Como arrumar a porta USB do seu computador

Por Bruno Menezes RSS

Por mais quem um pendrive seja prático, às vezes, ele simplesmente não funciona quando espetado em uma porta USB, mas quando você o coloca em outro PC ou em outra porta, ele funciona. Normalmente, o problema é atribuído ao próprio pendrive, mas algumas vezes, o problema não é o pendrive, e sim, a porta USB.

Caso esse seja o seu caso, veja essas dicas de como recuperar uma porta USB que não esteja funcionando.

Exame Físico

A primeira coisa que você precisa saber é se a porta USB está danificada fisicamente. Um teste simples que você pode fazer é colocar o pendrive na porta e verificar se ele se mexe para cima e para baixo facilmente. Faça isso com delicadeza, pois se você não tiver um problema de hardware, vai acabar com um. Se você não sabe como o pendrive deve se comportar físicamente na porta, espete-o em outra porta que esteja funcionando, veja como ele se comporta e compare a flexibilidade entre as duas. Se ele ficar solto, você provavelmente terá que trocar a porta. (No final do artigo tem um vídeo mostrando como fazer isso, mas só faça se souber um pouco de eletrônica. Caso contrário, é recomendável que leve a uma assistência técnica).

Reinicie o Computador

A boa e velha tática de desligar e religar o computador é válida para esse momento. Às vezes isso funciona ao forçar o sistema operacional escanear pelo hardware, nesse caso a porta USB, e ela pode voltar a funcionar. Se isso também não funcionar, hora de usar o Gerenciador de Dispositivos.

Cheque o Gerenciador de Dispositivos

Existem vários modos de acessar o Gerenciador de Dispositivos, mas o mais rápido – se você estiver rodando o Windows até a versão 7 – é clicar no menu Iniciar, digitar devmgmt.msc e clicar Enter. No Windows 8, basta ir para o modo Metro e digitar devmgmt.msc.

Ao entrar no Gerenciador de Dispositivos você verá uma tela como essa:

Como arrumar a porta usb 1

Gerenciador de Dispositivos

O Gerenciador de Dispositivos mostra todas as categorias de hardwares que estão instalados no seu computador. Dentro dele, ache a entrada Controladores USB (barramento serial universal), clique na seta para expandir o menu. Você deve visualizar algo parecido com isso:

Como arrumar a porta usb 2Controladores USB

Logo de cara isso pode não fazer muito sentido, mas ele contém algumas informações úteis. Veja que na imagem há duas linhas escritas: Intel(R) 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller. Essas duas linhas são os controladores para as portas USB do seu PC. O seu computador pode parecer com outro nome, como por exemplo, Intel(R) 5 Series/3400 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller, isso varia de computador para computador, o importante é ter o Host Controller. 

Se você não achar essas linhas no Gerenciador, provavelmente esse pode ser o problema. Para reparar, clique no botão “Verificar se há alterações de hardware”, como na figura abaixo.

Scan

Isso irá forçar o seu computador a checar todos os seus hardwares novamente. Se você tiver sorte, ele irá reconhecer a porta USB e todos os Host Controllers deverão aparecer na sua lista. Se a porta USB não voltar a funcionar, então você deve fazer isso de forma manual.

Dentro da entrada Controladores USB, clique com o botão direito do mouse no primeiro USB Host Controller. Isso irá abrir um menu como esse:

Como arrumar a porta usb 4

Menu dos Controladores USB

Clique em Desinstalar. Repita o processo para todos os USB Host Controller. Depois disso, reinicie o computador. Isso irá forçar o computador a buscar por todos os controladores USB e reinstalá-los. Com isso, a porta USB que estiver dando problema pode reaparecer.

Caso isso não resolva o problema, pode ser uma questão no Registro do Windows.

Desabilitar o Recurso de Suspensão Seletiva

O Recurso de Suspensão Seletiva USB é uma ferramenta de economia de energia do Windows. Ele suspende a ligação das portas USB para economizar a energia do PC, normalmente usado para fazer com que a bateria dure mais tempo nos notebooks. Teoricamente ela é uma boa ferramenta, mas em algumas ocasiões faz com que a porta USB não seja iniciada. Se esse for o caso, o Gerenciador de Dispositivos não vai mostrar a porta. Caso deseje, você pode desabilitar esse recurso no Editor de Registro do Windows. É uma boa ideia fazer isso se você usa um desktop, ou um notebook sempre ligado na força, mas caso esse não seja o caso e você use o seu notebook longe de uma fonte de energia, você pode reativá-lo facilmente.

Para entrar no Editor de Registro, vá ao menu Iniciar, digite regedit e clique Enter – isso para Windows até a versão 7. No Windows 8, vá até o modo Metro, digite regedit e clique Enter. Ao fazer isso, você deverá ver uma tela parecida com essa:

Como arrumar a porta usb 5

Editor de Registro do Windows

Para entrar na opção para desabilitar o recurso de suspensão seletiva, clique na seta ao lado da HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Services e procure pela pasta (ou chave, como é chamada na linguagem técnica) USB.

Caso não a encontre, você pode criá-la, para isso clique em services e na barra de menu no alto, clique em Editar > Novo > Chave. Chame de USB.

Como arrumar a porta usb 6

Criação de nova Chave

Na chave USB, clique com o botão direito na janela à direita. Você terá apenas a opção “Novo”. Clique nela e escolha a opção Valor DWORD (32 bits) – no seu computador pode ser apenas Valor DWORD. Nomeie o novo valor com DisableSelectiveSuspend

Como arrumar a porta usb 7

Criação de novo Valor DWORD

Clique com o botão direito em cima dele e selecione Modificar.

Como arrumar a porta usb 7

Na opção Dados do Valor, troque o zero pelo número 1. Com isso você desabilitou o Recurso de Suspensão Seletiva.

Reinicie o computador e verifique se a porta USB voltou a funcionar.

Troca de Hardware

Se mesmo assim a porta USB ainda não estiver funcionando, então o problema deve ser, realmente, de hardware. Nesse caso, o reparo terá que ser feito fisicamente, ou seja, você vai precisar abrir o seu computador para arrumá-lo.

Se você tem um conhecimento de eletrônica e solda, basta abrir o seu computador e fazer a troca da porta USB, mas só faça isso se você tiver certeza do que está fazendo, caso contrário procure uma assistência técnica para fazer a troca da porta USB. 

Abaixo segue o vídeo de um técnico mostrando como trocar a porta USB de um Dell Mini. Se você ainda não tem segurança em fazer o reparo, veja o vídeo que pode te ajudar a solucionar essa dúvida.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar