Publicidade

Novo mod transforma o Moto Z em walkie-talkie

Por| 07 de Maio de 2018 às 11h52

Link copiado!

Novo mod transforma o Moto Z em walkie-talkie
Novo mod transforma o Moto Z em walkie-talkie

A Fantom Dynamics, uma empresa especializada em comunicação bidirecional, apresentou o LINC, um mod para o Moto Z que transforma o smartphone em um walkie-talkie portátil. O acessório é capaz de se comunicar não apenas com outros dispositivos de sua categoria e celulares que possuam seu aplicativo próprio, mas também com rádios de diferentes frequências e categorias.

A ideia é entregar um sistema que permita a utilização mesmo quando não existe rede mobile ou conexão Wi-Fi disponível. Sendo assim, um de seus grandes focos é o mercado corporativo ou os praticantes de esportes, que podem se ver diante de situações em que precisam se comunicar instantaneamente a partir de áreas em que a recepção de sinal é inadequada ou inexistente.

É justamente pensando nisso que o LINC é capaz de funcionar sobre diversas redes. Ele se comunica, por exemplo, com outras redes de rádio e dispositivos do tipo, com direito até mesmo a funções adicionais como a transmissão de coordenadas, envio de mensagens de texto ou repetição de um sinal de emergência, que permanece no ar enquanto estiver ativa.

Em sua rede própria, o LINC é capaz de se comunicar com outros aparelhos semelhantes em um raio de até oito quilômetros, mas o céu é o limite quando o aparelho está conectado a outras redes. O alcance é mundial no caso do uso do sinal mobile ou Wi-Fi, enquanto a compatibilidade com sistemas de comunicação sobre IP ou rádios tradicionais amplia ainda mais sua funcionalidade.

Continua após a publicidade

Além disso, já que o assunto é versatilidade, o LINC nem mesmo precisa de um Moto Z para funcionar. O dispositivo, claro, foi criado como um mod para o smartphone, mas possui bateria própria e funcionamento autônomo, podendo trabalhar sozinho, com recursos limitados, ou se conectar a outros celulares por meio do Bluetooth.

Com tantas opções, a Fantom Dynamics afirma que sua tecnologia é voltada para todo tipo de usuário, desde aqueles que desejam economizar em ligações com o uso de tecnologias de rádio, até para os já citados praticantes de esportes, frequentadores de zonas remotas ou funcionários de empresas que precisam de comunicação constante. Além disso, a empresa cita catástrofes naturais ou eventos climáticos como outro ponto positivo, uma vez que as redes de internet e mobile são as primeiras a apresentarem mau funcionamento sob condições adversas, enquanto os sinais usados pelo mod permanecem ativos e são menos suscetíveis a isso.

Tanta versatilidade também garantiu ao LINC a vitória no MotoMods Challenge, um concurso promovido pela Motorola para enaltecer ideias interessantes de acessórios para um de seus principais smartphones. O equipamento já está disponível no mercado norte-americano e custa US$ 99, cerca de R$ 350.

Continua após a publicidade

Fonte: Fantom Dynamics