Segredo para liberar espaço no seu iPhone pode estar no cache

Por Redação

iPhone 6 6s

Lidar com espaço é sempre um drama para donos de iPhone, ainda mais aqueles que precisam fazer com que os míseros 16 GB do modelo mais simples rendam por muito tempo. Já discutimos algumas técnicas que podem ajudar nesta árdua tarefa, mas sempre é possível ir ainda mais além — principalmente quando você percebe que o iOS simplesmente engole alguns megas sem qualquer explicação aparente. Quem nunca apagou todo o conteúdo de um aplicativo e saiu xingando a Apple quando percebeu que o app ainda estava consumindo espaço?

Pois a culpa disso é do cache. Assim como em um computador, o iPhone e o iPad também vão armazenar alguns dados para facilitar a vida do usuário, evitando que ele tenha de baixar dados novamente caso volte àquele conteúdo. Só que essa ajudinha também vira dor de cabeça quando começa a acumular informações que não são mais necessárias e você não tem ideia do que fazer para apagá-las. O iOS até tem uma limpeza automática, mas ela não é tão eficiente e nem tão útil assim.

Por sorte, existem alguns aplicativos que fazem todo esse trabalho sujo. E um dos que mais se destaca nesse sentido é o Battery Doctor. Apesar de seu foco ser mesmo na bateria, como o nome sugere, ele traz outras pequenas ferramentas para melhorar o desempenho do dispositivo, incluindo a limpeza do cache e otimização do uso de memória.

Limpeza cache

Para começar a faxina em seu iPhone, vá à App Store e baixe o aplicativo. Só fique atento ao app que você vai baixar, uma vez que há uma série de clones e outros programas semelhantes — incluindo alguns com o mesmo nome, mas feitos por outros desenvolvedores. Para facilitar sua vida, fique atento ao subtítulo "Master of Battery Maintenance", como mostra a imagem acima.

Feito isso, vamos pôr as mãos na massa.

Passo 1

Já dentro do aplicativo, selecione a segunda opção, indicada por uma pequena vassoura ao lado do indicador que mostra o quanto de espaço está disponível. Basta clicar na linha em que está escrito "Clean Now".

Limpeza cache

Passo 2

Feito isso, você vai ser levado a uma nova tela, desta vez mostrando a quantidade de lixo armazenado. Clique no botão "Clean up cache" e você verá uma mensagem de alerta, que avisa que a limpeza vai remover alguns dados temporários de seus aplicativos, o que pode incluir o progresso de seus jogos e outros dados armazenados em cache em outros apps. Por isso, os próprios desenvolvedores dizem que é recomendado fazer a faxina apenas quando você não tiver mais espaço em seu iPhone.

Limpeza cache

Se for esse o caso, confirme e siga em frente. Então, basta esperar para que todos os dados de cache sejam apagados, liberando um espaço importante em seu iOS. Caso ache necessário, repita a operação mais algumas vezes para otimizar o resultado e eliminar qualquer resquício que tenha sido deixado para trás.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar