Será que o iOS 10 é mesmo mais rápido que o iOS 9?

Por Redação

Ele está entre nós. O iOS 10 já chegou atingindo 15% de todos os dispositivos móveis da Apple compatíveis e, claro, não podemos deixar de comparar o novo sistema com o antigo. De um lado, ele trouxe algumas soluções para antigos contratempos, mas de outro, parece não ser a melhor opção para os dispostivos mais antigos. Será? A turma do canal EverythingApplePro, do YouTube, resolveu colocar os dois sistemas cara a cara e fez um comparativo honesto, que pode ajudar os usuários a decidir instalá-lo ou não.

Agora que o iPhone 4s e o iPad 2 ficaram de fora da lista de compatibilidade, quem sente o tranco da atualização é o iPhone 5 – o mais antigo smartphone da Apple capaz de rodar o sistema novo. No comparativo, o pessoal do canal instalou cópias fresquinhas do iOS 10 e do iOS 9.3.5 no iPhone 5, no iPhone 5s, no iPhone 6, no iPhone 6s e até no iPhone SE. E a conclusão é que ambos os sistemas se comportam de maneira semelhante nos quesitos rapidez e resposta. Boa notícia para aqueles que possuem um dispositivo não tão novo da Maçã.

No entanto, pelo vídeo é possível perceber uma pequena superioridade do iOS 9 no boot. Em contrapartida, o sistema mais atual ganha em pontos de praticidade, como na hora de abrir a câmera quando a tela está bloqueada ou até mesmo desbloquear o telefone. As animações aqui também se mostram mais fluidas. Já a velocidade do Wi-Fi é bastante parecida nos dois sistemas.

No final das contas, quando os dois são colocados à prova em testes de benchmark, os escores são praticamente idênticos – com um leve destaque para o iOS 10 no que tange a otimização em cada núcleo do processador.

Vale lembrar que estamos no primeiríssimo release do iOS 10, ou seja, é hora dos usuários finais identificarem bugs aqui e ali, relatarem alguns problemas de performance e descobrirem algo que passou batido na fase beta. Se pensarmos por esse lado, o mais novo sistema leva uma pequena desvantagem na comparação.

E você, percebeu alguma mudança significativa depois de atualizar o aparelho? Conta pra gente nos comentários!

Deu no BGR

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome