Como instalar e gerenciar extensões no Google Chrome

Por Bruna Rasmussen RSS | 20.07.2013 às 12h17

Google Chrome

Por que usar o Google Chrome apenas para navegar na web quando você pode tirar o máximo proveito dele usando extensões? Como uma espécie de mini aplicativos, as extensões facilitam o seu dia a dia na web e integram centenas de funções. Há desde extensões para o DropBox e para gerenciadores de favoritos como o Xmarks até ferramentas para salvar o seu histórico e ouvir rádio no navegador.

O próprio Google mantém uma página exclusiva contendo milhares de extensões para você otimizar o uso do navegador. Saiba como adicionar esses mini aplicativos ao Chrome e como gerenciá-los.

Como adicionar extensões

Para descobrir e instalar novas extensões, você deve ir à Chrome Web Store. Lá você pode encontrar diversas categorias de mini aplicativos e escolher as que podem ajudar você. Ao clicar em uma delas você tem acesso a todas as informações da extensão, bem como reviews dos usuários. Basta então clicar em “Add to Chrome”, botão localizado no canto superior direito, e clicar “Add” na caixa de confirmação que será mostrada.

Extensões do Chrome

A extensão será instalada automaticamente e o melhor de tudo é que o Chrome não precisa sequer ser reiniciado para que ela comece a funcionar. O botão da extensão é adicionado na barra do seu navegador e você já pode começar a usá-la.

Extensões do Chrome

Algumas delas, após a instalação, abrem automaticamente uma janela de configuração onde você poderá fazer ajustes para que elas funcionem de acordo com as suas necessidades.

Como gerenciar extensões

Todas as extensões que você tem instaladas no Google Chrome podem ser gerenciadas por meio do botão lateral do Google, conforme mostra a imagem. Neste menu você deve clicar em “Ferramentas” e, em seguida, em “Extensões”. 

Na janela que é aberta, você pode ver todas as extensões que foram adicionadas e gerenciar cada uma delas. É possível visualizar as opções e preferências de cada uma, bem como habilitá-la ou desabilitá-la e removê-la do seu Chrome.

Extensões do Chrome

Modo do desenvolvedor

Na página há ainda um botão chamado “Modo do desenvolvedor”. Voltado para usuários um pouco mais experientes e que gostam de ver coisas novas, é a partir desse modo que é possível carregar extensões que ainda estão em desenvolvimento, compactar e atualizar todas as que estão instaladas.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL