Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Logitech StreamCam Plus | A webcam ideal para lives

Por| Editado por Léo Müller | 24 de Agosto de 2021 às 12h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Logitech

A popularização das transmissões ao vivo nas redes sociais — YouTube, Twitch e Facebook — faz a Logitech StreamCam Plus se tornar uma opção de webcam atrativa para esse formato de criação de conteúdo.

O corpo mais compacto e versátil traz características essenciais para tornar esse tipo de produção ainda mais completa, em conjunto com aprimoramentos bem-vindos na qualidade de áudio e imagem.

Porém, o preço alto pode ser o “calcanhar de Aquiles” deste produto.

Quer saber se realmente vale a pena comprar essa câmera? Confira a análise completa

Continua após a publicidade

Prós

  • Qualidade de imagem;
  • Qualidade de áudio;
  • Acessórios adicionais na embalagem;
  • Conector USB tipo C;
  • Opção de uso na horizontal e vertical.

Contras

  • Foco lento;
  • Preço alto.
Continua após a publicidade

Confira o preço atual da Logitech StreamCam Plus

Design e construção

À primeira vista, o corpo quadrado da StreamCam Plus chama a atenção de quem já está acostumado com o formato retangular das webcams da Logitech. O corpo dela é todo em plástico, mas, na parte frontal ao redor da lente, a fabricante adicionou um revestimento de tecido.

Continua após a publicidade

Isso permite um toque mais suave e evita as manchas de dedo que são notórias no painel de vidro de outros modelos da empresa. Duas outras adições estéticas são a luz LED — bem compacta no topo à esquerda, para indicar quando a câmera está ligada — e a logo com acabamento emborrachada, dando um aspecto mais bonito ao produto.

  • Dimensões (L x P x A): 5,8 x 4,8 x 6,6 cm;
  • Peso: 150 g.

Nas laterais existem quatro encaixes para plugar a Logitech StreamCam Plus nos suportes, tanto para filmagens na horizontal quanto na vertical. A base principal para usar em conjunto com a câmera é toda em plástico emborrachado para evitar danos em monitores e notebooks.

Continua após a publicidade

Essa webcam ainda se destaca por ter conector USB-C. Porém, quem não tem essa conexão no computador vai precisar comprar um adaptador USB-A, já que a Logitech não fornece esse acessório na embalagem do produto.

O fato de a Logitech StreamCam Plus ser utilizável na horizontal e na vertical é o grande diferencial desse produto. Isso porque maioria das câmeras só permitem que fotos e vídeos sejam feitos em modo paisagem. Dessa maneira, quem cria conteúdo para o formato retrato pode se interessar mais por essa webcam.

Sem a base, a StreamCam Plus é mais leve do que outras câmeras mais baratas da Logitech, como a C920, C920s e C922. Esse peso menor é um ponto positivo e garante versatilidade. Ao usá-la em outras posições que não a mais tradicional, não terá o risco da webcam cair e sofrer danos.

Para permitir que o usuário experimente esse uso versátil, o Logitech disponibiliza na embalagem um clip avulso com rosqueamento na parte de baixo para montar um tripé compacto, que também está na caixa. Dessa maneira, a câmera poderá ser usada em outros ângulos de visão, tanto na horizontal quanto vertical.

Continua após a publicidade

Qualidade de imagem

Quando se trata da qualidade de imagem, a StreamCam Plus demonstra na prática que é uma câmera focada em transmissões ao vivo. A maneira como o vídeo é reproduzido em 1080p a 60 fps por esse equipamento surpreende, mas ela tem um uso mais proveitoso em lives do que em gravações.

Porém, isso não quer dizer que ela seja ruim neste formato de produção, mas sim que o sistema dela foi desenvolvido para entregar resultados aprimorados quando a webcam é usada em livestream ou chamadas de vídeo.

Continua após a publicidade

Ao contrário de outras câmeras da Logitech, a StreamCam Plus não permite que o vídeo fique com motion blur — rastro de movimento que deixa a imagem com borrões que afetam a qualidade — mostrando a superioridade dessa webcam para gravações e transmissões.

Um ponto negativo dessa webcam é o foco, que é mais lento do que o esperado para um equipamento dessa categoria. Seria interessante se a fabricante fizesse uma atualização no software com o propósito de melhorar essa funcionalidade.

A lente da câmera tem abertura f/2.0 e faz fotos com resolução máxima de 5 MP, mas os resultados são de baixa qualidade e ficam no mesmo patamar de outras webcams mais simples da marca, como a Logitech C920 e C920s.

Continua após a publicidade

Qualidade de áudio

A respeito do áudio, a Logitech fez diversas adições na StreamCam Plus que entregam diferenciais importantes para essa câmera. Uma delas foi o microfone unidirecional, que tem como destaque o filtro de redução de ruídos.

Graças a esse recurso, é possível capturar o som com maior nitidez e qualidade, dispensando o uso de microfones adicionais em videochamadas, pois ele entrega um áudio sem distorções que atrapalhariam a comunicação.

Comparando com outras câmeras que não possuem essa opção, como a Logitech C920 e C920s, é notória a diferença na qualidade do áudio. A comunicação fica mais clara e a compreensão de quem está conversando em videoconferência é muito boa.

Continua após a publicidade

Em lives essa experiência se mantém, mas é preciso tomar um pouco de cuidado para o som de outros periféricos — como teclado mecânico e mouse — não atrapalharem a voz, já que o microfone não é tão direcionado na boca quanto um condensador ou headset.

Outro elemento que faz toda diferença na parte sonora dessa webcam são os tipos de canais para captura de som. O estéreo é interessante por separar melhor cada tonalidade, mas o mono duplo deixa o microfone mais alto sem perder a qualidade, e isso é essencial no uso diário.

O áudio da Logitech StreamCam Plus me surpreendeu positivamente. A maioria das câmeras tem um “som de walk talk”, mas a empresa realmente se preocupou com todos os detalhes relacionados ao som nessa webcam. Quem realmente quer um periférico com boa qualidade de áudio e vídeo, pode comprá-la sem medo.
Continua após a publicidade

Compatibilidades

A Logitech StreamCam Plus opera no modo plug and play, e isso permite que o sistema operacional a identifique automaticamente quando ela está conectada. Mas, para permitir uma exploração completa dos recursos dessa câmera, a marca tem um software próprio — o Logitech Capture — que traz funcionalidades adicionais importantes.

Nesse programa é possível controlar os modos de captura do áudio, a qualidade de vídeo, entre outros ajustes relacionados com o brilho, saturação e foco.

Continua após a publicidade

Um destaque da StreamCam Plus é a disponibilidade da versão premium do programa focado em transmissões ao vivo — XSplit — por 3 meses. Com esse software, é possível experimentar diferentes plataformas de live, com diversas personalizações para dar mais dinamismo e entretenimento aos espectadores.

Por se tratar de uma licença com tempo limitado, pode ser que alguns usuários prefiram o OBS (Open Broadcaster Software), que tem funcionalidades semelhantes e compatibilidade com a webcam.

A respeito do hardware e sistemas operacionais compatíveis, a Logitech StreamCam Plus tem os seguintes requisitos mínimos para funcionar corretamente:

  • Windows 10 ou superior;
  • macOS 10.14 ou superior;
  • Intel®Core™ de 7ª ger. i5 ou superior;
  • USB 3.1 Gen 1 Type-C conexão direta.

Concorrentes diretos

A webcam Razer Kiyo Pro é a principal oponente da StreamCam Plus no mercado nacional. A câmera da fabricante de periféricos gamer tem um formato mais robusto e chama a atenção por ter um áudio melhor, apesar de pegar mais ruídos externos.

Porém, um ponto negativo da Kiyo Pro é o equilíbrio de cores, sendo que a câmera da Logitech consegue fazer um trabalho melhor no balanço de branco e dá mais realismo para as imagens capturadas.

Em relação ao preço, a Razer Kiyo Pro é mais cara do que a StreamCam Plus, e isso também influencia no momento da escolha, pois a diferença de valor entre as duas é grande.

Considerando outros modelos da Logitech, a C922 é a concorrente direta dessa câmera. Ela também faz gravações em resolução máxima de 1080p a 60 fps, e isso chama a atenção de quem gosta de transmissões de melhor qualidade.

Entretanto, a falta de versatilidade deixa a C922 como uma alternativa que só faz sentido para quem está interessado em uma versão mais barata e não tem interesse em fazer vídeos na orientação vertical.

Conclusão

A Logitech StreamCam Plus é uma ótima opção para quem tem interesse em fazer transmissões ao vivo. Além disso, o periférico também cumpre um ótimo papel quando se trata de videochamadas.

Toda versatilidade entregue por esse produto chama a atenção daqueles que criam conteúdo online nos formatos horizontal e vertical. Além disso, a qualidade de áudio com filtro de ruídos faz o usuário dispensar qualquer microfone adicional.

Quando se trata do preço, o valor em torno de mil reais pode ser o “calcanhar de Aquiles” desse produto. Até porque existem opções semelhantes, mesmo que sejam menos versáteis, mas com preços bem menores.

Mas, pelo conjunto geral que entrega, a StreamCam Plus é uma ótima opção de câmera pelos benefícios embutidos no custo alto para tê-la.

Gostou da Logitech StreamCam Plus? Então, confira a oferta que separamos para você no link abaixo: