10

Como configurar uma rede sem fio

Por Pedro Cipoli RSS | 06.09.2012 às 20h40

Cabo de Rede

Comprou um roteador novo e não quer que ninguém acesso a sua rede sem fio? Confira todos os passos simples para proteger a sua internet e as configurações presentes na maioria dos modelos que são encontrados à venda para proteger o seu sinal.

Cisco Linksys E2500

Passo 1: Acessando ao roteador

Acessar o roteador não é uma das tarefas mais intuitivas que existem. Usualmente, o usuário deve olhar na parte de baixo do aparelho, onde aparece o endereço de acesso que deve ser digitado no navegador. Normalmente é algo como 192.168.1.1 ou 192.168.0.0, mas varia de fabricante para fabricante. Em nosso exemplo, utilizamos um Linksys E2500 da Cisco e o número é 192.168.1.1.

Cisco Linksys E2500

Como configurar seu roteador sem fio

De posse deste número, digite-o na barra de endereços do navegador e pressione Enter. Logo, as credenciais de acesso serão solicitadas. Elas aparecem junto ao endereço ou no manual que acompanha o produto.

Como configurar seu roteador sem fio

Passo 2: Configurando o nome (SSID) e senha da rede

A tela inicial de configuração varia para cada roteador, mas todos eles incluem opções de fácil acesso às funções principais, como configuração da rede sem fio e proteção ao roteador. Na tela inicial de nosso E2500 temos algumas opções que merecem destaque:

Como configurar seu roteador sem fio

  • DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): quando ativado, distrubui endereços IP para todos os computadores que se conectares à rede de forma automática, sendo a opção mais recomendada;
  • Número máximo de utilizadores: mostra quantos dispositivos podem se conectar ao roteador ao mesmo tempo. É importante lembrar que não são só PCs e notebooks que entram nessa conta, mas também tablets, smartphones, smartTVs e quaisquer dispositivos que utilizem a internet;
  • Configuração de DNS estático: se deixado com todos os campos com o número 0 (zero), será utilizado o fornecido pelo provedor de internet, que normalmente não é a melhor opção. Confira nossos artigos sobre o que é DNS e como mudar o seu servidor DNS no Windows 7 para mais detalhes.

Não é necessário alterar nenhum desses valores para configurar a proteção de sua rede, sendo apenas configurações avançadas que podem melhorar o desempenho do seu acesso à internet. Para atribuir uma senha à rede sem fio, clicamos em "Sem Fios" e depois em "Definições sem fio básicas".

Como configurar seu roteador sem fio

Na tela inicial da aba "Sem fios", temos a possibilidade de configurar a rede através de WPS (Wifi Protected Setup), onde basta clicar no botão WPS no roteador e no dispositivo (muito comum em celulares), mas é opcional. Já a aba "Segurança sem fios" traz o local onde a senha de proteção da rede sem fio é configurada.

Como configurar seu roteador sem fio

Em nosso E2500 podemos atribuir duas senhas diferentes, uma para a frequência de 2,4 GHz e outra para a 5 GHz, sendo a primeira compatível com os dispositivos mais comuns, utilizando Wifi b, g ou n, enquanto a segunda é mais voltada para aparelhos da Apple, que são compatíveis com Wifi a.

Como configurar seu roteador sem fio

Na aba "Acesso de convidados" mostrada acima, temos a possibilidade de criar uma outra rede voltada somente para visitas sem precisar alterar a senha atual ou mesmo fornecer a senha de acesso para outras pessoas, garantindo a segurança da rede interna. O usuário que se conectar como convidado não terá permissões de acesso ao roteador, mas terá acesso normal à internet. Se seu roteador possuir essa função, tenha sempre o cuidado de habilitar essa opção somente quando for receber alguém em casa ou mude a senha periodicamente para que ninguém não-autorizado possa consumir a sua banda.

Como configurar seu roteador sem fio

Na figura acima temos as configurações de "Filtro MAC sem fios", que nos permite bloquear determinados usuários (aquele vizinho que adora roubar o seu sinal, por exemplo) ou permitir somente que os dispositivos que conhecemos possam se conectar, bastando apenas digitar o MAC Address dos computadores que você desejar configurar.

Como configurar seu roteador sem fio

Acima temos a opção de ativar a proteção de Firewall, incluída no próprio roteador, fornecendo assim uma camada adicional de proteção contra criminosos virtuais (importante lembrar que não substitui um bom antivirus em todas as máquinas que tiverem acesso à internet) e permitir/bloquear determinados serviços, como Java, Proxy, ActiveX e Cookies - opções utilizadas normalmente em empresas para fechar alguma possível falha de segurança nesse serviços.

Como configurar seu roteador sem fio

Em "Política de acesso" é possível bloquear o acesso de determinados sites em horários pré-determinados. Essa opção é muito utilizada por pais para bloquear o acesso dos filhos a sites com conteúdo inapropriado. Também é comum em empresas, dependendo da política adotada.

Passo 3: Protegendo o acesso ao roteador

Lembra que para entrar no roteador é necessário digitar a senha que o fabricante fornece no manual ou no próprio aparelho? Cada empresa possui o seu padrão de acesso em seus produtos, sendo normalmente os mesmos dados em todos os equipamentos. Para um crimiminoso que sabe que existe esse padrão, fica muito fácil entrar no roteador e descobrir a senha, então é necessário mudá-la para bloquear esse tipo de ataque (existem casos em que usuários possuem senha da rede sem fio alterada por outra pessoa e ficam sem acesso à sua própria rede, sendo necessário resetar fisicamente o roteador e configurar tudo de novo).

Como configurar seu roteador sem fio

Para mudar a senha padrão de acesso ao roteador, é necessário ir até a aba "Administração" e mudar a senha, na qual o usuário continuará sendo "admin"; no entanto, quem digitar a senha padrão não poderá mais entrar no roteador através do navegador.

A maioria dos roteadores permite a liberação/proibição de configurações remotas, o que é muito utilizado por empresas ou usuários que desejam modificar as configurações de seus roteadores de qualquer parte do mundo. Se não for necessário, é melhor deixar essa opção desativada por motivos de segurança. Caso contrário, habilite o acesso via HTTPS para garantir a segurança na transferência de dados.

Como configurar seu roteador sem fio

Acima temos uma opção trivial dos roteadores mais comuns que encontramos no varejo, chamda DMZ (Zona desmilitarizada), que basicamente habilita uma máquina da rede para acessar a internet de forma transparente, sem nenhuma das configurações ou restrições do roteador, sendo ativada normalmente para quem gerencia a rede.

Passo 4: Visualização do estado do roteador

Como configurar seu roteador sem fio

Depois de feitas todas alterações é só verificar se está tudo certo na aba "Estado" do roteador e começar a utilizar a internet com tranquilidade, apenas alterando a senha de acesso de tempos e tempos para garantir sempre que somente as pessoas autorizadas utilizem a sua banda.

Conseguiu configurar o seu roteador sem problemas? Comente!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL