Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Logitech K835 TKL | Teclado para o dia a dia com preço premium

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Maio de 2021 às 16h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Logitech

A Logitech tem um portfolio de produtos bem variado, com periféricos que vão desde os teclados, mouses, headsets e webcams, até chegar em controles, volantes e peças de simuladores. No entanto, engana-se quem enxerga a marca apenas como uma fabricante de periféricos focados neste nicho mais voltado aos jogadores.

Ainda que muitos de seus dispositivos sejam focados nos gamers, a marca ainda tem uma variedade de aparelhos voltados para outros segmentos, incluindo componentes para uso com smartphones e tablets, bem como produtos para o consumidor que preza por acessórios de informática que sejam de qualidade para incrementar a produtividade do dia a dia.

É o caso do Logitech K835 TKL, um teclado do tipo mecânico que se destaca pelo tamanho compacto e a qualidade de construção. Com corpo em alumínio e um acabamento invejável, o produto se destaca entre os concorrentes pelo design minucioso.

Continua após a publicidade

Apesar de uma série de vantagens que vamos abordar durante este review, o K835 também é marcado pelo preço, que fica um tanto fora do orçamento do consumidor que não se encaixa no perfil gamer. Assim, a dúvida que permanece é: será que o consumidor está disposto a um alto investimento para incrementar o conforto na digitação?

Prós

  • Digitação confortável
  • Construção de qualidade
  • Switches mecânicos
  • Design elegante

Contras

Continua após a publicidade
  • Ausência de retroiluminação
  • Preço elevado

Design, construção e conectividade

Compacto, discreto e confortável. Este é o Logitech K835. Para quem está cansado de opções extravagantes, ele certamente chama a atenção. A base do produto toda em alumínio com revestimento prateado é bastante chamativa, mas ao mesmo tempo não é algo que destoa de ambientes minimalistas.

Com curvas acentuadas nos quatro cantos, este modelo tem um toque de sofisticação, que o deixa bem integrado com um desktop ou um laptop. É importante não deixar se enganar pelas imagens, pois as teclas deste periférico são na cor zinca escura, mais tendendo para um tom de chumbo, o que acaba criando um visual harmônico com a base.

Continua após a publicidade

O Logitech K835 TKL é um teclado bem compacto e mede apenas 35,5 cm de largura, 12,7 cm de profundidade e apenas 3,63 cm de altura. Sua característica diminuta se deve ao fato de ele não contar com o já habitual teclado “numérico” — o chamado “Design Tenkeyless”, daí o TKL. Assim, ele é voltado para ambientes com pouco espaço ou para quem realmente não fazem a mínima questão dessas teclas adicionais.

Ao olhar pela lateral do produto, podemos ver que ele tem um posicionamento de teclas diferenciado: com cada linha distribuída em alturas distintas e uma leve curvatura. A ideia aqui é garantir conforto no uso prolongado, algo que efetivamente fez diferença nos testes que efetuei com o produto.

Importante pontuar justamente a questão da altura reduzida na parte frontal do produto e o leve desnível avantajado na parte traseira, que garantem uma inclinação suave para a digitação. Detalhe: justamente por conta desse design único, as luzes de indicação de “Caps Lock” e “Scroll Lock” ficam escondida atrás das teclas.

Continua após a publicidade

Por baixo das teclas temos o mecanismo de ativação, que é realizado através de switches mecânicos vermelhos do tipo GL Linear. Esses componentes são silenciosos — ou seja, não fazem clique na ativação — e são ativados com pouca força. O registro das teclas é feito com apenas 1,5 mm, então é possível digitar com rapidez e repetir várias vezes uma mesma tecla com os registros feitos de forma imediata.

As teclas contam com um material na superfície que parece ser uma textura emborrachada, o que dá boa aderência e garante um toque suave. Para este review, eu fiz testes por um curto período (cerca de uma semana), então não foi possível ter uma noção quanto à durabilidade, mas a fabricante promete até 50 milhões de cliques e impressão de caracteres moldados que não desbotam.

Na parte inferior do produto, a fabricante instalou dois “pezinhos”, um em cada lado, sendo estes itens responsáveis pela regulagem de altura. Tais componentes trazem base emborrachada, para garantir melhor aderência do teclado até mesmo em superfícies de vidro.

Continua após a publicidade

Atrás do teclado, a fabricante inseriu o cabo de material emborrachado, que infelizmente não é do tipo removível. Este componente tem uma estrutura reforçada que garante a durabilidade, então dificilmente será necessária uma substituição.

O cabo do Logitech K835 conta com conexão USB convencional, ou seja, USB do Tipo-A. Todavia, o maior inconveniente é o comprimento de apenas 1,5 metro, que pode ser curto para algumas situações.

Logitech K835 tem RGB?

Aqui há uma informação importante a qual você deve prestar atenção. Apesar de ser um teclado do tipo mecânico, o Logitech K835 TKL não utiliza sistema de retroiluminação. Não se trata da ausência de função RGB, mas da inexistência de qualquer cor de fundo nas teclas.

Continua após a publicidade

A característica de retroiluminação não necessariamente deve estar ligada ao fato de um teclado usar switches mecânicos, tampouco deve ser algo exclusivo do segmento “gamer”, mas sim deve ser considerada em todo produto de alto valor, uma vez que é uma facilidade para o consumidor.

Sem o sistema de luzes, a utilização do teclado no escuro pode ser um pouco mais complicada, o que pode exigir também a ativação de luz ambiente. Fato é que um teclado com retroiluminação não implica no uso constante ou permanente da função, mas o importante é a marca oferecer o recurso e o usuário decidir se vai ou não manter as luzes ligadas.

Teclado numérico e funções

Continua após a publicidade

Esse tipo de produto “compacto” já é bem comum, mas, para não perder a versatilidade, a fabricante poderia adotar um sistema alternativo para situações em que o usuário precisa de um teclado numérico, algo que seria facilmente contornado com a inclusão desses números inseridos em outras teclas e ativados através da tecla Função (fn).

Devido ao tamanho reduzido, o Logitech K835 também não dispõe de espaço físico suficiente para comportar teclas dedicadas para outras funções muito requisitadas, como é o caso de atalhos multimídia que são muito utilizados no dia a dia. Todavia, a fabricante contorna tal adversidade: essas funções são acessíveis nas teclas que vão de F5 até F11.

Via de regra, para usar esses comandos é preciso pressionar “fn + função desejada”. Contudo, a melhor parte é que é possível manter alguns recursos especiais ativados por padrão, ou seja, sem que seja necessário usar a tecla fn a todo instante. Para tanto, basta pressionar “fn + Esc”, de modo que as funções alternativas ficam ativadas por padrão.

Continua após a publicidade

O inconveniente: se você precisar usar atalhos que usam alguma tecla de F1 até F12 — como um simples comando do tipo “Alt + F4” —, é preciso usar o comando Fn junto, ou seja, todas as demais combinações que você já usa por padrão acabam ganhando uma tecla adicional no combo.

Ainda sobre a questão da ausência de algumas teclas, é válido observar que os comandos “Scroll Lock” e “Print Screen” foram excluídos do produto, de modo que tais recursos só podem ser ativadas com os atalhos agregados nos botões “Home” e “Insert”, sendo que esses itens não são trocados com o uso do esquema supracitado.

Ergonomia

O Logitech K835 TKL é um teclado bem confortável e bastante robusto para o uso no dia a dia. O ajuste de altura na parte inferior do produto é bastante conveniente, mas seria interessante se o produto tivesse dois níveis de regulagem, garantindo maior conforto para diferentes usos.

Continua após a publicidade

Além disso, se você é um usuário que já está habituado a utilizar teclados com apoio para os pulsos, talvez haja uma pequena estranheza num primeiro uso, uma vez que é preciso apoiar os braços na mesa. No entanto, é válido frisar que o produto não causa desconforto, mesmo após longas sessões de digitação.

Uma característica que vale ser observada é o layout das teclas. O Logitech K835 TKL não usa o padrão ABNT 2, sendo que temos aqui uma disposição de teclas comum nos Estados Unidos. Isto não deve ser um problema se você já está acostumado com o modelo US, bem como a adaptação não é um grande problema, mas a falta de teclas dedicadas para alguns caracteres comuns no Brasil torna a digitação mais trabalhosa.

Para este review, eu também utilizei o produto para alguns jogos e o resultado foi muito satisfatório. Em meus testes, eu joguei principalmente games do tipo FPS, como Resident Evil 7, sendo que o desempenho do Logitech K835 foi excelente. Mesmo em partidas longas de três ou quatro horas, o layout e a disposição das teclas não causa qualquer desconforto.

Continua após a publicidade

Importante mencionar que não é preciso instalar nenhum driver e nem há qualquer software necessário. Vale frisar ainda que a fabricante cita apenas a compatibilidade com Windows 10, 8 e 7, porém eu testei o produto no MacBook e ele funcionou sem problemas, inclusive foi possível usar as funções especiais do MacOS, ainda que elas estejam todas fora de posição, obviamente.

O Logitech K835 TKL é um teclado bonito, resistente e compacto, sendo muito confortável para o uso no dia a dia, mas a ausência de retroiluminação e o preço elevado do periférico não fazem dele a opção mais recomendada.

Concorrentes Diretos

Agora que já falamos sobre as principais qualidades e limitações do Logitech K835 TKL, vale uma pausa para analisarmos como ele se posiciona no mercado. Primeiro, é importante comentar que, no momento da publicação deste review, este teclado estava disponível nas melhores ofertas por R$ 377 para pagamento à vista. Contudo, via de regra, o preço do K835 costuma variar na faixa dos R$ 400 a R$ 500.

Pensando nesta faixa de valor e em produtos com características similares e de qualidade parecida, temos o Cooler Master CK530, que apesar de custar cerca de R$ 430 reais em promoções, é um produto que traz alguns recursos bem-vindos, como o sistema de iluminação RGB, cabo de 1,8 metro e apoio para os pulsos, porém ainda temos aqui um produto com layout americano.

Já se você quer um modelo compacto de alta qualidade para incrementar produtividade do dia a dia, uma boa opção é o HyperX Alloy Origins Core. Este periférico já tem o padrão ABNT 2, também vem com sistema de retroiluminação e dispõe das teclas Print Screen e Scroll Lock, por exemplo, mas com um preço um pouco elevado: R$ 499,90.

Conclusão

O teclado Logitech K835 TKL é um produto que se destaca pela proposta ao aliar tamanho compacto e boa qualidade de construção. Contudo, conforme pontuado ao longo desta review, este modelo tem alguns inconvenientes que podem incomodar o consumidor em sua rotina, como é o caso do layout americano, a ausência de algumas teclas e a falta de um apoio para os pulsos.

Além disso, é importante pontuar que a inexistência de um sistema de retroiluminação acaba “jogando contra” o dispositivo, uma vez que ele não se prova tão versátil quanto seus principais concorrentes. Por fim, há uma questão crucial a ser pontuada: este periférico mira no público mais casual, que geralmente não está disposto a investir um valor muito alto em um teclado.

Sendo assim, seja por conta dos pontos negativos apresentados ou pelo preço exagerado, nós não recomendamos a compra do Logitech K835 TKL, uma vez que há opções mais adequadas e versáteis para o usuário exigente que custam pouca coisa a mais, bem como há inúmeros modelos mais baratos de outras marcas que devem atender perfeitamente ao consumidor que só quer um produto para uma digitação confortável.

Gostou do Logitech K835? Então, confira a oferta que separamos para você no link abaixo: