1

Como os analistas reagiram à saída de Marissa Mayer do Google?

Por Joyce Macedo RSS | 17.07.2012 às 17h10 - atualizado em 18.07.2012 às 19h58

Yahoo

A executiva do Google, Marissa Mayer, causou agitação no mundo das grandes empresas de tecnologia ao trocar o gigante das buscas para se tornar presidente-executiva do Yahoo.

Marisa MillerMayer começou sua carreira no Google como programadora, e sua experiência deixou algumas pessoas se perguntando se ela é a pessoa certa para liderar o Yahoo, que possui diversos produtos em diversos setores.

Fato é que ela foi o cérebro por trás do design de alguns dos produtos mais populares do Google, incluindo a página de buscas, Gmail, Google News, Google Imagens e, mais recentemente, ela foi colocada a cargo do Google Maps.

"Eu não sei se estou errado", disse ao Read Write Web Shar VanBoskirk, analista da Forrester Research, sobre a nomeação de Mayer. "O que eu acho é que o Yahoo necessita de um visionário - um executivo agressivo que possa tomar algumas decisões sólidas sobre o rumo dos negócios do Yahoo. Eu não tenho certeza se o Yahoo precisa de outra pessoa de produtos."

A contratação de Mayer sinaliza uma mudança na direção estratégica dos negócios da empresa, que em 2010 teve seu momento focado na comunicação e criação de conteúdo. Depois passou a vender ferramentas para que outras empresas de mídia pudessem vender anúncios no site. Logo depois veio a fase de se tornar uma empresa de comércio eletrônico. Agora a contratação da nova executiva aponta que a empresa irá focar em produtos, como o Yahoo Mail, por exemplo.

Allen Weiner, analista do Gartner, acha que a experiência de Mayer "corresponde mais ao que o Yahoo precisava uma década atrás, ao invés de suas necessidades atuais como uma empresa de mídia baseada em tecnologia."

Mesmo com todos os comentários feitos a respeito da mudança, Mayer, com 13 anos de Google, disse ao The New York Times que deixar a empresa "foi uma decisão razoavelmente fácil", e descreveu o Yahoo como "uma das melhores marcas na Internet."

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL