Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber se o carregador do iPhone é original da Apple?

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Maio de 2022 às 08h02

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

Desde que a Apple deixou de fornecer carregadores na caixa dos iPhones em 2020, os usuários foram obrigados a comprar o acessório separadamente. Para quem opta por adquirir os produtos fora da loja oficial da marca, o Canaltech explica como diferenciar uma peça original de um item falsificado para não acabar levando para casa um produto que pode danificar seu celular ou mesmo causar acidentes mais graves.

Apesar dos valores mais acessíveis, os carregadores paralelos têm qualidade extremamente inferior. Além de ter a velocidade de carregamento até duas vezes mais lenta, o produto falsificado pode danificar o dispositivo e até dar choques nos usuários ou causar incêndios.

Para evitar “comprar gato por lebre”, é necessário ficar atento a certos detalhes ao adquirir o acessório para o iPhone. Veja algumas dicas que podem ajudar a descobrir se o produto é original ou falsificado.

Continua após a publicidade

Informações na embalagem

Alguns detalhes na caixa do carregador do iPhone podem revelar se o produto é legítimo ou uma imitação. Por exemplo, os acessórios originais da Apple ou fabricados por empresas parceiras sempre trazem o selo “Made For iPhone”, ou apenas “MFi”.

Outro item que deve ser notado são os códigos de barras na parte inferior da caixa. Por motivos desconhecidos, alguns acessórios paralelos incluem dois códigos de barras na embalagem do produto.

Continua após a publicidade

Os manuais do usuário também são uma forma simples de descobrir a origem do carregador. Os modelos genuínos da Apple trazem guias com encadernação profissional, enquanto os modelos falsificados usam grandes grampos.

Além de tudo isso, é importante ficar atento a possíveis erros de digitação e diagramação dos textos. Os falsificadores costumam colocar informações incorretas ou adicionam espaços extras nas descrições dos acessórios.

Detalhes do carregador

Continua após a publicidade

Os produtos originais da Apple são conhecidos pelo alto nível de acabamento e detalhes técnicos. Basta um olhar mais atento para notar que os modelos paralelos têm um grau de qualidade bem inferior e pecam em vários detalhes.

Etiqueta de certificação

Assim como os cabos originais, os carregadores trazem as informações gravadas a laser na cor cinza. As peças falsificadas podem usar tintas mais escuras, ter alguns erros na pintura e colocar os dados de forma desalinhada.

Os acessórios legítimos mais recentes trazem o logo da Apple no centro da parte superior e a mensagem “Design by Apple in California”. Além da potência em watts no canto esquerdo, é comum a presença do ícone de proibido jogar no lixo e do selo de segurança CE.

Continua após a publicidade

Os adaptadores produzidos pela Apple ou empresas parceiras também devem trazer dados sobre o número de série do acessório, amperagem e o país de origem da fabricação.

Estrutura do carregador

Os carregadores originais para iPhone são feitos com materiais resistentes e todas as peças que formam o produto estão perfeitamente alinhadas. Bem como, os pinos são bem fixados à estrutura do acessório.

Continua após a publicidade

Do outro lado, os modelos paralelos possuem um acabamento mais frágil e as estruturas podem ser ocas. Bem diferente das peças legítimas, os pinos são de baixa qualidade e não estão bem fixados na base do carregador.

Sempre compre acessórios de lojas e marcas oficiais

A forma garantida de comprar um carregador ou outro produto original da Apple é nas lojas físicas ou virtual da marca. Os usuários também podem escolher comprar itens vendidos e entregues por grandes varejistas, sendo possível encontrar modelos que variam de 5 a 20 W de potência.

Continua após a publicidade

Para quem sempre busca por alternativas, a orientação é procurar por acessórios de empresas parceiras com certificado MFi. A Anker, a Belkin e a i2Go são algumas das que possuem lojas oficiais no Brasil.

Caso tenha comprado um carregador falsificado por engano, nunca teste o acessório para evitar danificar o iPhone. Se possível, tente entrar em contato com o vendedor para devolver o produto.

Descobriu como diferenciar um carregador original do iPhone de um modelo falsificado? Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas que precisam saber essas dicas sobre produtos paralelos da Apple.

Fonte: Apple (1,2), Verified, Top Marque, Informatique Mania