O que é SOPA?

Por Pedro Cipoli RSS | 17.01.2012 às 12h14 - atualizado em 25.06.2014 às 20h28

Os grande serviços de internet podem ser interrompidos, e essa mensagem pode se tornar comumJá imaginou se toda a internet ficasse assim?

Nada de pesquisas no Google, acesso ao Facebook, Twitter e Wikipedia e muitos outros grandes representantes da internet como ela é hoje. Você conseguiria sobreviver a isso? Pois é, isso pode acontecer caso um projeto de lei conhecido pela sigla SOPA (Stop Online Piracy Act - Lei de Bloqueio de Pirataria Online, em tradução livre) entre em vigor.

Desde novembro do ano passado, os grandes estúdios de filmes e entretenimento em geral, como Paramount, Warner Bros, Disney, Universal e Sony, que se sentem lesadas pelo compartilhamento de conteúdo protegidos por direitos autorais, juntamente com o senado norte-americano, pretendem responsabilizar os sites pelos conteúdos postados pelos seus usuários. Isso significa que se alguém fizer upload de um vídeo com conteúdo protegido no Youtube, por exemplo, a punição vai cair sobre os donos do site (no caso, o pessoal do Google).

Entre as punições previstas pelo autor do projeto de lei, Lamar Smith, estão desde o bloqueio do site até a prisão dos responsáveis por cinco anos. Segundo as empresas que são contra esse projeto de lei, o modo como ele é proposto abre uma brecha para censura indiscriminada de conteúdo, tornando o uso da internet insuportável, pois qualquer conteúdo que for considerado inapropriado seria tirado do ar e qualquer assunto que pareça suspeito seria bloqueado.

Lamar Smith, autor do Projeto de lei SOPALamar Smith

Algumas empresas chegaram até a mudar de lado. O Go Daddy, por exemplo, maior empresa de hospedagem de sites e registro de domínio do mundo, era inicialmente a favor, mas enfrentou uma onda de protestos de seus próprios usuários, perdendo 40 mil clientes para outros provedores, revendo a sua posição.

Um boicote está previsto caso esse projeto seja aprovado, onde as empresas listadas abaixo ameaçam tornar o seu conteúdo e serviços inacessível em nível global. Seria basicamente o mesmo que parar a internet. Confira quem está em cada um dos lados:

Algumas empresas que são A FAVOR do SOPA:

- Autodesk (empresa que produz o AutoCAD)
- Kaspersky
- Corel
- Rosetta Stone
- Adidas
- Ford
- News Corp.
- The Mathworks (produtora do MatLab)

Algumas empresas que são CONTRA o SOPA:

- Google
- Amazon
- Wikimedia (proprietária da Wikipedia)
- Facebook
- Twitter
- Tumblr
- Zynga
- PayPal
- Yahoo!
- AOL
- 4Chan
- eBay
- ACLU
- Reddit
- LinkedIn
- Mozilla
- Adobe (mudou de lado)
- Apple (mudou de lado)
- Microsoft (mudou de lado)

O que acha do projeto SOPA? Você é a favor ou contra o projeto? Comente abaixo!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL