Obras do Hyperloop avançam na Califórnia

Por Redação | em 21.01.2016 às 09h59

Hyperloop

Os planos para construir a pista de testes do Hyperloop já estão em andamento na Califórnia. A Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema de transporte ultrarrápido criado pelo bilionário Elon Musk, já começou a cavar a terra para construir a infraestrutura necessária.

Em 2013, quando idealizou o Hyperloop, Musk propôs a criação de um tubo à vácuo destinado a transportar passageiros de uma cidade para outra de maneira super-rápida. A ideia inicial era criar um sistema de transporte futurista capaz de levar as pessoas de São Francisco até Los Angeles em menos de 30 minutos. 

Apesar de seu envolvimento com a criação do projeto, Musk precisou passar os planos do Hyperloop para terceiros, uma vez que ele já tem muito trabalho gerenciando suas outras empresas, a Tesla e a SpaceX. A HTT é uma das duas startups escolhidas para assumir a tarefa. Não demorou até que o ambicioso projeto começasse a atrair profissionais talentosos de empresas como a NASA, Boeing, SpaceX e Tesla.

HyperloopProjeto do interior das cápsulas do Hyperloop (Imagem: Hyperloop Transportation Technologies)

Além disso, o Hyperloop também despertou o interesse de muitos investidores externos. De acordo com o presidente da HTT, Dirk Ahlborn, mais de 600 investidores já abordaram a empresa a fim de ajudar no financiamento do projeto.

Embora a atual construção que está em andamento na Califórnia seja tratada como uma pista de testes, Ahlborn disse que este é apenas o começo de algo que será o marco zero de um sistema muito maior. A HTT também compartilhou algumas renderizações do projeto para mostrar como será a construção da pista que pretende começar a transportar passageiros em 2018.

A pista de testes dará, entre outras coisas, a chances da HTT testar ferramentas digitais consideradas relevantes para o projeto, como a exclusão de bilhetes físicos para passageiros, inclusão de grandes janelas nas cápsulas de transporte e uma rede Wi-Fi dentro da nova estrutura.

Hyperloop

Projeto da pista de testes do Hyperloop na Califórnia (Imagem: Hyperloop Transportation Technologies)

Para quem não está muito familiarizado com o assunto, o Hyperloop é um sistema de transporte inovador que funciona por meio de uma espécie de trem onde os “vagões” são cápsulas de alumínio que se deslocam dentro de tubos localizados acima da terra. Como a pressão do ar dentro desses tubos é bastante baixa, os trens em forma de cápsulas conseguem alcançar velocidades extremamente altas.

Saiba mais:

Via Tech Crunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar