Desenvolvedor de 19 anos consegue executar Windows 95 em um navegador

Por Redação | em 01.02.2016 às 09h56

Windows 95

O Windows 95 sem dúvida traz um sentimento de nostalgia para os que utilizavam a tecnologia há mais de 20 anos. Mesmo sem ter vivido a época dourada do sistema operacional que encantava a todos com seu som de inicialização, o desenvolvedor escocês Andrea Faulds, de apenas 19 anos, conseguiu executar o Windows 95 em um navegador sem a utilização de nenhum plugin.

É algo bastante incrível, tendo em vista que o sistema operacional já tem mais de duas décadas. É possível jogar Freecell, mexer no DOS ou simplesmente desfrutar da nostalgia. O projeto de Faulds utiliza Emscripten, um emulador que compila o código C++ para JavaScript em tempo real de execução para que toda a experiência de uso retrô seja completa, sem a necessidade de instalar qualquer plugin ou configurar o Windows 95.

Não há dúvida que o feito do jovem desenvolvedor é algo impressionante. Executar um sistema operacional que é compilado para JavaScript e entregue através da internet por meio de um navegador é algo que certamente exigiu muita dedicação. Apesar do feito, o emulador não é perfeito. Ele apresenta falhas no Internet Explorer, mas continua sendo uma demonstração impressionante de quão longe nós viemos.

Se você tem interesse em utilizar o emulador e desfrutar de momentos de nostalgia, basta acessar o site criado pelo desenvolvedor escocês: https://win95.ajf.me/

Via The Next Web

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar