1

O que é Benchmark?

Por Ultra Downloads em | 23.05.2012 às 15h45 - atualizado em 24.06.2014 às 19h03

Em muitos dos testes de equipamentos realizados pelo Canaltech, você já deve ter visto a palavra "Benchmark" acompanhada de algum resultado, e muitos dos programas utilizados, como 3DMark, CrystalDiskMark e Cinebench incluem partes dessa palavra para mostrar qual é a sua finalidade. Embora não exista uma tradução literal para o termo, no mundo da tecnologia ele pode ser entendido como "análise de desempenho" e o utilizamos quando queremos medir a performance de um produto.

PCMark7 um exemplo de programa bastante respeitado no mercado de benchmark de PCs

Os benchmarks servem como parâmetro para o consumidor ter como referência na hora de ver a qualidade ou desempenho de um produto. Normalmente o resultado aparece na forma de números, como é o caso do PCMark, que mostra um valor ao lado das configurações utilizadas no teste, onde "P" é Performance e "X" significa Extreme. Ao compararmos computadores essa numeração mostrará qual deles apresenta melhor desempenho para uma mesma configuração de teste.

Quando um fabricante lança um novo produto no mercado ele precisa comprovar a sua qualidade para justificar o preço cobrado, e os benchmarks servem como uma forma de comparação tanto com outros modelos fabricados pela empresa quanto em relação aos concorrentes. Um caso clássico foi o lançamento da AMD Radeon HD 7970, que era a placa mais rápida do mundo até o lançamento da Nvidia GTX 680, e como esta se mostrou mais rápida a AMD rapidamente reduziu o preço de seu modelo.

Alguns programas de benchmark são altamente precisos e respeitados no mercado, e por isso devem ser utilizados para comprovar a performance de um lançamento. Como o mundo da tecnologia é altamente competitivo, não adianta um fabricante simplesmente falar que o produto é bom, mas realizar uma bateria de testes com as opções disponíveis no mercado e mostrar para o consumidor onde esse produto se encaixa em relação aos concorrentes, cobrando o valor justo por ele.

Já viu algum teste de desempenho que fez você querer adquirir um produto? Conte para nós!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

CURTA NOSSO FACEBOOK E RECEBA
NOSSAS NOTÍCIAS EM SUA TIMELINE