Easter Eggs: você sabe o que são?

Por Ultra Downloads em | 07.02.2012 às 13h01

Você já ouviu falar nos Easter Eggs? O termo é de uma tradição da páscoa estadunidense em que os pais escondem os ovos de chocolate das crianças e a graça está em ir procurá-los.

Já no mundo virtual, o “ovo de páscoa” muda um pouco de sentido e passa a ser qualquer brincadeira oculta nos jogos, softwares e até mesmo nas páginas da internet. Então você pergunta: qual a relação dessa brincadeira com ovos de páscoa? Simples, pelo fato dos ovos de chocolate conterem sempre alguma surpresinha dentro deles.

Um bom exemplo dessa farra, na internet, é “Do a Barrel Roll” (que significa fazer um giro de 360º em tradução livre) se tornou um grande viral e foi jogada inúmeras vezes no Google. Quem trabalha no site de buscas resolveu fazer uma pequena brincadeira com os usuários: quando você digita a frase citada anteriormente na caixa de texto e aperta a tecla Enter, a tela inteira gira. Já experimentou? Confira aqui!

A expressão veio de um game da Super Nintendo, o Star Fox, em que a frase é utilizada quando é preciso realizar uma manobra comumente conhecida como looping. Para você entender um pouco melhor do que estamos falando, caso não conheça, separamos um vídeo com cenas do jogo.



São funções como essas, inimagináveis, que tornam a navegação mais divertida e interativa. Agora que você já entendeu o que são os Easter Eggs, o Canaltech reuniu aqui alguns dos mais engraçados e até mesmo bizarros, para você brincar na próxima vez em que usar um desses aplicativos, embora a graça esteja em descobri-los!

Robô Mascote do Firefox

Entre na página inicial do Mozilla Firefox, digite about:robots na barra de endereço e veja um simpático robozinho aparecer junto a algumas mensagens. As frases escritas por lá foram tiradas de grandes sucessos da ficção científica, como por exemplo, do livro (que virou filme) “O Guia do mochileiro das galáxias”.

O Livro de Mozilla

Mais uma das pegadinhas do Firefox é o tal Livro de Mozilla, contando a história do surgimento da empresa em forma de parábolas, em que você irá encontrar vários versículos como se fossem tirados de uma bíblia, mas uma suposta bíblia dos seguidores da raposa de fogo. Para isso basta digitar, da mesma forma que a dos robôs, about:mozilla, em sua barra de endereços.

Brincadeirinhas no Windows

Claro que uma das mais populares empresas de sistema operacional não iria ficar de fora dessa, então conheça alguns dos famosos joguinhos que também tem lá seus segredos:

Pinball - Ganhar muitos pontos no jogo parece uma tarefa complicada, não se você fizer os seguintes passos: abra o game, digite bmax para conseguir esferas ilimitadas e hidden test com espaço, o código faz com que a bolinha siga a seta do mouse. Em seguida aperte as letras R e H, essas teclas quando pressionadas fazem a tela de recordes aparecer, então fica fácil, digite seu nome e você poderá ganhar, por exemplo, até 1.000.000.000 de pontos!

Paciência – O jogo está muito difícil e você não encontra nenhuma solução para ganhar? Pressione Alt+Shift+2 e seja o grande vencedor da partida.

Campo minado – Para travar o tempo no game e  conseguir completar toda a partida clique na tecla Windows+D.

Os Easter Eggs do Messenger

Alguns emoticons não aparecem na caixa para serem selecionados, mas você pode digitar comandos específicos que fazem com que eles sejam criados. Tente [xx] – o símbolo do Xbox 360 e [ci] – um cigarro com fumaça. Mas não é só isso que o aplicativo oferece, digite /patchou em qualquer janela de conversação, tecle Enter e veja uma mensagem de agradecimento de um dos criadores do Plus!, junto a uma foto dele, e o melhor: você ainda poderá brincar com o nariz do dito cujo!

Easter Egg Msn

Sensacional, não é mesmo? E não acaba por aí! Se você, ainda na janela de conversação, escrever /strek V/ e novamente apertar o Enter, irá encontrar a principal frase do personagem Spock, de “Jornada nas Estrelas”: Live long and prosper, que significa: Vida longa e próspera.

Lá no Google

O Google é o maior buscador da web, e como tal, criou também suas graças na internet. Um dos exemplos eu citei logo no começo da matéria, a tal frase Do a Barrel Roll que faz a tela girar. Outros bem divertidos são:

- Digite Google Mirror na caixa de busca, clique em estou com sorte e a partir de então todas as palavras que você procurar receberá os resultados opostos. Por exemplo, se digitar “lindo”, os resultados da pesquisa serão os da palavra “feio”.

- Um excelente é o Google Gravity, mas não tem graça se a gente explicar, tente você mesmo fazer uma pesquisa utilizando este link.

- Escreva a palavra Tilt na caixa de pesquisas e veja tudo que está na tela desabar.

Google Tilt



Esses são apenas alguns pequenos exemplos entre os vários Easter Eggs do mundo da web, se você conhece algum legal que esquecemos ou descobriu recentemente uma dessas surpresinhas, conte pra nós!



 

Leia a Seguir

Comentários