2

O que é um Codec?

Por Ultra Downloads em | 28.05.2012 às 11h10

Já publicamos aqui no Canaltech vários artigos sobre formatos de audio e vídeo, também conhecidos como codecs. Versão reduzida de COdificador/DECcodificor, os codecs são softwares utilizados para compactar aúdio e vídeo para diminuir o tamanho final dos arquivos para armazenamento, e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

O que são codecs?

Os formatos que conhecemos, como WMV, AVI, MKV, MP3, MP4, RMVB, FLAC e muitos outros são arquivos de mídia que passaram por uma conversão do formato original e para reproduzí-los nosso computador deve saber qual é o decodificador compatível. Para isso, devemos ter o codec necessário para o formato, sendo que muitas vezes o próprio reprodutor (Windows Media Player, por exemplo) já o inclui dentro do programa, mas as vezes acontece de algum codec específico ainda não ter sido instalado. 

Nem todos os formatos são suportados nativamente pelo sistema operacionalAlguns codecs, como MP3, AVI e WMV, não precisam de nenhuma instalação para serem executados, pois o pagamento da licença do Windows inclui também vários dos decodificadores (o MP3, por exemplo, é um codec pago) além dos formatos proprietários da Microsoft: WMV para vídeo e WMA para áudio.

Muitos se perguntam qual é o motivo de se codificar um arquivo de áudio/vídeo, já que a maioria deles funciona com perdas de qualidade. Como exemplo, imagine uma imagem de alta qualidade com resolução 1280x720 sem compressão, com o tamanho de 700 KB. Em um filme, cada segundo é composto de 30 imagens, o que resulta em uma taxa de 21 MB/s! Então, em uma mídia de DVD, caberiam menos de 4 minutos de filme! Isso sem contar as animações de entrada e o áudio.

Consegue imaginar qual o tamanho de Avatar se não existisse compactação?

Com as músicas acontece o mesmo. Muitos são adeptos do formato WAVE (.wav), que nada mais é do que a reprodução fiel do áudio original sem qualquer tipo de compressão. O problema é que um disco rígido de 500 GB seria capaz de armazenar apenas algumas centenas de músicas devido ao tamanho original do arquivo. A solução encontrada foi o MP3, que reduz o tamanho final do arquivo em até 95%, sacrificando alguns detalhes que não são percebidos pelo ouvido humano e comprimindo o resto.

Já que estamos falando de compressão, porque programas especialiastas no assunto, como WinZIP, WinRAR e 7-zip, não são utilizados? A resposta é que os codificadores de aúdio e vídeo são voltados exclusivamente para compactar/descompactar aúdio e vídeo, sendo por isso mais eficientes, rápidos, com um menor consumo operacional e geram arquivos de alta qualidade e baixo tamanho.

Alguns formatos, como o RMVB, raramente são suportados nativamente por sistemas operacionais, seja o Windows, Mac OS ou Linux, e requerem a instalação de pacotes de codecs separadamente, como os listados abaixo:

Os pacotes de codecs acima são voltados para aqueles que querem reproduzir áudio e vídeo no Windows Media Player ou Media Player Classic Home Cinema. Caso esteja procurando reprodutores que reproduzam qualquer formato sem se preocupar com codecs pode escolher entre qualquer um dos listados abaixo:

Já teve que procurar um pacote de codecs para reproduzir algum formato? Qual das opções acima utilizou?

Conte para nós!

Leia a Seguir

Comentários