O que é DNS?

Por Pedro Cipoli RSS | 23.04.2015 às 16h50

tecnologia

O que é DNS?

Os servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

Imagine ter que acessar seus sites preferidos através de números de IP (Internet Protocol), memorizando sequências de números para cada um deles. Conseguiríamos acessar meia dúzia deles no máximo, mais ou menos a mesma quantidade de números de telefone que conseguimos memorizar, não é?

Para isso existem os domínios e os servidores de DNS espalhados pelo mundo com a simples função de traduzir os endereços digitados, como o nosso www.canaltech.com.br, para o número de IP correspondente.

Podemos pensar no DNS como uma camada de abstração entre o que queremos, como entrar em um site, por exemplo, e as engrenagens necessárias para isso acontecer. Basta digitar o endereço desejado que os servidores responsáveis por localizar e traduzir para o número IP correspondente farão o resto - e em uma fração de segundos.

Por padrão, utilizamos o serviço de DNS oferecido pelo provedor de acesso ou a empresa responsável por manter a nossa conexão funcionando, como Net, Vivo e GVT, mas não é obrigatório utilizá-lo. É possível optar por serviços que atendam melhor a nossa necessidade, oferecendo mais performance, mais segurança ou mesmo os dois, como é o caso do OpenDNS, Google Public DNS e Comodo Secure DNS.

OpenDNS Logo

Google Public DNS

Comodo Secure DNS

Nem todas as consultas são processadas na hora, e neste caso o Cache DNS entra em ação, armazenando as últimas consultas nos servidores por determinado período de tempo para não ser necessário realizar uma nova consulta para um endereço previamente acessado.

Devido a importância do DNS é necessário garantir a sua segurança, esta fornecida pelo DNSSEC (DNS Security Extensions), esquema de criptografia que faz uso de chaves públicas e privadas para garantir a autenticidade dos endereços consultados, de forma a garantir que quando um endereço é consultado ele vai ser traduzido para o número de IP correto, evitando fraudes de internet.

Além de poderem deixar a navegação mais rápida, muitos servidores DNS oferecem detecção de sites falsos ou infectados e até sistema de proteção parental para bloquear sites de conteúdo adulto. Conheça mais servidores DNS para acelerar a sua navegação aqui.

E você usuário, usa algum serviço de DNS?

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL