponível por um valor muito abaixo dos 600 dólares nõa pode oferecer qualidade ao consumidor, muito menos ser uma boa escolha.

Ponto para o iPhone 6s pelo seu preço mais do que justo.

Quem ganha?

Finalizando o embate, temos o seguinte placar:

  • Posh Micro X: 37,45 pontos (construção, usabilidade e desemepenho, tela, câmeras e bateria);
  • iPhone 6s: 1 ponto (preço).

E chegamos ao final deste comparativo com o Posh se mostrando uma opção muito melhor quando comparado com o iPhone 6s, pecando apenas pelo seu preço de venda muito baixo (isso tira a seriedade do dispositivo e o deixa vulnerável à descrença do consumidor). 

E aí, você concorda com este resultado? Acha que o Posh deveria custar um pouco mais? Como deixá-lo ainda mais imbatível? Conta para gente aí nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome