Publicidade

Vendas de notebooks gamers crescem mais de 135% no Brasil

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Agosto de 2021 às 11h31

Link copiado!

Vendas de notebooks gamers crescem mais de 135% no Brasil
Vendas de notebooks gamers crescem mais de 135% no Brasil

O mercado brasileiro de produtos voltados para gamers está aquecido. De acordo com estudos da GfK, as vendas de notebooks gamer cresceram mais de 135% no segundo trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. O intervalo equivalente de 2020 já tinha apresentado um aumento de 40% em comparação com 2019.

Além disso, as vendas de monitores gamers saltaram 120% neste ano, em comparação com um número que já tinha aumentado outros 120% entre os meses de abril a junho de 2020 e 2019. Já os headsets tiveram uma grande variação positiva de 195% no segundo trimestre do ano retrasado para o ano passado, com um aumento de mais 5% no mesmo período de 2021. Os consoles, por sua vez, tiveram um acréscimo de 35% em comparação dos primeiros semestres completos do ano passado e deste ano.

Continua após a publicidade

Além da pandemia, as boas vendas também podem ter sido impulsionadas pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) aplicado sobre jogos eletrônicos e acessórios, mesmo que os preços finais não tenham dininuído na mesma proporção dos tributos, por conta do grande aumento da demanda e oferta diminuída pela frequente falta de componentes.

O IPI para dispositivos relacionados a jogos eletrônicos já foi diminuído três vezes em 2021, com um corte de mais de 83 milhões de reais no total de arrecadação no período. Na última redução, o imposto para consoles sem tela acoplada caiu de 22% para 12%, enquanto a taxa para dispositivos portáteis com display foi zerada. Apesar disso, fornecedoras pedem mais cortes para compensar a produção que é custeada em dólar, muito valorizado em relação à moeda brasileira.

Segundo Fernando Baialuna, diretor da unidade de negócio e de varejo, "A necessidade de adaptação para o entretenimento remoto fez com que a categoria ganhasse mais relevância e caísse no gosto até mesmo de quem não jogava". Ele também aponta que o lançamento de novos jogos voltados para a nova geração de consoles deve levar a uma maior procura de dispositivos atualizados, e a próxima Black Friday deve ser primordial nesse processo.