O que é VPN?

Por Pedro Cipoli RSS | 13.04.2012 às 14h00 - atualizado em 17.08.2012 às 21h07

Talvez a melhor forma de entender uma VPN (Virtual Private Network) seja pensar em um canal de comunicação reservado e privado entre dois computadores na internet, independentemente da distância que os separa.

Como analogia, imagine que você está em Calais, França e deseja ir até Folkestone, Inglaterra. Em vez de pegar um ônibus, ir até o porto, embarcar em um navio, desembarcar, pegar outro ônibus ou talvez um táxi e chegar até lá, você simplesmente embarca em um Eurotúnel particular que conecta esses dois pontos se precisar passar por intermediários.

Analogia entre uma conexão VPN e o Eutotúnel

O mesmo acontece com a VPN, onde ao invés de transferir dados entre dois computadores através da internet pública, onde todos podem ver e talvez até interceptar as informações enviadas, é criado um caminho virtual protegido por senhas e criptografia, garantindo que esses dados estarão seguros e livres de ações de terceiros.

Organização de uma VPN dentro da internet

Para garantir a segurança as redes VPN utilizam protocolos capazes de preteger o envio e recebimento de informações, entre eles o Internet Protocol Security (IPSec), Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP), Layer 2 Forwarding (L2F) e Point to Point Tunneling Protocol.

Uma outra aplicação das VPN é o acesso remoto para efetuar manutenções periódicas em outras máquinas, aplicação muito utilizada por grandes empresas que querem garantir a segurança e integridade de seus dados. Embora bastante parecido com as aplicações VNC (Virtual Network Computing), a Remote Access VPN utiliza diferentes protocolos de segurança, está mais adaptada ao uso corporativo em larga escala e mais consolidada no mercado.

Dentre os vários aplicativos gratuitos encontrados no mercado, o Ultra Downloads destaca:

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL