Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dispositivo é capaz de visualizar atividade cerebral em Realidade Aumentada

Por| 14 de Maio de 2014 às 16h31

Link copiado!

Dispositivo é capaz de visualizar atividade cerebral em Realidade Aumentada
Dispositivo é capaz de visualizar atividade cerebral em Realidade Aumentada

Observar o reflexo de si mesmo no espelho é uma atividade comum no dia a dia das pessoas, mas cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática da França, o INRIA, combinando um eletroencefalograma (EEG) clássico com técnicas de realidade aumentada, conseguiram obter imagens em tempo real do cérebro humano em atividade no interior do crânio.

Batizado com o nome de "Mind Mirror" (Espelho da Mente), o protótipo desenvolvido pelos pesquisadores franceses é capaz de captar a atividade elétrica do cérebro utilizando um capacete com eletrodos semelhantes ao do EEG médico, e retranscrever sob a forma de imagens, que em seguida são projetadas numa tela em superposição com o rosto do indivíduo.

"A ideia inicial foi muito simples, porque as tecnologias já existem, mas desenvolver a técnica, sobretudo para a visualização, exigiu tempo", afirmou Anatole Lécuyer, diretor do instituto.

Continua após a publicidade

O dispositivo, que será patenteado dentro de alguns meses, faz uma cartografia cerebral e analisa os diferentes ritmos das atividades neuronais relacionado-as a um estado. Isso se traduz para a tela em degradês de cor segundo sua intensidade.

De acordo com o portal francês 01net.com, o potencial de aplicação do equipamento é numeroso, desde o estudo das ciências ao entretenimento. Mas é no campo da medicina que os desenvolvedores esperam que o Mind Mirror encontre mais finalidade. Visualizar em tempo real as atividades cerebrais do paciente poderia transformar o equipamento em uma ferramenta muito útil no tratamento de distúrbios de atenção, insônia, depressão e reabilitação motora após um AVC.

Os desenvolvedores responsáveis pelo projeto preveem que até 2016 os primeiros "Espelhos da mente" já estarão disponíveis no mercado.