26

Descuido: Microsoft fornece chave de segurança gratuita do Win 8 para piratas

Por Redação em | 21.11.2012 às 11h48 - atualizado em 21.11.2012 às 16h17

Windows 8

A Microsoft, acidentalmente, liberou uma chave de segurança gratuita do Windows 8 Pro em seu site oficial. Com isso, é possível que qualquer pessoa - inclusive aqueles que têm cópias piratas do sistema - ative o novo OS sem gastar nada e com uma chave verdadeira. As informações são do Extreme Tech.

Para solicitar a chave de segurança do software é muito simples: basta o usuário acessar o site oficial do Windows 8 e pedir uma licença gratuita do Windows 8 Media Center Pack. O usuário deverá informar seu endereço de e-mail e, em poucos segundos, a chave de segurança será entregue em sua caixa de entrada. Vale ressaltar que esta chave não pode ser usada diretamente para instalar o Windows 8 em seu computador, mas em combinação com o Key Management Service (KMS) do Windows 8, ela irá ativar a versão Pro permanentemente.

O Key Management Service faz parte do Volume Licensing da Microsoft, usado por empresas e instituições que precisam realizar a ativação remota de um grande número de computadores. O grande problema é que é muito fácil para qualquer pessoa fazer o seu KMS, permitindo que os usuários comuns ativem, parcialmente, sua cópia do Windows 8 por até 180 dias.

Ativação Windows 8 ProReprodução: Extreme Tech

O bug da Microsoft se encontra exatamente neste ponto. Com uma cópia ativada do Win 8 com o KMS, qualquer pessoa poderá ativar permanentemente a versão completa do sistema apenas acessando a sua conta no Media Center. Para isso basta acessar o Sistema dentro do Media Center, selecionar a opção 'Obter mais recursos com uma nova versão do Windows', colocar sua chave de segurança e pronto.

Além disso, o problema apresentado no sistema da Microsoft representa uma grande ironia do destino, já que a empresa afirmou anteriormente que iria eliminar o Media Center da versão Pro do Windows 8. Mas, diante da reclamação dos usuários, a empresa decidiu manter o serviço até o dia 31 de janeiro de 2013 com esseupgrade gratuito.

Especialistas acreditam que o deslize se deve a um lançamento apressado do Windows 8 e que, de forma alguma, a Microsoft iria liberar a chave para piratas como um "presente adiantado de Natal". A companhia ainda não se pronunciou sobre o problema e nem de que forma ele deverá ser resolvido.

Leia a Seguir

Comentários