7

Como assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno 2014 do Brasil

Por Felipe Demartini RSS | 07.02.2014 às 17h55

Enquanto o Brasil torra sob o calor de um verão sem piedade, atletas de esportes como patinação, curling, esqui e diversos outros fazem seus primeiros movimentos nos Jogos Olímpicos de Inverno. A edição 2014 da competição acontece na cidade de Sóchi, na Rússia, e vai até o dia 23 de fevereiro.

E, ao contrário do que se pode imaginar, também tem brasileiro participando. Essa será a sétima participação consecutiva do Brasil nas Olimpíadas de Inverno e o país já chega com recorde: são 13 atletas, a maior delegação já enviada para o evento. Os atletas nacionais competirão em sete esportes: patinação artística, biatlo, esqui (nas categorias alpino, estilo livre e cross-country), snowboard e bobsled.

A maioria dos esportes é pouco conhecida e praticada por aqui, mas isso não impede que os brasileiros fiquem ligados na competição. Seja para conhecer as modalidades praticadas em uma Olimpíada de Inverno ou torcer pelos atletas conterrâneos, são diversas as maneiras de assistir à competição. A cobertura não é tão extensa quanto nos Jogos Olímpicos tradicionais, mas ainda assim, dá para acompanhar bem de perto todos os acontecimentos de Sóchi.

Pela televisão

Sochi 2014

No Brasil, a Rede Record é a transmissora oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno. Isso significa que todas as competições transmitidas ao vivo, bem como a maioria da cobertura, serão feitas pelo canal, que exibirá flashes durante toda sua programação e também algumas das provas ao vivo, principalmente aquelas que contarem com atletas brasileiros. Cerimoniais de abertura e encerramento também devem ser transmitidos.

Na Record News, porém, as transmissões devem ser ainda mais amplas. Como o canal é especializado em notícias e, na maioria das vezes, não compete com programações fixas de entretenimento, fica mais fácil para encaixar os jogos na grade, mesmo que eles não contem com brasileiros na competição.

A boa notícia é que ambos são canais abertos e estão disponíveis com tecnologia de alta definição na maioria das cidades brasileiras. Vale a pena ficar de olho na programação da Record, que está disponível online, para conhecer os horários em que a rede entrará com transmissões ao vivo. O calendário oficial também mostra os eventos ao longo dos dias, de forma que você pode ligar na Record News para conferir se eles estão sendo transmitidos.

Na TV a cabo, a SporTV será o canal responsável pela transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno e deve exibir a grande maioria dos eventos. Claro, a prioridade é sempre para a participação de atletas brasileiros, mas a rede deve ficar ligada em tudo o que acontece em Sóchi, com boletins informativos, exibições ao vivo e reprises ao longo de toda a programação. Dê uma olhada na programação, uma vez que as Olimpíadas também dão lugar a transmissões de futebol e outros esportes nacionais e internacionais.

Por streaming

Sochi 2014

Infelizmente, mesmo os canais abertos brasileiros não contam com uma opção oficial de streaming da programação, preferindo contar com vídeos previamente gravados. O mesmo vale para os Jogos Olímpicos de Sóchi, que contarão apenas com opções em texto e clipes por meio dos sites das redes que os transmitirão.

O site da BBC, por outro lado, dedicou uma seção de sua contraparte online exclusivamente às Olimpíadas de Inverno. Por lá, é possível acompanhar live bloggings dos eventos e até mesmo assistir a transmissões ao vivo das competições desde que, claro, você possua alguma forma de mascarar sua conexão. O lado ruim é que, aqui, tudo está disponível apenas em inglês.

Como a transmissão ao vivo está disponível apenas para moradores do Reino Unido, é possível utilizar extensões como o Hola Unblocker, no Google Chrome ou Firefox, para ativar uma VPN e fazer com que o site acredite que você está na Inglaterra. Assim, é possível assistir também ao vídeo ao vivo e acompanhar todas as emoções dos jogos.

Pelas redes sociais

Sochi 2014

Vídeos, porém, nem sempre são a melhor opção. Quem está no trabalho ou na rua, dependendo do 3G, muitas vezes não tem condições de passar o dia todo assistindo às transmissões. Isso, porém, não impede que redes sociais sejam utilizadas para obter todas as informações sobre a competição.

Os sites das transmissoras oficiais, já citados acima, trarão reportagens e artigos sobre tudo o que está acontecendo em Sóchi. Uma abordagem mais dinâmica e irreverente, por exemplo, pode ser obtida por meio da rede NBC, que abriu contas no Twitter e Instagram dedicadas exclusivamente aos Jogos Olímpicos de Inverno.

Nos smartphones, há também o aplicativo oficial de Sóchi 2014, que não traz informações, mas ajuda o visitante (ou não) a acompanhar os jogos. Disponível para iOS e Android, o software conta com a agenda de competições, fotos e mapas das arenas onde tudo vai acontecer e uma lista de medalhistas, que será atualizada em tempo real de acordo com os resultados.

Por fim, há sempre o YouTube, que apesar de não trazer nenhuma opção de streaming ao vivo, contará com resumos, clipes e até partidas completas hospedadas de maneira oficial ou não. Por isso, se você não pode assistir a nada ao vivo, mas ainda assim quer ver a competição, basta chegar em casa, utilizar os filtros de busca e assistir a tudo o que rolou em Sóchi ao longo do dia.

Leia a Seguir

Comentários