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"Os brasileiros são nossos preferidos". Os planos do TikTok para o país em 2020

Por| 21 de Janeiro de 2020 às 15h00

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Tudo sobre TikTok

Ninguém pode negar que 2019 foi, definitivamente, o ano do TikTok. A rede social de produção e compartilhamento de vídeos. Depois de explodir na Ásia, a plataforma vem ganhando o Ocidente a passos largos.

Prova disso é um relatório da consultoria Sensor Tower, que aponta o TikTok como o aplicativo mais baixado da AppStore (Apple) e o segundo com maior número de downloads na Play Store (Android), atrás apenas do WhatsApp - e batendo ninguém menos que o Facebook e o Facebook Messenger.

Isso significa que o TikTok acumulou espantosos 750 milhões de downloads em apenas um ano. Tal resultado o credencia como o segundo app mais baixado em 2019, atrás apenas do, sempre ele, WhatsApp, que registrou 850 milhões de downloads no mesmo período.

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E com o Oriente já devidamente dominado, a ByteDance - controladora do TikTok - começa a voltar seus olhos a um mercado sempre cobiçado pelas empresas que administram as redes sociais: o Brasil. Afinal, das principais plataformas do gênero, nosso país sempre ocupou posições privilegiadas em rankings com maior número de usuários ativos.

Além disso, na América Latina, somos a nação mais conectada em redes sociais diversas (Facebook, YouTube, Instagram, Twitter, Snapchat e LinkedIn), de acordo com um levantamento da Comscore, divulgada em julho do ano passado. Quase 90% dos brasileiros acessam esse tipo de plataforma, batendo Argentina (83%) e México (80%).

Pensando nisso, é natural que o TikTok comece a mostrar suas garras (no bom sentido) também por aqui. Para falar sobre os planos do aplicativo no Brasil, o Canaltech conversou com Rodrigo Barbosa, community manager da plataforma no país. Confira abaixo como foi o papo:


Canaltech - O TikTok foi um dos apps mais baixados do mundo em 2019, alcançou 1,5 bilhão de downloads em novembro, tem uma penetração muito grande na Ásia e começou a sua atuação há pouco no Brasil. Qual será a estratégia da empresa para conquistar usuários no país?

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Rodrigo Barbosa: Estamos muito felizes com a resposta positiva ao TikTok no Brasil. Ainda somos relativamente novos no País e, neste momento, estamos focados em criar a melhor experiência possível para nossos usuários, em criar uma comunidade positiva e gratificante e em dedicar nossos recursos para apoiar os criadores. Queremos fornecer ferramentas fáceis de usar (filtros e ferramentas de edição) e workshops sobre criação de conteúdo ou técnicas de edição para incentivá-los a expressar sua criatividade.


CT - Quais as principais características do usuário brasileiro na hora de interagir com as redes sociais? Como o TikTok pode explorá-las para aumentar a sua base de usuários no país?

R.B.: O TikTok é uma plataforma de conteúdo criativo para experiências divertidas e positivas e há uma diversidade incrível entre nossos usuários brasileiros, seja em idade, sexo, etnia ou carreira. Brasileiros de todas as esferas estão mostrando suas habilidades criativas e sua vida cotidiana de maneira única e particular, inspirando os outros através de suas experiências positivas e alegres. Brasileiros adoram conteúdo de humor e por isso são nossos preferidos − são os mais criativos e divertidos.

Por isso o match do TikTok com o brasileiro foi tão bombástico. Temos o povo mais criativo, dentro de uma plataforma desenhada para o consumo e a criação de conteúdo criativo, e que pode ser feito de maneira rápida e divertida. E ainda por cima todo material pode ser personalizado aos seus gostos pessoais.

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CT - Como funciona a estratégia de monetização do TikTok de modo geral? Há alguma estratégia específica para o Brasil ou América Latina?

R.B.: No momento, estamos explorando uma variedade de oportunidades para parceiros de marca, com o foco principal em criar uma ótima experiência para nossa comunidade. Na sua essência, o TikTok é uma plataforma para experiências criativas, divertidas e positivas, e as marcas que vemos mais bem-sucedidas são aquelas que abraçam a criatividade e a autenticidade da comunidade TikTok.

Já temos parceria com várias marcas, equipes e ligas esportivas, como Guaraná Antarctica, Corinthians e Amaro, entre outros, e elas já possuem perfis oficiais na plataforma.

Testaremos diferentes formatos de monetização mais adiante. Acreditamos que o TikTok oferece muitas oportunidades de negócios em potencial empolgantes para marcas e criadores.

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O TikTok tornou-se a plataforma de escolha para marcas e eventos esportivos que querem atingir um público maior de uma maneira divertida e envolvente. Acreditamos que isso atesta nossa plataforma única, que incentiva a diversão, a criatividade e promove um forte senso de comunidade.

Nota da redação:apenas em dezembro de 2019, o TikTok registrou receita de US$ 40 milhões, ficando a frente de apps como Disney+, Youku e Hulu. Segundo levantamento da Sensor Tower, a plataforma pulou da 118° para a 7° posição entre as maiores receitas de aplicativos que não são games

CT - Os números mostram que o TikTok é a rede social mais usada pelos jovens. O que a plataforma tem de diferente para atrair esse tipo de público?

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R.B.: O TikTok é uma plataforma de conteúdo criativo para várias idades. Embora a geração Z e os Millenials desfrutem especialmente de nossa plataforma, há uma diversidade incrível entre nossos usuários. Há sempre algo para todos. É uma plataforma inclusiva, incrivelmente diversificada em idade, raça e carreira, que abrange de bombeiros a avós. De dicas de culinária a “faça você mesmo”, decoração, esportes e construção, nossa ideia é ser uma plataforma de conteúdo criativo e rápido, mais acolhedora e abrangente.

Além disso, o TikTok é muito fácil de usar, diminuindo a barreira do consumo e da criação de conteúdo. Quem acessa o app tem experiência de visualização fácil, rápida e personalizada.

Tudo o que você precisa fazer é assistir, se engajar com o que gosta, pular o que não gosta e assim encontrar um fluxo interminável de vídeos curtos personalizados. Muito melhor do que receber vídeos no seu feed apenas dos mais populares e famosos da plataforma.

A curadoria de recomendações de vídeo, personalizada para cada usuário, com base em suas preferências particulares de visualização, garante que eles recebam uma experiência de visualização sem esforço, atraente e personalizada. Além disso, esse método ajuda nossos criadores – populares ou não – a serem descobertos por públicos novos e globais.

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CT - E qual é o recurso mais utilizado pelos usuários do TikTok?

R.B.: O TikTok reduz a dificuldade de criação com suas ferramentas, que são fáceis de usar, seja para edição, seja para captura de vídeo no aplicativo, além de outros recursos.

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Entre as funcionalidades mais populares do aplicativo entre os usuários temos a Tela Verde, onde você pode adicionar qualquer foto do seu telefone para usar como plano de fundo no seu vídeo. Outra bastante usada é o Recurso Dueto, que permite aos usuários criar vídeos do TikTok com outros criadores.

CT - Podemos dizer que o TikTok traz como recurso principal os vídeos curtos que Snapchat e o Stories, do Instagram, já traziam. Por que, ainda assim, ele se destaca em cima dessas duas plataformas?

R.B.: A principal característica do TikTok é a autenticidade. As pessoas estão lá para se expressar livremente sobre quem são verdadeiramente, sem cobranças. Pessoas reais, vídeos reais.

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Além disso, o TikTok é uma plataforma de conteúdo focada na criatividade. É uma comunidade global de vibe positiva, onde todos apoiam uns aos outros e onde a criatividade prevalece. Um ambiente saudável onde as pessoas podem simplesmente se divertir e compartilhar experiências positivas.

CT - O TikTok foi acusado recentemente de enviar dados de seus usuários para a China. Como lidar com essas e outras questões relacionadas à privacidade?

R.B.: A privacidade e a segurança de nossos usuários são a principal prioridade do TikTok, e cumprimos as leis e regulamentos locais nos mercados em que operamos. O TikTok não opera na China, nem pretende fazê-lo no futuro. Não somos influenciados por nenhum governo estrangeiro e isso inclui o governo chinês.

CT - A base de usuários do TikTok é, majoritariamente, de jovens. Como manter o interesse deles para que eles não se cansem rapidamente da rede social?

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R.B.: Embora o TikTok seja popular entre a geração Z e a millenial, como mencionado, há uma grande variedade de usuários usando nossa plataforma. Há algo para todos, e os usuários sempre recebem experiências novas e positivas que são agradáveis​ ​e surpreendentes.

Continuaremos focando no aprimoramento do TikTok para fornecer aos usuários a melhor experiência de aplicativo.

CT - Como será a estratégia da empresa para atrair influencers de outras redes sociais?

R.B.: Embora a plataforma tenha atraído gradualmente celebridades e influenciadores, o TikTk também nutriu nossas “estrelas do TikTok”. Somos encorajados pelo número crescente de “pessoas comuns” que estão entrando na plataforma e se expressando de forma criativa. De bombeiros a avós, eles usam o TikTok como uma maneira de se conectar com seus amigos e familiares, compartilhar seu dia-a-dia e, o mais importante, se divertir! Isso realmente representa a essência da plataforma.

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À medida que mais usuários ingressam na plataforma, eles descobrem que o TikTok é um meio poderoso para criar seus perfis, abrindo-os para um novo e diversificado público global e atraindo ainda mais públicos para nossa plataforma.

CT - Que recursos podemos esperar do TikTok no futuro? Vídeos mais longos e realidade aumentada, por exemplo, estão no pipeline da empresa?

R.B.: Estamos super empolgados com as oportunidades potenciais que temos pela frente.

Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos criadores e parceiros e nossas equipes continuarão lançando recursos novos, divertidos e emocionantes, que refletem as necessidades dos usuários, além de fornecer as ferramentas e as funcionalidades para os usuários criarem conteúdo melhor e de alta qualidade.

Temos ainda uma estratégia de localização robusta, em que incentivamos os usuários a criar conteúdo relevante para a sua cultura e tendências locais.

CT - Sendo uma rede social audiovisual, o TikTok pode ser explorado para exibir músicas, filmes e séries, por exemplo. A plataforma tem - ou planeja ter - parcerias com estúdios e serviços de streaming nessas áreas?

R.B.: Estamos sempre procurando novas oportunidades para criar valor para nossos criadores e marcas. Acreditamos que o TikTok oferece muitas oportunidades de negócios em potencial interessantíssimas para marcas e criadores. Informaremos ao nosso público e à imprensa sobre novidades a respeito mais para frente.

CT - O TikTok também é uma rede social acessível para veículos de mídia? Vocês tem cases de sites jornalísticos que já fazem uso da plataforma para divulgar seu conteúdo?

R.B.: Temos o prazer de ver um número crescente de empresas, marcas e publicações se inscreverem na plataforma. Acreditamos que isso atesta o quão única ela é: ela incentiva a diversão, a criatividade e promove um forte senso de comunidade.

Algumas publicações no TikTok incluem ESPN, Vice e Washington Post para citar alguns. Vale a pena checar o perfil do Washington Post, já que se tornou bem popular. O jornal entendeu bem que tipo de conteúdo funciona bem na plataforma. Esperamos receber outras publicações, empresas e marcas da mídia em breve.

CT - O Instagram foi acusado recentemente de plagiar a função de vídeos curtos do TikTok. Como vocês lidam com essa questão de recursos "inspirados" usados em outras plataformas? E é possível aproveitar boas ideias de plataformas concorrentes sem necessariamente copiá-las?

R.B.: O TikTok é o principal destino do mundo para vídeos curtos para celulares. Desde o seu lançamento, obtivemos uma resposta arrebatadora no Brasil e em todo o mundo. Continuaremos focando no aprimoramento do TikTok, na introdução de novos recursos e no fornecimento da melhor experiência ao usuário, além da manutenção de nossa liderança.