O que é MMO?

Por Ultra Downloads em | 17.01.2012 às 15h31 - atualizado em 25.06.2014 às 20h22

World of Warcraft é o mais famoso dos MMORPGs

Quando se fala de jogos para computadores o que muitas pessoas lembram são os "MMOs". Essa  abreviação costuma ser relacionada diretamente com os títulos de RPG, em que o jogador só progride na história com o auxílio de outros colegas online, mas na verdade ele significa qualquer jogo online que suporte conexões e partidas com centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Portanto, qualquer jogo que tenha a possibilidade de se ligar à internet para que os jogadores interajam entre si pode ser considerado um "MMO". Os gêneros são diversos e podem mesclar vários elementos, mas entre os mais populares temos desde de tiro em primeira pessoa, simuladores de corrida e até os de estratégia em tempo real - indo muito além dos conhecidos "MMORPGs".

No início este tipo de jogatina envolvia apenas jogos para computadores, como Quake, da ID Software, primeiro shooter a criar partidas online através do protocolo TCP/IP de conexão, e os títulos da Blizzard, como Diablo 1 e 2 e StarCraft, que pavimentaram o caminho para o jogo que "criou" o termo MMORPG: World of Warcraft.

A abreviação "MMO" vem de Massively Multiplayer Online Game, que em tradução literal quer dizer Jogo Multijogador Online em Massa. Hoje em dia, os consoles aprenderam a lição com as partidas online que os computadores possibilitavam, e os mais modernos apresentam essa opção também, como o Xbox 360, pela rede LIVE, e o PlayStation 3, através da PlayStation Network.

O caso da rede LIVE é um bom exemplo de como o o serviço online para os consoles pode dar certo. A rede conta com 66 milhões de usuários e seu uso e experiência é sempre avaliado positivamente -- um fator que consolidou a rede do Xbox 360 para jogos multiplayer e popularizou a plataforma frente ao PS3 da Sony.

De qualquer forma, o gênero "MMO" substitiu as partidas de lan house de muitos marmanjos que passavam as madrugadas se enfrentando nos mapas de Counter-Strike. Hoje, a conexão a cabo possibilita o mesmo tipo de entretenimento, mas diretamente da casa do jogador, que pode se divertir sentado em seu próprio sofá.

Destaques: no gênero de "MMORPGs" (não vale citar World of Warcraft novamente =P), temos Star Wars The Old Republic, Ragnarok e Perfect World. Para os fãs do gênero de estratégia, temos StarCraft II (em tempo real) e Civilization IV (por turnos). Nos populares jogos de tiro temos desde Call of Duty: Modern Warfare 3, Battlefield 3, a Killzone 3, Halo 3 e Halo Reach. Já nos jogos de tiro em terceira pessoa, podemos destacar Uncharted 3 e Gears of War 3.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL