Realme 8: o que esperar do próximo intermediário da fabricante chinesa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2021 às 13h30

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Continua após a publicidade

Seguindo o cronograma tradicional de lançamentos, a Realme deve estar prestes a anunciar os seus novos intermediários. Os Realme 8 e 8 Pro, e possivelmente uma terceira variante, podem dar as caras ainda em março, dando sequência à proposta da fabricante chinesa de abrigar recursos de topos de linha num conjunto mais sóbrio e com preço mais competitivo.

Graças à iminência, os rumores se tornam ainda mais consistentes e recorrentes — e o Canaltech já noticiou vários deles. O Realme 8 já teve sua câmera principal revelada durante um evento e certificações da TENAA, equivalente à Anatel da China, anteciparam o visual do trio com módulo saltado de câmeras e traseira texturizada de plástico.

Confira, então, o que esperar para o próximo grande lançamento da Realme e quais os recursos de topo de linha introduzidos pela companhia ao mercado intermediário.

Design

O visual dos Realme 8 e 8 Pro já foi apresentado em fotos publicadas por executivos da companhia — pelo menos, da parte traseira. As capturas mostram um aparelho elegante, com módulo de câmeras retangular estacionado no canto superior esquerdo e a conhecida expressão “Dare to Leap” estampada em letras garrafais texturizadas.

(Fonte: Realme/Reprodução)
(Fonte: Realme/Reprodução)

Ainda é cedo para deduzir que toda a linha contará com o mesmo visual, mas é pouco provável que a versão Pro seja muito distante do modelo base. Na parte da frente, a tela fica por conta do display Super AMOLED de 6,4 polegadas, sem qualquer menção a frequência de atualização elevada — o que levanta a suspeita de que será uma tela com taxa convencional.

Continua após a publicidade

Realme 8: câmeras

Uma das novidades confirmadas para o próximo lançamento é o conjunto poderoso de câmeras — mais especificamente, a lente principal de 108 MP. O sensor fotográfico é o ISOCELL HM2 da Samsung, apresentado em setembro de 2020 e contido em lançamentos topo de linha e no mais recente Redmi Note 10 Pro.

Nele, são melhorias significativas na tecnologia de captação de luz e pixels ainda menores para registro ainda mais preciso de cores e contraste. Além disso, dobra a resolução máxima das capturas quando comparado ao predecessor, que mesmo se não aproveitada, resulta em fotos ainda melhores com a “união de pixels” — indo até a fusão de 9 pixels em 1, para melhor representação dos elementos da tela.

Continua após a publicidade

Não há certeza se o sensor será equipado em todos os modelos da linha. É provável que esteja pelo menos no Realme 8 Pro, reiterando sua soberania em especificações dentro da série 8, enquanto o modelo base contaria com o sensor principal de 64 MP. Informações sobre os demais sensores ainda não existem, mas o conjunto deve ser composto por lentes grande angular, macro e outro exclusivo para a detecção de profundidade.

Realme: especificações

Continua após a publicidade

O próprio Madhav Sheth, CEO da Realme, tomou a dianteira dos rumores e revelou segredos sobre seu próximo lançamento. Uma das suas publicações do Twitter, por exemplo, revela a parte traseira da caixa do Realme 8 e antecipa boa parte da ficha técnica do intermediário mais fraco da geração.

Sendo assim, a caixa desmistifica a presença do Helio G95, versão levemente mais potente que o G90T, ambos da MediaTek e voltados para a performance em jogos. Dentro dele, são dispostos oito núcleos distribuídos entre uma dupla Cortex-A76 de 2,05 GHz e seis Cortex-A55 com 2 GHz de frequência para tarefas secundárias ou pouco exigentes.

(Imagem: Divulgação/MediaTek)
(Imagem: Divulgação/MediaTek)

Os demais aparelhos permanecem um mistério. Ainda assim, não seria uma surpresa se fossem embalados com processadores ligeiramente mais potentes ou até equivalentes da Qualcomm para melhor tratamento de fotografias e vídeos. Em relação às memórias, o modelo base viria em variantes de 4 ou 8 GB de RAM; o Realme 8 Pro, por sua vez, viria com 6 ou 8 GB de RAM, ambos com 128 GB de armazenamento (expansível via cartão microUSB).

Continua após a publicidade

Realme: bateria

Ainda de acordo com a foto liberada pelo CEO, o componente que alimentará todo o conjunto será de 5.000 mAh — pelo menos no Realme 8 convencional. A capacidade permite um dia de atividade moderada no celular longe das tomadas, mas as especificações mais simples da linha podem empurrar a autonomia para mais de um dia de uso. Para reforçar a carga, os celulares serão compatíveis com carregamento rápido de 30 W.

Realme: preço e disponibilidade

Por enquanto, não há informações relacionadas ao lançamento da série 8 da Realme. Anteriormente, a marca levantou a poeira do anúncio no dia 2 de março, mas reservou o evento exclusivamente para a revelação das câmeras. Entretanto, há a certeza de que, primeiro, o Realme 8 será lançado na China e na Índia, para só então aparecer no mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

Em preço, pode-se utilizar o valor de estreia do antecessor. Por aqui, o modelo base foi avaliado em R$ 2.299, e o 7 Pro chegou por R$ 2.799. Portanto, os próximos lançamentos podem chegar por valores semelhantes, enquanto os predecessores são realocados para faixas mais acessíveis.

Realme 8: ficha técnica (rumor)

• Tela: 6,4 Super AMOLED, resolução FullHD+;
• Chipset: MediaTek G95;
• Memória RAM: 4 ou 8 GB;
• Armazenamento interno: 128 GB;
• Câmera traseira: quádrupla — 64 MP (principal) + ultrawide + macro + profundidade;
• Bateria: 5.000 mAh, carregador com fio de 30 W;
• Sistema operacional: Realme UI, sob o Android 11;

Realme 8 Pro: ficha técnica (rumor)

Continua após a publicidade

• Tela: 6,4 Super AMOLED, resolução FullHD+;
• Memória RAM: 6 ou 8 GB;
• Armazenamento interno: 128 GB;
• Câmera traseira: quádrupla — 108 MP (principal, Samsung HM2) + ultrawide + macro + profundidade;
• Bateria: 5.000 mAh, carregador com fio de 30 W;
• Sistema operacional: Realme UI, sob o Android 11;