1

Como funciona o Kinect?

Por Ultra Downloads em | 13.01.2012 às 18h52 - atualizado em 25.06.2014 às 20h36

Apresentando pela Microsoft em 2009 com o nome de Projeto Natal, o Kinect foi desenvolvido para rivalizar diretamente com o Nintendo Wii, porém foi muito mais além eliminando completamente a necessidade de controles, usando o próprio corpo do jogador para realizar os movimentos. Com sensores de movimento aliados a uma câmera de detecção 3D, o aparelho reconhece as movimentações do corpo com uma ótima precisão. Mas afinal, como ele funciona?

Componentes do Kinect

Hardware

Como vocês podem ver acima, o gadget é composto basicamente por 3 partes:

  • A câmera, que possui detecção de vídeo em RGB, combinando vermelho, verde e azul para formar as imagens captadas em uma resolução de 640x480 a 30 quadros por segundo (fps);Microsoft Kinect
  • Sensores de profundidade 3D: usa em conjunto um projetor infravermelho e um sensor CMOS monocromático para projetar o ambiente em 3D e perceber as suas modificações. Devido à natureza dos sensores, não é necessário iluminação para que eles funcionem, o que significa que o Microsoft Kinect “enxerga” a sala mesmo no escuro;
  • Microfone multi-vetorial: são quatro microfones autodirecionáveis para o usuário, capazes de isolar o som ambiente da fala do jogador. Também captam comandos por voz;

Como vocês devem ter observado, o hardware do Kinect não chega a impressionar. Então o que torna ele tão atraente? A interação de alto nível entre o hardware e uma camada de software proprietário que faz dele um equipamento muito eficiente.

Software

Divulgação MicrosoftLogo na inicialização, o Kinect mapeia o ambiente e automaticamente ajusta as suas configurações para a melhor experiência possível. Em seguida, ele procura por 48 pontos do corpo de cada jogador para formar uma réplica digital em 3D necessária para a interação do jogo, mapeando inclusive os detalhes faciais.

E de onde vem tanta precisão? Antes de ser lançado, seus desenvolvedores tinham em mãos quantidades fantásticas de padrões de movimentos em situações reais. Em seguida, esse dados foram processados por uma máquina de aprendizado de algoritmo, desenvolvida por Kamie Shoutton, pesquisador da Microsoft Research Cambridge na Inglaterra.

O resultado foi tão impressionante que é possível reconhecer roupas de vestuário, expressões faciais e inclusive objetos sobrepostos, então durante o jogo se alguém entrar na sua frente, ele faz uma detecção em duas camadas, não prejudicando o jogo.

Planos futuros

Como o Kinect pode mudar a indústria de games?

O jogador profissional sempre foi visto como alguém com um controle na mão, sentado em uma cadeira e olhando para algum monitor, e o Kinect veio pra quebrar esse paradigma, agradando também o jogador casual. O primeiro jogo de lançamento da Microsoft, o Kinect Adventures para Xbox 360, força você a sair da cadeira e interagir para conseguir passar nas fases.Kinect Joy Ride

Além disso, a Microsoft tem planos para trazer o aparelho para o computador, o que cria possibilidades virtualmente infinitas. Imagine que esteja vendo um filme e pause-o apenas com um gesto com as mãos, ou sentar no sofá e navegar pela internet sem mouse ou teclado.

Por enquanto serve apenas como acessório para jogos de console, mas quem sabe o que o futuro promete?

E você leitor, o que acha? Escreva nos comentários alguma utilidade maluca que o Kinect pode ter!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL