Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que os plugues USB não são simétricos?

Por| 02 de Julho de 2019 às 23h30

Link copiado!

Por que os plugues USB não são simétricos?
Por que os plugues USB não são simétricos?

Conectar o plug USB do lado certo na primeira tentativa é uma façanha rara. Mas por que então os conectores USB não são simétricos?

É importante lembrar que praticamente todos os tipos de conectores mais antigos – e não somente os USB – possuem uma orientação específica para serem conectados. Esses conectores geralmente são identificados por gênero — “macho” ou fêmea”. A orientação de conectores e cabos define como um conector se conecta a outro, em suma.

A maioria dos plugs só pode ser conectada em uma orientação específica. Essa característica é chamada de polaridade. E é por esse motivo que a maioria dos conectores possui formas de impedir que sejam conectados da maneira errada.

Continua após a publicidade

Entendendo um conector

Contato

Contatos são o que fazem o plug funcionar. São partes metálicas que se tocam, permitindo uma conexão elétrica. Também é onde, com freqüência, ocorrem problemas. Os contatos podem sujar, oxidar, superaquecer, dilatar ou contrair com o tempo.

Continua após a publicidade

Pitch

Muitos conectores consistem em uma matriz de contatos em um padrão repetido. O pitch do conector é a distância do centro de um contato até o centro do próximo. Isto é importante porque existem muitas famílias de contatos que parecem muito semelhantes, mas podem diferir em afinação, dificultando saber que você está adquirindo o conector com o acoplamento correto.

Ciclos de conexão

Conectores não duram para sempre. Eles se desgastam com o tempo graças ao atrito gerado entres as partes, quando conectamos e desconectamos. Fichas técnicas geralmente apresentam essas informações em termos de ciclos de conexão, e variam muito de uma tecnologia para outra. É importante que os fabricantes selecionem conectores com vida útil adequada ao uso para o qual o aparelho foi designado.

Continua após a publicidade

Montagem

Este termo tem o potencial para ser confuso. O termo "montagem" pode referir-se a várias coisas: como o conector é montado para uso (montagem em painel, pendurado livremente, montado em placa), o ângulo do conector, em relação à sua conexão (direto ou em ângulo reto) ou como é conectado mecanicamente (guia de solda, montagem de superfície, através de orifício).

Alívio de tensão

Quando um conector é montado em uma placa ou cabo, as conexões elétricas tendem a ser um pouco mais frágeis. É uma prática comum que os fabricantes implementem algum tipo de recurso para alívio da tensão a fim de transferir as forças que atuam nesse conector para um objeto com maior resistência mecânica do que as frágeis conexões elétricas.

Continua após a publicidade

Tipos de plug USB

Os conectores USB tipicamente são de dois tipos: host e periférico. No padrão USB, os conectores em cabos e dispositivos refletem a diferença entre os dois. No entanto, todos os conectores USB possuem pontos em comum:

  • Polarização - Um conector USB só pode ser inserido de uma maneira específica. Forçar a conexão de um conector com a polarização errada vai causar danos ao aparelho.
  • Quatro contatos - Todos os conectores USB têm pelo menos quatro contatos (embora alguns possam ter cinco, e os conectores USB 3.0 tenham ainda mais). Estes são para energia, terra e duas linhas de dados (D + e D-). Os conectores USB são projetados para transmitir 5V, até 500mA.
  • Blindagem - os conectores USB são blindados por uma cobertura de metal que não faz parte do circuito elétrico. Isso é importante para manter o sinal intacto em ambientes com possíveis interferências elétricas.
  • Conexão de energia robusta - É importante que os pinos de alimentação façam a conexão antes das linhas de dados, para evitar a tentativa de energizar o dispositivo sobre as linhas de dados. Todos os conectores USB são projetados com isso em mente.
  • Alívio de tensão moldado - Todos os cabos USB têm sobremoldagem de plástico no conector para evitar tensão no cabo (ao se inserir ou remover o conector) que possa danificar as conexões elétricas.

Conectores USB-A

Continua após a publicidade
  • USB-A fêmea é o tipo de conector “host” padrão. Normalmente encontrado em computadores, hubs ou qualquer dispositivo destinado a ter periféricos conectados a ele. Também é possível encontrar cabos de extensão com um conector fêmea tipo A e um conector macho A na outra extremidade.
  • USB-A macho é o tipo de conector "periférico" padrão. A maioria dos cabos USB terá uma extremidade terminada em um conector macho USB-A, e muitos dispositivos (como teclados e mouses) terão um cabo embutido terminado com um conector macho USB-A. Também é possível encontrar conectores macho USB-A que podem ser montados em placas, para dispositivos como cartões de memória USB.

Conectores USB-B

A fêmea USB-B é um padrão para dispositivos periféricos. É mais volumoso, porém mais resistente, geralmente utilizado em aplicações onde o tamanho não é um problema, sendo mais indicado para oferecer um conector removível para conectividade USB. É geralmente um conector de montagem de placa por meio de orifício, para máxima confiabilidade, mas também há opções de montagem em painel.

Continua após a publicidade

Conectores Mini USB

O conector Mini-USB foi a primeira tentativa padronizada para tentar reduzir o tamanho do conector USB para dispositivos menores. O Mini-USB fêmea é normalmente encontrado em periféricos menores (aparelhos de MP3, telefones celulares mais antigos, discos rígidos externos portáteis) e, geralmente, é um conector de montagem em superfície, que abre mão da robustez em favor do tamanho.

Continua após a publicidade

Conectores Micro USB

O conector Micro-USB, assim como o Mini-USB, foi projetado com a preocupação de redução do tamanho, mas o Micro-USB adiciona um quinto pino para sinalização de baixa velocidade, permitindo que seja usado em aplicativos USB-OTG (on-the-go) onde um dispositivo pode querer operar como hospedeiro (host) ou periférico, dependendo do momento.

Continua após a publicidade

O Micro-USB fêmea é encontrado em periféricos mais recentes, como câmeras digitais e aparelhos de MP3. A adoção do Micro-USB como padrão em praticamente todos os novos telefones celulares e tablets indica que substituiu o Mini-USB nos carregadores e cabos de dados.

USB-C

O USB-C, formalmente conhecido como USB Tipo-C, é um sistema de conector USB de 24 pinos, que se distingue por seu conector bidirecional com pinos simétricos. O conector de 24 pinos nos dois lados também tem os dois tipos de conectores: fêmea (receptáculo) e macho (plugue).

Continua após a publicidade

Em resumo, os conectores USB-C são o modelo mais moderno dos conectores USB e sim, esse possui conectores com pinagem simétrica, permitindo a conexão de cabos em qualquer orientação.

Um outro questionamento que pode ser feito: por que somente agora surgiram conectores com pinagem simétrica para o USB, quando a Apple já havia conseguido fazer o mesmo em 2012 (com seu conector proprietário Lightning)?

Para resumir, o projeto de engenharia é apenas uma parte do trabalho, e não é o que consome a maior parte do tempo total necessário para levar uma nova tecnologia ao mercado. O USB Tipo-C e o Lightning são tecnologias desenvolvidas em contextos completamente diferentes. O USB Tipo-C é um padrão da indústria desenvolvido pelo USB Implementers Forum, organização sem fins lucrativos com membros que incluem Microsoft, Intel, HP, NEC e a própria Apple. O Lightning, por sua vez, é um conector exclusivo desenvolvido e utilizado pela Maçã.

Continua após a publicidade

No desenvolvimento de padrões internacionais, muitas discussões acontecem para garantir compatibilidade e interoperabilidade e garantem que muitos detalhes pequenos, mas significativos, sejam levados em conta. As discussões levam muito tempo e representam o custo da cooperação entre muitas empresas do mundo inteiro. Como benefício, todos os fabricantes agora podem usar o mesmo conector universal nos dispositivos que fabricam, para muitas das diferentes necessidades: alimentação elétrica, conexão de vídeo, comunicação de dados etc.

Por outro lado, a Apple desenvolveu o conector Lightning sozinha, e limitações nas funcionalidades e na interoperabilidade (seu conector suporta apenas carregamento e comunicação nos celulares e tablets Apple) os permitiu economizar muito tempo, e serem os primeiros a levar esse tipo de solução ao mercado consumidor.

Enquanto a Apple domina o hardware e software de seus produtos, leva significativa vantagem quando se trata de implementar novidades e mudanças em tecnologias. Outros fabricantes são co-responsáveis por partes da solução de software, hardware, firmware etc. em outros produtos. Assim, é bem mais difícil e mais demorado implementar e levar novas tecnologias ao mercado consumidor. De qualquer maneira, a Apple já começou a adotar o USB-C como novo padrão em ses produtos: iPads e MacBooks lançados desde 2018 já contam com esta conectividade.