Samsung Wireless Audio 360º [Análise]

Por Redação

Não é de hoje que as companhias nos prometem um futuro sem fio, mas, apesar dos avanços dos últimos anos, ainda estamos muito longe deste patamar. Aos poucos, novos produtos vão se livrando dos fios e se tornando mais autônomos, inteligentes e bonitos, combinando finalidades de um jeito bem interessante.

A Samsung Wireless Audio 360 R7 é uma dessas peças. A caixa de som tem formato de ovo, mede 42 cm de altura e pesa 3,4 kg. O equipamento se assemelha àqueles ovos decorativos muito comuns na antiguidade, que ocupavam um espaço de destaque em ambientes de alto nível. O gadget da fabricante sul-coreana tem o mesmo poder, especialmente devido aos seus detalhes metalizados.

Mas será que o produto é só mais um rostinho bonito ou realmente consegue entregar uma nova experiência de áudio? Descubra isso agora.

Samsung Wireless 360Os ovos sonoros da Samsung. (Foto: Leonardo Pavini/Canaltech)

O ovo

Como dito, os detalhes metálicos estão por toda a parte da caixa de som da Samsung. A sua base pode ser trocada por outros acessórios, permitindo inclusive a fixação no teto. Na parte frontal, temos algumas touch-keys para reprodução, volume, seleção de entrada e ligar/desligar o produto. Acima destes botões fica uma abertura que se estende por todo o ovo que é o seu grande diferencial: uma saída de áudio em 360º. Há outra desta na parte superior do produto, porém de tamanho menor.

O truque da caixa de som é simples: uma lente acústica distribui o som do Woofer pelo entorno da caixa, igualando a experiência para todos os quem ouvem o som ao redor dos alto-falantes. Durante os nossos testes ficou perceptível que não há qualquer diferença entre ficar na frente, em um dos lados ou atrás, isso porque a distribuição do som é feita de maneira uniforme em todas as direções.

Sempre sem fio

Só é possível ouvir alguma coisa na Wireless Audio 360 R7 via conexões Wi-Fi ou Bluetooth. Isso não é exatamente um problema, afinal estamos em um mundo dominado por tablets, computadores e smartphones. Porém, se você quer usar este equipamento como home theater, terá que fazê-lo junto de uma TV Samsung compatível.

No mais, colocá-la para funcionar não tem também nenhum segredo: basta ligar a caixa, parear a conexão com o dispositivo e soltar o sol — a partir daqui, ela funciona como qualquer outro sistema de som Bluetooth. Se quiser mais controle sobre o equipamento, você pode baixar o aplicativo Samsung Multiroom (disponível para Android e iOS), que oferece muito mais opções para você. Com ele, é possível compartilhar som com o ovo por meio da conexão Wi-Fi, deixando a caixa de som trabalhar de forma independente, tal qual um Chromecast. O app permite até mesmo que você coloque dois ovos destes para trabalhar em conjunto, sempre sob o seu comando.

Samsung Wireless 360Som de qualidade em todas as direções. (Foto: Leonardo Pavini/Canaltech)

E o som?

Para quem curte os números, é bom lembar que o poder sonoro deste equipamento é de 80W (RMS). Na prática, temos um sistema que oferece um som muito mais envolvente, afinal ele distribui tudo em 360º, mas de maneira confortável, sem parecer que vai desintegrar o seu corpo. Ele grita alto, mas dentro do esperado para uma caixa de ótima qualidade, então saiba que você não vai conseguir derrubar a casa do vizinho com ele. A caixa da Samsung pode no máximo incomodar a sua família, dentro da sua casa, mas nada além disso.

E, se o poder está garantindo, é hora de ficar atento à qualidade da reprodução. A Samsung optou por separar o Woofer (ao centro) do Tweeter (no topo), o que garante sons perfeitamente definidos. Mesmo com o volume no último não é possível perceber qualquer distorção, com graves, médios e agudos fluindo perfeitamente bem por ambas as saídas 360º. A opinião geral aqui na redação é a de que caberia mais graves aqui, mas isso é só uma questão de preferência, nada a ver com qualidade.

Vale a pena?

Um brinquedinho desses não pode ser comprado por menos de R$ 1,8 mil, o que gera uma série de dúvidas sobre se ele realmente vale a pena. O preço gira em torno do aceitável para um bom sistema de som, então é preciso levar em conta as suas necessidades para concluir se este gadget é o mais indicado.

Se você tem uma TV Samsung compatível, gosta de ouvir música por Bluetooth ou Wi-Fi ou tem pouco espaço, mas não abre mão de áudio de qualidade, a resposta é sim, o ovo da Samsung é uma das melhores aquisições por este preço. Por outro lado, se você tem uma TV comum e gostaria de uma caixa que funcionasse como home theater, precisa de conexão cabeada (mesmo que de vez em quando) ou tem espaço de sobra para criar um verdadeiro Sound System, então você provavelmente encontrará melhores opções para investir o seu dinheiro.

E aí, de qual lado você fica? Conta aí nos comentários.

Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360 Samsung Wireless 360
Samsung Wireless 360
Samsung Wireless 360 slideshow lupa
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome