Publicidade

Build 2015: Microsoft anuncia plataforma Windows Holographic

Por| 29 de Abril de 2015 às 16h10

Link copiado!

Build 2015: Microsoft anuncia plataforma Windows Holographic
Build 2015: Microsoft anuncia plataforma Windows Holographic
Tudo sobre Microsoft

Durante a Build, sua conferência para desenvolvedores que acontece nesta quarta-feira (29), a Microsoft anunciou oficialmente a esperada plataforma Windows Holographic, permitindo assim que os desenvolvedores criem aplicativos para o HoloLens, os óculos de realidade virtual da empresa de Redmond.

No palco da Build 2015, a Microsoft mostrou um aplicativo de vídeo do Windows que pode ser controlado por voz. Basta dizer "siga-me" para que ele se mova junto com o usuário em torno do ambiente.

"Nós estamos descobrindo novos usos para os hologramas a cada dia", disse Alex Kipman, responsável técnico pelas novas categorias de dispositivos no grupo de sistema operacional da Microsoft. Ele disse ainda que todos os aplicativos universais do Windows irão trabalhar com os óculos de realidade aumentada.

Continua após a publicidade

Os aplicativos podem apenas aparecer em pequenas janelas, ou ser muito mais que isso. A demonstração realizada na Build inclui um aplicativo de fotos, um navegador, uma versão do Skype, um Menu Iniciar, e até mesmo um cachorro holográfico projetado no ambiente.

A Microsoft anunciou o HoloLens no início deste ano, e os óculos parecem uma espécie de fusão entre Google Glass e Oculus Rift. Eles vêm equipados com processador, chip gráfico e um componente descrito pela Microsoft como "processador holográfico". Além disso, o acessório não precisa de fios, nem de um smartphone para funcionar, e possui uma interface própria chamada HoloStudio, que pode ser controlada usando as mãos em conjunto com o HoloLens.

Em suma, trata-se de um headset de realidade aumentada e um dispositivo wireless equipado com Windows 10 que permite que o usuário veja "hologramas" virtuais no espaço 3D em torno dele. A ideia é integrar a tecnologia de ponta com o popular sistema operacional da Microsoft.

Continua após a publicidade

A empresa já está fazendo diversas parcerias com outras companhias (incluindo NASA, Unity, Legendary, Autodesk e Disney) interessadas em ajudar o HoloLens a criar novas formas de colaborar e interagir. Como não poderia deixar de ser, a Microsoft também está aproveitando sua conferência para incentivar os desenvolvedores a criar novos aplicativos para o dispositivo. "Com os hologramas, seus aplicativos podem ganhar vida", disse Kipman.