O que é torrent?

Por Pedro Cipoli RSS | 15.02.2012 às 19h14 - atualizado em 25.06.2014 às 20h11

Você já deve ter ouvido falar do controverso Torrent. Controverso pois ele é, na grande maioria das vezes, associado à pirataria. Mas, de fato, você tem ideia do que é e para que serve este tipo de download? Não? Bom, vamos explicar para você:

O BitTorrent nada mais é que uma maneira de compartilhar arquivos entre usuários, sem que o arquivo precise estar em um servidor (computador central de alto desempenho). Ou seja, é mais um exemplo de rede P2P (peer-to-peer) de transferência de arquivos entre dois ou mais pontos, como o Kazaa e eMule. A diferença está na forma como você pode encontrar os arquivos e baixá-los. Enquanto nas outras redes você deve procurar pelo próprio programa o arquivo e baixá-lo, nos arquivo torrent a coisa é diferente.

Para baixar um arquivo disponível neste formato, você deve encontrar um arquivo com a extensão .torrent - em sites como o famoso The Pirate Bay ou nos menos populares isoHunt e Mininova, baixá-lo e abrir usando um programa, como o uTorrent, BitComet ou BitTorrent.

Depois que você abrir o arquivo .torrent, o programa vai lhe mostrar qual é o conteúdo do arquivo, ou seja, o programa, filme ou o que você realmente está baixando. Também vai lhe falar o tamanho deles e perguntar onde eles devem ser salvos (digo no plural porque um arquivo .Torrent pode servir para o download de vários itens diferentes). É aí que o download que realmente interessa começa, com você pegando os trechos dos arquivos diretamente dos seus pares e enviando os que você já tem para outros pares que estão baixando o mesmo Torrent. Ou seja, você compartilha o arquivo simultaneamente enquanto faz o download.

Aliás, a palavra torrent que dizer, em inglês, correnteza, ou seja, um BitTorrent seria uma “correnteza de bits”. A analogia é bem válida, afinal, a idéia é parecida com um correnteza de bits que você pega de uma pessoa atrás de você e passa adiante, sem parar. Isso lembra aquelas fileiras que vemos em desenho animados nas quais as pessoas passam o balde de um lado para o outro, sem parar…

Por mais que a imagem na cabeça de muita gente, com relação ao torrent, acabe sempre na pirataria, vale lembrar que este método de download é um dos mais adequados para enviar arquivos para outras pessoas. Imagine que você precise que um cliente receba um trabalho que uma agência fez, com "apenas" 10GB. Enviar via torrent é uma ótima opção, já que a transferência pode ser resumida a qualquer hora. 

Enfim, basicamente é isso. E temos vários programas que podem gerenciar todos esses recursos, como os seguintes:

uTorrent: Este é atualmente o programa mais popular de torrent para Windows e um dos mais comuns para as plataformas Mac e Linux. Com um tamanho minúsculo, ele tem todos os recursos que o programa necessita, como colar o endereço do .torrent (ou seja, não precisa baixar o arquivo, basta copiar e colar a URL), além de permitir agendar downloads.

Opera: Não é propriamente um programa específico de BitTorrent, e sim um navegador, mas ele baixa automaticamente torrents como se fossem downloads comuns. Muito prático para quem quer usar torrents no dia a dia, mas nem tanto se você pretende usar outro navegador.

Além disso, ainda há muitos programas e utilitários que prometem melhorar a eficiência dos torrents em seu computador. Dê uma olhada aqui e se divirta!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA