Notícias

Claro leva 5G DSS a mais 12 cidades do Brasil; veja quais

Por Felipe Junqueira | 04 de Novembro de 2020 às 14h27

A Claro anunciou, nesta quarta-feira (4), a expansão da rede de quinta geração de internet móvel da operadora no Brasil. A empresa oferece o 5G DSS no país desde julho em São Paulo e Rio de Janeiro e, agora, passa a entregar a tecnologia em 12 novas cidades do país.

O 5G DSS da Claro permite o compartilhamento de insfraestrutura já instalada para entregar acesso à banda larga móvel ainda mais veloz que o 4G. O professor e diretor de TI do IGTI (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação) Mário Moura, em entrevista ao Canaltech, explica que o 5G DSS funciona “como se carros e locomotivas pudessem compartilhar as mesmas estradas otimizando o investimento já realizado e permitindo maior flexibilidade para clientes e operadoras”.

De acordo com a operadora, não há necessidade de adiquirir um novo pacote de dados para acessar a rede 5G DSS, mas é bom ter em mente que nem todo celular 5G é compatível com a tecnologia da Claro. No Brasil, três aparelhos possuem suporte a essa rede em específico: Motorola Edge, Moto G 5G Plus e Samsung Galaxy Note 20. Apple e Claro trabalham para que o iPhone 12 chegue ao país compatível com o 5G DSS.

Cidades com 5G DSS da Claro disponível

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, 12 novas cidades passam a ter cobertura 5G DSS da Claro até o final de 2020. A lista é a seguinte:

Segundo a Claro, a expansão será mais rápida depois que o leilão do 5G for realizado pela Anatel. Isso está previsto para o 2021, mas o governo ainda não definiu todos os detalhes e não tem uma previsão mais exata para a realização da venda das frequências do 5G brasileiro, apesar de o ministro das Comunicações, Fabio Faria, ter falado que seria entre abril e maio.

Trending Canaltech

Espaço

O maior asteroide que passará perto da Terra em 2021 se aproxima de nós em março

Espaço

Os discos de ouro das sondas Voyager vão durar muito mais que a humanidade

Espaço

Sonda da NASA parece ter flagrado um objeto entrando na atmosfera de Júpiter

Mais sobre Telecom

Telecom

STF garante gratuidade do direito de passagem para as teles

Telecom

CEO da Huawei quer “reiniciar” relacionamento com o governo dos EUA

Internet

Como saber todos os números de telefone pré-pagos cadastrados no seu CPF