Drone é usado para gravar imagens aéreas de protesto na cidade de São Paulo

Por Redação | em 19.06.2013 às 15h37

A manifestação que aconteceu na última segunda-feira (17) contra o aumento das passagens de ônibus na cidade de São Paulo foi grandiosa, com estimativa de 65 mil pessoas participantes, e a TV Folha, do jornal A Folha de S. Paulo, decidiu utilizar um mecanismo inovador para captar imagens aéreas da movimentação dos manifestantes. O drone operado por Luis Neto, da GoCam, captou imagens do Largo da Batata, Marginal Pinheiros e Ponte Estaiada durante o trajeto do protesto. As informações são do Gizmodo.

O drone, identificado como imprensa para não gerar suspeitas entre os manifestantes, é um DJI Phantom, que pesa 600 gramas, tem raio de alcance de 300 metros, luzes de LED vermelha e verde para sinalizar sua posição e sua bateria tem duração estimada em 15 minutos. Provavelmente, durante todo o trajeto, a bateria tenha sido trocada diversas vezes.

O modelo foi criado exclusivamente para carregar câmeras de vídeo no estilo GoPro e consegue atingir velocidade máxima de 10 m/s.

Drone TV FolhaFoto: João Wainer

A escolha do modelo DJI Phantom se deve ao fato de ser um aparelho leve e pequeno, o que evitaria danos maiores em casos de queda e lesões em possíveis pessoas atingidas. João Wainer, editor da TV Folha, publicou a foto do drone em seu perfil no Instagram, afirmando que o vídeo liberado é uma prévia das gravações feitas pelo drone no dia da manifestação, o que sugere que muitas outras imagens devem ter sido captadas pelo equipamento.

Confira abaixo o vídeo gravado pela TV Folha com o drone:

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar