TV 4K Panasonic VIERA TC-55CX640B: Firefox OS na sua sala [Análise]

Por Adriano Ponte RSS

TV PANASONIC LED VIERA TC55CX640B 4K

Investir bastante num televisor bem grande não é pra qualquer um. A tarefa fica ainda mais difícil quando é preciso escolher um diante de tantos modelos disponíveis no mercado. Será que um televisor 4K de 55 polegadas rodando Firefox OS supre suas necessidades? A gente responde.

O televisor

Pesando 22 kg, a Panasonic VIERA TC-55CX640B traz um Display 16:9 LED de 55 polegadas 4K, rodando o Firefox OS.

A moldura que segura todo esse tamanho é fina, e por isso não passa uma impressão de resistência (tanto no toque quanto visualmente). Montar o televisor deixa uma mensagem implícita de que todo cuidado é pouco, pois mesmo com sua base parafusada firmemente, um leve balançar ainda é notável.

As imagens que são trazidas realmente estão dentro do padrão de alta qualidade que esperamos de um equipamento desses. Inclusive, a tecnologia da Panasonic (a Hexa Chroma Drive) se mostrou muito competente para exibição de cores (que trazem tons vibrantes) e detalhes bem nítidos. O já conhecido recurso de preenchimento virtual de quadros cria frames digitalmente para dar mais fluidez a todo tipo de conteúdo que é exibido na tela; porém, no caso da PANASONIC VIERA TC-55CX640B, ele não deu certo. Os frames criados acabam criando anomalias na imagem, diminuindo bastante a qualidade final do que é visto. Recomendamos que você desligue o recurso para obter mais detalhes e qualidade no que é exibido.

Na parte de trás do televisor temos 3 entradas HDMI, sendo uma “padrão”, outra com suporte 4K e outra com suporte ARC (ou Audio Return Channel, normalmente utilizado para conectar Sound Bars aos televisores). Além disso temos 3 portas (sendo 2 no padrão 2.0 e 1 no padrão 3.0) e os conectores básicos (RCA, Cabo e Antena).

Os alto-falantes totalizam 20W (sendo 2 de 10W cada), e entregam o básico que televisores tradicionais costumam oferecer. Você vai precisar de um sistema de som avulso para conseguir uma imersão sonora que acompanhe a tela do aparelho.

O KIT de conectividade do televisor ainda inclui Wi-Fi, porta Ethernet e DLNA.

TV PANASONIC LED VIERA TC55CX640B 4K

O sistema

A PANASONIC VIERA TC-55CX640B utiliza em sua interface o “my Home Screen 2.0”, com o Firefox OS sendo o responsável pelo funcionamento do conjunto. A ideia é trazer bordas com funções diferentes, e o conceito permeia todo o sistema; claro, você pode fixar os apps que mais gosta individualmente. Se precisar de mais, a loja de apps traz algumas opções extras, porém nada que fuja do restrito número de aplicações que normalmente são compatíveis com Smart TVs. Ou seja: nada de Spotify na sua televisão pareada com seu smartphone.

Em nossos testes com a Smart TV, percebemos diversos atrasos entre as transições de tela e na abertura de menus. Opções de mídia social também funcionaram de maneira muito problemática. 

Fica difícil apontar QUEM é o culpado (não dá para saber se é falta de otimização do Firefox OS, da interface escolhida pela Panasonic ou mesmo o hardware que equipa o televisor). Enfim: o conjunto não trabalha livremente.

Adicionalmente, alguns recursos têm problemas de projeto ou mesmo se negam a funcionar. Um exemplo de app problemático é o Twitter, que tentar oferecer uma experiência social simultaneamente ao ato de assistir à TV. Na teoria, é excelente ter o Twitter junto ao televisor, principalmente com alguns programas de reality show de culinária utilizando hashtags (#) para interagir com o espectador, mas na prática, isso não ficou bom.

Quanto ao Facebook... infelizmente ele se negou a funcionar. Sim, um recurso integrado que já chegou morto (pelo menos durante o período dos nossos testes).

Controle remoto

TV PANASONIC LED VIERA TC55CX640B 4K

Sim, parte fundamental da experiência de um televisor (inteligente ou não) é seu controle remoto. E temos apenas meio caminho andado aqui. O controle traz um formato tradicional, claramente priorizando o acesso à Netflix em seu design. Ao lado, APPs e HOME completam a diferença entre ele e um controle tradicional.

E só. Apesar de trazer botões extras para configurações, o controle não tem “algo mais” de smart nele. Por se tratar de um televisor de alto nível dentro da sua linha, realmente poderia haver botões de scroll ou mesmo um touchpad para facilitar a navegação.

Outro detalhe: este controle realmente é tradicional, pois não conta com bluetooth ou outro padrão de conexão direta ao televisor. Já faz um bom tempo que consoles e smart TVs não requerem obrigatoriedade de apontar o controle para a TV sempre que quiser dar um comando, mas este aqui ainda não passou pela mudança smart. 

Vale a pena?

Realmente, a imagem impressiona. Realmente a TV faz jus ao seu título 4K, entregando uma qualidade de cores e detalhes dentro do que esperamos de aparelhos assim. Porém, a TV peca pelos recursos Smart. A mistura do Firefox OS com a personalização da Panasonic não entrega um recurso sólido, dando voltas para acessar apps e recursos normais da TV. Some isso ao controle comum e temos um televisor que fica entre o conceito Smart e “normal”.

Some isso aos R$ 5.200 (preço médio do televisor até o fechamento desta matéria) e temos um valor muito alto (tanto pela quantia em si, quanto pelos recursos oferecidos).

O aparelho entrega uma excelente janela ao mundo 4K, porém é apenas isso que realmente justifica a compra do modelo. Adquirir o televisor por valores mais baixos do que os atuais realmente é ideal, portanto, pesquise bastante se quiser levar um desses para casa.

TV PANASONIC LED VIERA TC55CX640B 4K

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome