Novo mod transforma o Moto Z em walkie-talkie

Por Felipe Demartini | 07 de Maio de 2018 às 11h52
Tudo sobre

A Fantom Dynamics, uma empresa especializada em comunicação bidirecional, apresentou o LINC, um mod para o Moto Z que transforma o smartphone em um walkie-talkie portátil. O acessório é capaz de se comunicar não apenas com outros dispositivos de sua categoria e celulares que possuam seu aplicativo próprio, mas também com rádios de diferentes frequências e categorias.

A ideia é entregar um sistema que permita a utilização mesmo quando não existe rede mobile ou conexão Wi-Fi disponível. Sendo assim, um de seus grandes focos é o mercado corporativo ou os praticantes de esportes, que podem se ver diante de situações em que precisam se comunicar instantaneamente a partir de áreas em que a recepção de sinal é inadequada ou inexistente.

É justamente pensando nisso que o LINC é capaz de funcionar sobre diversas redes. Ele se comunica, por exemplo, com outras redes de rádio e dispositivos do tipo, com direito até mesmo a funções adicionais como a transmissão de coordenadas, envio de mensagens de texto ou repetição de um sinal de emergência, que permanece no ar enquanto estiver ativa.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em sua rede própria, o LINC é capaz de se comunicar com outros aparelhos semelhantes em um raio de até oito quilômetros, mas o céu é o limite quando o aparelho está conectado a outras redes. O alcance é mundial no caso do uso do sinal mobile ou Wi-Fi, enquanto a compatibilidade com sistemas de comunicação sobre IP ou rádios tradicionais amplia ainda mais sua funcionalidade.

Além disso, já que o assunto é versatilidade, o LINC nem mesmo precisa de um Moto Z para funcionar. O dispositivo, claro, foi criado como um mod para o smartphone, mas possui bateria própria e funcionamento autônomo, podendo trabalhar sozinho, com recursos limitados, ou se conectar a outros celulares por meio do Bluetooth.

Com tantas opções, a Fantom Dynamics afirma que sua tecnologia é voltada para todo tipo de usuário, desde aqueles que desejam economizar em ligações com o uso de tecnologias de rádio, até para os já citados praticantes de esportes, frequentadores de zonas remotas ou funcionários de empresas que precisam de comunicação constante. Além disso, a empresa cita catástrofes naturais ou eventos climáticos como outro ponto positivo, uma vez que as redes de internet e mobile são as primeiras a apresentarem mau funcionamento sob condições adversas, enquanto os sinais usados pelo mod permanecem ativos e são menos suscetíveis a isso.

Tanta versatilidade também garantiu ao LINC a vitória no MotoMods Challenge, um concurso promovido pela Motorola para enaltecer ideias interessantes de acessórios para um de seus principais smartphones. O equipamento já está disponível no mercado norte-americano e custa US$ 99, cerca de R$ 350.

Fonte: Fantom Dynamics

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.