Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o case de celular inteligente que protege o aparelho de quedas

Por| 29 de Junho de 2018 às 14h34

Link copiado!

Tech Crunch
Tech Crunch

Acidentes com smartphones são mais frequentes do que se imagina, e o gelo na espinha que sobe quando se vê o aparelho caindo é uma sensação no mínimo desesperadora – em especial quando o dispositivo é conseguido com um dinheiro suado e pagado em infinitas prestações. As quedas são as que mais ocorrem quando se fala de aparelhos móveis, já que são usados frequentemente, uma vez que as pessoas os mantém em mãos quase que todo o tempo.

Pensando nisso, foi desenvolvida uma espécie de airbag para smartphones, um aparato que pode auxiliar o aparelho em quedas e amortecer ativamente o dispositivo. Essa engenhoca é fruto da imaginação de Philip Frenzel, um engenheiro da Universidade da Aalen, na Alemanha. Tal ideia até mesmo lhe concedeu o prêmio máximo da Sociedade Alemã de Mecatrônica – uma felicitação que leva em conta projetos do país inteiro.

O que levou Frenzel a desenvolver esse gadget foi, basicamente, o rompimento estético que se alastra pelos smartphones quando eles caem e racham seu corpo ou, pior, a sua tela. Assim sendo, ele se focou em construir um aparelho que ajudasse o celular quando este está em perigo, desenvolvendo um mecanismo de ativação por sensores que detectam quando o telefone está em queda livre, e é ativado automaticamente.

Continua após a publicidade

A princípio, Frenzel realmente pensou em instalar um derivado de airbag em um smartphone, e chegou a considerar alternativas baseadas em espuma e muitos outros materiais, mas nenhuma dessas opções eram práticas. Então ele pensou em molas... E eureca! O dispositivo que você vê abaixo é o resultado do trabalho do pesquisador alemão: um aparente case normal de celular, mas que contém oito encaixes de metal em suas bordas, as quais se desprendem quando ativadas pelo sensor de queda, e protegem o aparelho móvel do impacto.

Semelhantes a pernas, o aparato suaviza o baque de maneira significativa quando o smartphone atinge o concreto. A ideia é que, quando o usuário recolher o celular caído, ele não tenha sido danificado severamente, bastando apenas dobrar os encaixes nas bordas para dentro dos slots na case novamente.

E caso esteja se perguntando como o gadget funciona quando está no bolso da pessoa, vale ressaltar que ainda há aprimoramentos a caminho. Especula-se, por exemplo, que um sensor de proximidade será implantado no case, para assim ele identificar quando está em um ambiente seguro de quedas ou não. Frenzel, inclusive, já solicitou patente do produto e até começou seu próprio merchandising com camisetas contendo o logotipo da invenção. Agora só falta o Kickstarter!

Continua após a publicidade

Fonte: Tech Crunch