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Facebook livre de anúncios não é tão simples quanto parece, diz Zuckerberg

Por| 21 de Fevereiro de 2019 às 11h09

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The Conversation
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Após um ano recheado de polêmicas e desconfianças, principalmente no que tange à capacidade de cuidar dos dados de seus usuários, algo parece ter passado batido no já agitado dia a dia do Facebook: anúncios. Será que poderemos ver uma versão sem propagandas, mas também sem ônus para as pessoas? Não é simples.

O pensamento geral é que o Facebook deve oferecer aos usuários uma versão de seu serviço que não dependa dos dados de ninguém e nem da publicidade direcionada para ganhar dinheiro, mas que se baseie em uma taxa de assinatura. As pessoas que não se importam com anúncios segmentados podem continuar usando o Facebook de graça; e aqueles que não querem esses anúncios, paguem para removê-los.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, argumenta há muito tempo que o Facebook precisa ser livre para que a empresa cumpra sua missão de conectar o mundo. Em uma entrevista que o Facebook publicou nesta quarta-feira (20), Zuckerberg falou longamente com um professor de Direito de Harvard sobre todos os tipos de tópicos, de “falsas notícias” a blockchain, realidade aumentada e, claro, anúncios.

E foi quando a conversa chegou nas propagandas que Zuckerberg identificou corretamente que o problema que a maioria das pessoas parece ter com o Facebook não é realmente com os anúncios, mas sim com os dados pessoais que a rede coleta e usa para segmentar o público com esses anúncios. "[Excluir os anúncios] Não será tão simples quanto parece. Não acho que as pessoas fiquem empolgadas em não ver anúncios, mas sem ter controles diferentes sobre como seus dados são usados", comenta.

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Zuckerberg sugeriu que um produto de assinatura precisaria incluir uma maneira de as pessoas optarem totalmente pelas práticas de coleta de dados do Facebook - algo que não existe atualmente. Os usuários do Facebook podem desativar certos tipos de anúncios ou selecionar a lista de seus “interesses” que a empresa usa para exibir anúncios segmentados. Porém, há alguns outros dados que a rede social coleta sobre as pessoas, como seus dados de navegação na Internet e cookies.

O chefão da rede social usou o "Clear History", um recurso que o Facebook está desenvolvendo para desassociar o histórico de navegação fora do Facebook do seu perfil pessoal, como um exemplo do tipo de recurso que os usuários esperariam em algum tipo de assinatura.

“O Clear History é um pré-requisito, penso eu, para poder fazer qualquer coisa como assinaturas”, explicou Zuckerberg. “Parcialmente o que alguém gostaria de fazer se realmente pagasse por um Facebook sem anúncios — você gostaria de ter um controle para que o Facebook não tivesse acesso ou não usasse esses dados ou os associasse a sua conta", completa.

O argumento de Zuckerberg é que não seria justo parar de coletar dados sobre pessoas apenas se elas puderem pagar por isso. Em vez disso, parece que Zuckerberg acha que o Facebook precisa criar uma maneira para todos os usuários controlarem melhor a coleta de dados pelo site, e assim que todos tiverem essa habilidade, faria sentido permitir que algumas pessoas pagassem por uma versão livre de anúncios.

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É uma explicação complicada, principalmente porque a coleta de dados do Facebook é complexa. Ele extrai dados de todos os tipos de fontes e até coleta dados sobre pessoas que não têm contas na rede social. Mesmo se a rede apresentar esses novos controles de privacidade de dados, Zuckerberg parece confiante de que um serviço de assinatura não será necessário.

"Eu pessoalmente não acredito que muitas pessoas gostariam de pagar para não ter anúncios", disse ele. “Isso pode ser a coisa certa a oferecer, mas todos os dados que vi sugerem que a vasta, vasta e vasta maioria das pessoas quer um serviço gratuito e que os anúncios, em muitos lugares, não são tão diferentes do conteúdo orgânico em termos da qualidade do que as pessoas podem ver".

A entrevista completa ao professor de Harvard pode ser conferida na íntegra no perfil de Zuckerberg no Facebook.

Fonte: Re/Code