Microsoft vai aposentar Windows XP e Office 2003 em abril

Por Redação | em 14.01.2014 às 16h32

Windows XP

É oficial: a Microsoft está descontinuando o Windows XP (e, junto dele, o Office 2003).  A data da “morte” para o sistema e o pacote é o dia 8 de abril. Isso não significa que o sistema operacional vai parar de funcionar, mas sim que a Microsoft vai descontinuar seu suporte, deixando de adicionar novos drivers para equipamentos e, principalmente, deixando de lado qualquer atualização com correções de segurança.

O suporte termina em um momento curioso: o Windows XP, que foi lançado em 2001, terminou o ano de 2013 como o segundo sistema operacional mais usado no mundo – perdendo apenas para o Windows 7. A Microsoft acredita que o SO não é mais adequado às necessidades do mercado atual e, principalmente, aos equipamentos vendidos hoje em dia. 

O fim do suporte ao sistema seria uma forma de “forçar” os consumidores a migrarem para as mais novas versões do SO. A Microsoft indica o download das versões 7 e 8 do Windows (deixando de lado o problemático Windows Vista). A sugestão da empresa para quem tem um computador muito antigo, que não possa receber os novos Windows, é a troca de máquina por uma mais nova.

Enquanto isso, empresas como o Google reforçam que darão continuidade ao suporte ao Windows XP para seus programas até o dia 8 de abril de 2015, dando mais um ano para que os usuários substituam o sistema operacional. Isso garante ao menos um pouco mais de tranquilidade ao usuário que optar por não trocar o sistema, já que navegadores como o Google Chrome ainda contarão com atualizações de segurança.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar