24

Crie seu próprio sistema de segurança caseiro com uma simples webcam

Por Joyce Macedo RSS | 26.11.2012 às 09h05

Casa e cameras

Se você tem algum motivo para desconfiar (ou apenas prevenir) que algo errado está acontecendo na sua casa ou em seu estabelecimento de pequeno porte, fique atento a essa dica.

Criar o seu próprio sistema de monitoramento caseiro é bem mais fácil do que você imagina. São necessários apenas alguns itens: 

  • Um software chamado iSpy: você pode realizar o download gratuito e seguro do iSpy aqui. Ele é um programa de código aberto que tem uma história divertida. Originalmente, o programa foi criado para capturar imagens de fantasmas e OVNIs, pode acreditar! Mas agora ele ganhou essa utilidade que, convenhamos, é bem mais interessante.
  • Um computador: mas ele terá que funcionar em um regime de 24 horas por dia e 7 dias por semana. Assim, ele vai acompanhar as webcams, enviar alertas e executar o software de reconhecimento.
  • Uma webcam, microfone e alguns cabos: para que o software faça seu trabalho você vai precisar de, pelo menos, uma câmera. Pode ser a sua webcam velha de guerra mesmo, mas o iSpy trabalha com quantas câmeras e microfones você conseguir conectar ao computador.

O mais legal é que, em tempos de mobilidade, você pode acessar e controlar suas câmeras e microfones utilizando seu iPhone, Android ou Windows 7 Mobile. Para criar um sistema de segurança caseiro mais simples com o iSpy siga o procedimento abaixo:

1. Adicione a (s) câmera (s)

Após fazer o download do iSpy, clique com o botão direito em uma área vazia do iSpy e selecione a opção 'Add camera'. Depois, em 'Local Device', selecione uma câmera USB que já esteja conectada ao seu computador, ela será seus olhos enquanto está fora de casa.

Clique em 'Ok' e você verá as configurações da câmera principal. A partir daí você pode personalizar as suas zonas de detecção, as condições de alerta, as configurações de gravação, opções de upload para o YouTube e os detalhes das gravações agendadas.

iSpy configuração de câmeras

2. Detecção de movimento

Selecione a guia 'Motion Detection' e você poderá adicionar e controlar as áreas monitoradas por meio dos movimentos. Basta desenhar retângulos na área de visualização para adicionar as seções que você deseja que sejam monitoradas. Na visualização ao vivo, você verá uma barra azul e uma linha verde, que mostram a detecção de movimento e seus níveis. Ajuste a sensibilidade para controlar a quantidade de movimento necessário para que você seja avisado sobre ele.

iSpy_detector de movimentos

3. Configurar alertas

Nessa fase é possível determinar os tipos de alerta que você deseja que o software emita para você. Eles podem ser baseados em movimentos, detecção de rosto, número de objetos no enquadramento ou até mesmo falta de movimento. Você escolhe se deseja que a máquina lhe envie um SMS com o alerta, um e-mail ou um tweet quando detectar algo errado.

Mas vale lembrar que para utilizar esse último recurso é preciso ter uma conta devidamente cadastrada no iSpy Connect, e a opção ligada ao SMS precisa que você tenha uma versão paga da conta.

iSpy_criar alertas

4. Gravando as imagens

Para gravar um vídeo, vá até a guia 'Recording' e selecione 'Record on Movement' ou 'Record on Alert' - o primeiro para as movimentações suspeitas e o segundo para os alertas emitidos. A configuração padrão, que já é selecionada quando você clica na aba, é a ideal. Mas, caso você queria mudar algo, como o tipo de arquivo da gravação, esse é o momento. O codec H.264 consome cerca de 20 MB por minuto.

iSpy_gravando

5. Microfones 

Você adiciona microfones ao seu sistema da mesma forma como adicionou as câmeras. Clique em 'Add microphone', selecione a opção para adicionar um microfone local caso a sua webcam já venha com um embutido. Agora você poderá definir a sensibilidade do microfone e dos alertas (você pode ser acionado com o som de um cachorro latindo, por exemplo) e também definir as gravações.

iSpy_microfone

Agora que você já definiu todas as suas preferências e posicionou suas câmeras e microfones devidamente, quando algum movimento ou som for detectado, o sistema grava o vídeo e disponibiliza na rede. Assim você pode assisti-los de qualquer lugar. Basta acessar o site do iSpy  em qualquer computador, usando o seu login, ou até mesmo ver as gravações a partir do seu aparelho mobile.

iSpy para Android

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL