Como baixar seus álbuns completos no Facebook

Por Felipe Demartini RSS

Facebook

Junto com o Instagram, o Facebook se configura cada vez mais como um dos lugares favoritos dos usuários para upload de fotos e compartilhamento delas com os amigos. A rede social, por outro lado, não facilitava muito operações de backup já que, apesar de armazenar todas as imagens digitalmente, o usuário precisava realizar o download uma a uma caso quisesse recuperá-las. Agora toda essa dificuldade ficou para trás.

Uma função adicionada logo no início de 2016 permite que esse processo seja feito com apenas dois cliques, diretamente dos álbuns. É uma novidade adicionada sem alarde, mas que deve agradar, e muito, os usuários do Facebook. O processo, claro, está disponível apenas nos próprios álbuns, e estes sim, devem ser baixados de forma individual. Ainda assim, é melhor do que realizar o download foto a foto.

Baixar álbuns Facebook

Na primeira vez que acessar um álbum, o usuário é avisado sobre a existência da nova função e, a partir daí o processo é extremamente simples. Basta clicar no ícone da engrenagem, na parte superior da tela e selecionar a opção “Baixar álbum”.

O processo não é imediato e pode demorar alguns minutos. Entretanto, não é preciso ficar com a página aberta enquanto aguarda – dá para acessar outras páginas e até mesmo sair do Facebook. Uma vez que o arquivo estiver pronto para ser baixado, uma notificação é exibida - também dá para receber o alerta por e-mail, caso suas configurações de privacidade permitam - e, com o clique, inicia-se o download de um arquivo em formato ZIP com todas as imagens. A velocidade depende da quantidade de fotos a serem disponibilizadas, ou seja, álbuns maiores levarão mais tempo para serem disponibilizados.

Baixar álbuns Facebook

As imagens são baixadas no tamanho original, mas contam com a compressão utilizada pelo Facebook para armazenar as fotos em seus servidores ocupando o menor espaço possível. Portanto, é melhor que fotógrafos e outros profissionais prefiram armazenar suas imagens em alta qualidade em outro lugar, utilizando a rede social, no máximo, como um paliativo caso ocorra uma perda catastrófica dos originais.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar