Publicidade

Sem querer, Facebook distribuiu controles VR com mensagens conspiracionistas

Por| 15 de Abril de 2019 às 14h45

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook distribuiu sem querer, para o público, unidades de protótipo do Oculus Touch. Virtualmente idênticas às unidades de varejo, é possível perceber apenas uma diferença simples: nos controles do headset VR, existem mensagens conspiracionistas inscritas como brincadeira. Se a sua unidade tem algo como “O Grande Irmão está te observando” ou “Os maçons estiveram aqui”, então parabéns pelo seu protótipo.

A empresa disse que o caso não passa de um acidente, mas que não deve fazer o recall do maquinário distribuído, haja vista que as unidades, em sua maioria, eram kits de desenvolvimento para parceiros criarem aplicações para o produto, ou seja, são iguais aos produtos finais.

"Infelizmente, alguns ‘easter eggs’ inscritos apenas para protótipos acidentalmente entraram no hardware de dezenas de milhares de controles Touch”, disse Nate Mitchell, co-fundador da Oculus, uma subsidiária do Facebook. “Essas mensagens no hardware final diziam coisas como ‘Espaço disponível para aluguel’ e ‘Os Maçons estiveram aqui’. Outros dev kits saíram com mensagens como ‘O Grande Irmão está lhe observando’ e ‘Oi, iFixit! Estamos vendo vocês!’, mas essas se limitaram a unidades fora do consumo”, ele disse, referindo-se ao canal iFixit, que se especializou em desmontar e exibir o hardware interno de diversos dispositivos no YouTube.

Continua após a publicidade

Mitchell ainda disse: “Apesar de eu adorar um bom easter egg, estes foram bem inapropriados e deveriam ter sido removidos. A integridade e funcionalidade do hardware, porém, não foram comprometidas, e nós consertamos o nosso processo para que isso não aconteça de novo”.

Falando ao Business Insider, a porta-voz do Facebook, Johanna Peace, disse que nenhum dispositivo foi vendido com as inscrições, que eles eventualmente chegariam às mãos de alguns consumidores.

“Para deixar claro, nenhum dispositivo foi vendido com essas mesnagens ainda, haja vista que o Oculus Quest e o Rift S ainda não estão no mercado”, ela disse via e-mail, referindo-se a outros produtos da Oculus. “Dito isso, conforme o Nate mencionou, as mensagens estarão dentro de dezenas de milhares de controles vendidos aos consumidores junto com o Quest e Rift S.

Continua após a publicidade

Ela ainda justificou a postura do Facebook: “Achamos que é importante mostrarmos transparência com a nossa comunidade e assumirmos a responsabilidade quando há um erro”.

A quem isso puder interessar, as mensagens estarão localizadas no flex, um componente maleável e flexível dos controles Touch.

Fonte: Business Insider