Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Multilaser Criativa Plus MX 002 | Mesa digitalizadora acessível e prática

Por| Editado por Léo Müller | 27 de Setembro de 2021 às 17h08

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Multi

A Multilaser é conhecida por uma vasta gama de produtos, o que inclui desde smartphones, itens de automação para casa conectada, eletroportáteis e acessórios para informática. Para diversificar ainda mais este leque de dispositivos, a marca aposta agora em mesas digitalizadoras, como a Multilaser Criativa Plus MX002.

Entre os modelos atuais, a Multilaser Criativa Plus ocupa o espaço mais premium na linha da marca brasileira, sendo um produto com área de desenho de tamanho avantajado, alta resolução (para identificar melhor os pontos de interação), botões de função personalizáveis, caneta com 8.192 níveis de pressão e compatibilidade com Windows e macOS.

Com tais recursos, a Multilaser MX002 concorre com produtos famosos do segmento, porém seu preço é um diferencial importante. A dúvida que fica é: será que a qualidade e as tecnologias oferecidas na Multilaser Criativa Plus são capazes de colocá-la na competição com modelos de grandes fabricantes do ramo? Vamos conferir!

Prós

Continua após a publicidade
  • Área de desenho grande
  • Precisão para traçados delicados
  • Caneta sem bateria
  • Comandos multimídia
  • Preço atraente

Contras

  • Cabo não é destacável
  • Drivers poderiam ser melhores
  • Desempenho mediano

Confira aqui os preços atuais da Multilaser Criativa Plus

Continua após a publicidade

Visual e especificações

A Multilaser Criativa Plus MX002 é uma mesa digitalizadora de tamanho médio, que chama atenção pela variedade de funcionalidades. O acabamento todo na cor preta com alguns detalhes em tom de cinza claro tem uma composição harmônica, porém seu brilho é apagado com pela combinação um tanto simples, que fica evidente também pela qualidade dos materiais mais modestos.

Os botões posicionados ao lado da superfície interativa estão inseridos em uma área retangular que tem acabamento em black piano. Em um primeiro momento, a impressão que temos é de um produto razoável, mas o excesso de botões implica em teclas pequenas que dividem o espaço apertado. Assim, além de serem difíceis de memorizar, os botões brigam num layout pequeno.

Continua após a publicidade
  • Dimensões (L x C x E): 36,0 x 24,0 x 1,15 cm
  • Área ativa (L x C): 25,5 x 15,5 cm
  • Peso: 687 g

Na área principal, a Multilaser incluiu duas áreas distintas, delimitadas por pequenos riscos num tom de cinza claro. A grande área principal é a de desenho, mas a outra não tem uma funcionalidade específica, sendo que não há qualquer menção a tal recurso no manual do produto. Acima da área ativa, a fabricante inseriu vários comandos multimídia, algo bem inusitado.

Perto das teclas de função, a Multilaser incluiu o nome do produto que fica piscando com LEDs na cor azul. Este ícone luminoso não tem qualquer função útil e não encontramos configuração para desligar a iluminação. Embaixo, a Multilaser Criativa Plus tem quatro pezinhos emborrachados para garantir a estabilidade do produto.

Continua após a publicidade

Mesa digitalizadora da Multilaser pode ser conectada ao PC através de uma porta USB 2.0. Diferente de outros aparelhos, esta mesa digitalizadora não tem cabo destacável, o que certamente seria uma configuração bastante útil, já que acidentes acontecem, e o cabo pode apresentar problemas eventualmente.

Diferenciais diversos

A Multilaser Criativa Plus tem uma superfície lisa de boa qualidade, com resolução de 5.080 linhas por polegada, o que a coloca na frente de alguns produtos famosos do mercado. Além disso, mesmo com o preço reduzido, a Multilaser incluiu aqui uma caneta com 8.192 níveis de pressão para um traçado de maior precisão.

Continua após a publicidade

Vale notar que a caneta da Multilaser MX002 não necessita de baterias e é totalmente sem fio. A caneta tem dois botões na lateral (um que atua como botão direito do mouse e outro que pode ser personalizado). Ela vem com 10 pontas reserva para eventuais reposições.

Experiência de uso

A Multilaser Criativa Plus é compatível com Windows e macOS, mas ela não funciona sem os drivers oficiais. Felizmente, a fabricante incluiu o driver diretamente no produto, sendo que ao conectar pela primeira vez, o navegador de arquivos é aberto e exibe uma pasta com o arquivo executável.

Na instalação do driver oficial, logo percebemos que esta mesa digitalizadora não é desenvolvida no Brasil, sendo uma versão produzida por outra empresa e remarcada, uma vez que nem mesmo o software está disponível em Português do Brasil.

Continua após a publicidade

Apesar deste detalhe, o driver é fácil de compreender, graças à presença de uma opção de interface em Português de Portugal. Há ferramentas para ajustar a sensibilidade, o comando do botão da caneta (só é possível alterar a função do botão superior), a área de mapeamento do sistema, as configurações dos botões de atalho e uma área para testar os níveis de pressão.

Nas teclas dedicadas, você pode alterar o comportamento de cada botão, porém como cada um já vem com uma letra gravada na própria mesa digitalizadora, é possível que algumas modificações causem certa confusão em um primeiro momento. Os botões da caneta funcionam bem, mas, em alguns softwares, o botão direito do mouse (ativado na caneta) não funcionou em nossos testes.

Em nosso review, usamos o pacote Affinity, que funciona bem com outras mesas digitalizadoras. Os resultados com a Multilaser Criativa Plus MX002 foram satisfatórios, mas notamos alguns atrasos nos desenhos em determinadas situações, talvez por conta do driver mal otimizado. Essas foram situações raras, mas fica o relato para caso alguém tenha note problemas similares.

Continua após a publicidade

Apesar de alguns inconvenientes, a Multilaser MX002 entrega boa precisão no traçado e permite usar os diferentes níveis de pressão sem quaisquer dificuldades. A área de desenho de dimensões avantajadas permite um traçado mais livre, sendo que os materiais usados no produto garantem boa interação entre caneta e superfície.

Ficha Técnica

  • Modelo: Multilaser Criativa Plus MX002
  • Cor: preta
  • Área ativa: 25,5 x 15,5 cm
  • Ergonomia: destro e canhoto
  • Caneta: não necessita pilhas ou baterias e tem 2 botões
  • Velocidade de leitura da caneta: 233 pps
  • Níveis de pressão: 8.192
  • Resolução: 5.080 lpi
  • Botões: 10 teclas de pressão + 12 atalhos multimídia
  • Conexão: USB 2.0
  • Sistemas compatíveis: Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 / Mac OS X 10.12 ou mais recente
  • Dimensões: 36,0 x 24,0 x 1,15 cm
  • Peso: 687g
Continua após a publicidade

Conclusão

A Multilaser Criativa Plus é uma mesa digitalizadora voltada para desenhistas que buscam uma ferramenta de trabalho com preço acessível, mas que ainda prezam por uma grande gama de facilidades. Para se destacar frente aos principais nomes do mercado, a Multilaser aposta em especificações mais ousadas, como a área de desenho de alta resolução e a caneta com muitos níveis de pressão.

Apesar de ser um produto funcional e suficiente para ilustradores menos exigentes, fica evidente que o produto da Multilaser peca por um driver de baixa qualidade e que pode ter alguma dificuldade para interação com determinados softwares. Assim, é preciso ter paciência para aprender os macetes do produto e sempre salvar o trabalho para evitar eventuais problemas.

Continua após a publicidade

No todo, a Multilaser Criativa Plus se destaca por ser um produto de qualidade razoável e pelo preço competitivo, com ofertas que variam de R$ 300 a R$ 400. Mesmo com o tamanho avantajado, os vários botões personalizáveis e o custo baixo, nossa recomendação ainda vai para a Wacom Intuos S que, apesar de ser menor, tem um valor parecido e apresenta melhor funcionalidade.

Ficou interessado na Multilaser MX 002? Aproveite para comprá-la em promoção: