Netflix tem centenas de categorias “ocultas” – saiba como encontrá-las

Por Felipe Demartini RSS

Netflix

As categorias de organização de filmes da Netflix são um espetáculo à parte. Quem passa muito tempo assistindo a filmes e seriados na plataforma sabe que elas podem muitas vezes ser genéricas e básicas, como simplesmente “ação” ou “comédia”, até bastante específicas, com “filmes com mulheres fortes” ou “romances de época baseados em livros dos anos 80”. Tudo depende de um algoritmo avançado, que detecta o que o usuário gosta de acordo com o que ele já viu, e sugere mais e mais coisas para aumentar o engajamento.

Quando acessamos a rede, entretanto, vemos apenas uma meia dúzia deles, ao lado de sugestões específicas baseadas em títulos específicos e os novos lançamentos da plataforma. O que pouca gente sabe é que essas categorias, sejam elas abrangentes ou restritas, estão sempre lá e são parte constante da curadoria do Netflix, por mais que tenhamos um algoritmo controlando exatamente quais aparecem para nós.

Tudo, porém, pode ser visualizado de maneira simples utilizando-se apenas a barra de endereços do seu navegador. Basicamente, a URL padrão que dá acesso aos gêneros é www.netflix.com/browse/genre/####, sendo que os últimos quatro caracteres se referem ao número da categoria a ser exibida.

Netflix

973, por exemplo, dá acesso a filmes de ficção científica alienígena baseados em livros, com nomes como “Guerra dos Mundos”, “Planeta dos Macacos” e “O Enigma do Outro Mundo”. Já 798 permite acessar todo o catálogo de produções nacionais presentes no Netflix. Dá também para buscar por diretores, com 4535 exibindo tudo o que o serviço traz de Francis Ford Coppola, ou atores, como o código 2363, que concentra tudo o que tem Reese Witherspoon no elenco.

Mas aqui, estamos falando de categorias “normais”. Existem também aquelas um tanto quanto bizarras, como as “histórias satânicas dos anos 80” (4856) ou os “filmes de não-ficção sobre esqui” (4437). Existem também aquelas seleções bastante específicas, como uma que traz apenas produções com espadachins (1191), longas militares violentos baseados em fatos reais (1392) ou uma seleção apenas com obras que falam sobre amadurecimento e foram baseadas em livros (2968).

Muitas das seleções acabam soando engraçadas, e o próprio Netflix sabe disso. No último dia 1º de abril, para pregar peças em seus usuários, mas sem perder o mote de classificar filmes, a empresa criou categorias tão específicas e esquisitas que é uma pena que elas não possam mais ser acessadas. De acordo com seu gosto e históricos, usuários poderiam ver indicações de filmes com os “melhores bigodes”, “reality shows de pessoas que não têm noção da realidade” ou até mesmo “filmes com frutas, vegetais e fungos”.

Netflix Nicholas Cage

Felizmente, navegar pelas categorias do Netflix pode não ser um processo de tentativa e erro. É claro, você sempre pode digitar números aleatórios para ver no que vai dar, mas existem dois sites que podem facilitar sua vida nesse sentido. O primeiro é o What’s On Netflix, que trabalha com indicações baseadas no acervo do serviço, e traz uma lista de gêneros em ordem alfabética. Vale a pena conhecer também o NetflixCodes.me, que além de categorias básicas, possui também um randomizador para facilitar a vida de quem passa mais tempo escolhendo o que vai assistir do que efetivamente fazendo isso.

Entretanto, vale notar que os códigos podem variar de região a região. Ao acessar uma categoria de filmes cujo acervo não existe no Brasil devido a questões de licenciamento, por exemplo, você receberá uma mensagem de página indisponível, enquanto em outros casos, determinadas organizações podem nem estarem disponíveis por aqui.

A tática só pode ser utilizada na versão para PCs do Netflix, afinal de contas, exige a digitação de URLs para funcionar. Entretanto, nada impede que você localize gêneros, encontre filmes e anote os nomes para pesquisa em seu dispositivo móvel ou console de video game, por exemplo, ou simplesmente acrescente produções em sua lista para, quem sabe, assisti-las um dia. O poder é todo seu.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar